Teclado pode ser espionado a distância | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Teclado pode ser espionado a distância

Por Philipe Cardoso
Categoria: Tecnologia
out 22nd, 2008
4 Comments
445 Views

OLA seres… providos de extrema capacidade, e um enorme bom gosto… obrigado novamente por mais uma…  aqui é Gustavo Cristófori… depois que li isso estou seriamente com medo… este texto pode estar sendo rastreado nesse exato momento…

“já penso se sua esposa descobre esse post e resolve espionar seu msn”

Um grupo do Laboratório de Segurança e Criptografia (LASEC), na Suíça, descobriu diferentes formas de recuperar inteira ou parcialmente aquilo que for digitado em teclados comuns de computador.

Os cientistas afirmam que praticamente todos os teclados do mundo são vulneráveis

De acordo com o LASEC, os teclados, que servem como um meio de transmitir informações pessoais – como nome de usuário e senha, dados bancários e mesmo textos de cunho pessoal -, podem apresentar vulnerabilidades que reduzem a zero a segurança de computadores em geral e caixas eletrônicos em bancos.

“Qualquer teclado emite ondas eletromagnéticas, porque tem componentes eletrônicos, essa radiação eletromagnética poderia ser usada para espionar o que está sendo digitado”, o teste para descobrir se as letras digitadas geram emanações de radiação que comprometem a segurança é simples: enquanto as teclas são pressionadas, as radiações eletromagnéticas emitidas são medidas.

Essa análise das radiações de comprometimento é realizada por meio de um receptor ajustado em uma freqüência específica.
Foram descobertos quatro métodos de recuperar o que é digitado nos teclados, a uma distância de até 20 metros, e que são eficazes mesmo quando as ondas eletromagnéticas são atenuadas pela presença de paredes. O laboratório testou 11 modelos diferentes de teclados, fabricados entre 2001 e 2008 (PS/2, USB e laptop). Todos eram vulneráveis a, no mínimo, um dos ataques.

Keyloggers, pequenos aparelhos para espionar a digitação em teclados, são bastante comuns há mais de uma década. Entretanto, eles precisam ser ligados fisicamente ao cabo do teclado, na conexão entre este e o PC. A técnica descoberta pelo LASEC permitiria esconder o aparelho espião em qualquer lugar, sem precisar de contato físico com o computador da vítima – como se fosse um microfone espião dos filmes de agentes secretos.

O site do Laboratório de Segurança e Criptologia, que promete novidades sobre o tema em breve, apresenta dois vídeos que ilustram o funcionamento da quebra de segurança dos teclados.

Os vídeos podem ser vistos em http://lasecwww.epfl.ch/keyboard/

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

4 Responses to “Teclado pode ser espionado a distância”

  1. É algo que deve ser visto e muito rápido realmente uma vulnerabilidade destas pode render muitos problemas, como o computador de bancos citado no texto acima.. Em relação a este texto estar sendo visto pode ter certeza que está o Google é o maior espião de todos (rsrsrs) Não deixa escapar um post de cada blog está sempre visitando e indexando 😀

  2. Há mais de 30 anos os norte americanos usam a tecnologia da informação para espionar pessoas, países e instituições, usando de todos os meios possíveis, dentre eles este, mas tem muito mais coisa, com um software chamado carnivore lançado a mais de duas décadas e que espionava todo os tráfego dos roteadores da internet. O windows XP só foi lançado com o aval da CIA e do FBI, e como sabemos que eles investem pesado em espionagem e guerra para manter sua hegemonia é lógico imaginar que o windows é uma de suas ferramentas de espionagem, espero que você leitor, após ver o que a tecnologia é capaz, pense duas vezes antes de taxar as pessoas com o rótulo de defensores da “teoria da conspiração”, até porque sabe-se que todos os golpes militares ocorridos na América Latina tem o dedo dos americanos, ou seja, informática não está discociada da política, e quem um dia já leu sobre as leis da dialética ou sobre alienação de massa sabe bem disso!

    O Software livre entra nesse cenário porque cria uma nova maneira de pensar sobre segurança, as falhas não são jogadas debaixo do tapete, são divulgadas para que todos saibam dos riscos a que estão expostos, além do fato de que os programas computacionais são tratados como conhecimento científico e não como mercadoria.

  3. Gustavo Cristofori disse:

    Sim Sérgio tudo o que vc disse são coisas notorias… já sabemos a tempos que o mundo que nos cerca é realmente um Big Brodher… mais o devido fato de ter como capturar os sinais eletromagneticos do teclado isso eu não desconfiava, já que o pessoal que faz isso em banco usa uma camera para salvar a senha do usuario… assim será bem mais fácil…

    BOM>>> não é a toa que as senhas a tempos são usadas por teclado virtual… além de mudar a disposição ela não pode ser capturada dessa forma..

    Ainda espero um mundo digital mais seguro… ´já que no mundo real isto é quase uma coisa impossivel…

    Grande abraço e obrigado pelo comentário Sergio.

  4. Ednilson Souza disse:

    Melhor mesmo é optar por ser discreto e não correr risco de ser pego. Procure o melhor programa de rastreamento de celular e acabe com todas as dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *