Gearbest promoção de Junho no pt site promotion
Atualização para o Windows 8 pode trazer de volta recursos básicos
23/04/2013
Estatísticas do IRPF 2013
04/05/2013

CERN reativa primeira página da web

Em comemoração aos 20 anos da abertura do protocolo WWW (mais conhecido como web), o CERN (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear), onde o protocolo foi desenvolvido por um time de pesquisadores liderados pelo físico Tim Bernes Lee, hoje conhecido como o "pai da web", colocou nomevante no ar o primeiro site da rede. Essa página foi lançada no fim de 1990 e mais tarde com a evolução dos padrões, a URL acabava direcionando para o endereço principal do CERN http://info.cern.ch/, sem acesso ao conteúdo publicado inicialmente. Agora o endereço pode ser acessado novamente através do link http://info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html, a mesma URL usada na ocasião. Na época os arquivos foram hospedados em um servidor fabricado pela NeXT, empresa criada por Steve Jobs enquanto estava afastado da Apple. Como é possível perceber, a página contém apenas textos e links (na época chamados de hyperlinks), sem nenhum tipo de formatação específica, registrando informações em torno do desenvolvimento do protocolo.

cern_tim_berners_lee

Tim Berners-Lee no CERN | Imagem: http://home.web.cern.ch/

Essa versão da página restaurada pelo CERN faz parte de um backup realizado em 1992, no entanto, a organização procura um disco onde a versão de 1993 está armazenada, na inteção de restaurar exatamente os arquivos usados quando o protocolo foi deferido como "livre".

Dessa forma, o grande marco por trás de todo o projeto de desenvolvimento da web ocorreu em 30 de abril de 1993, quando o CERN resolveu abrir o código fonte do protocolo web, dessa forma, organizações e empresas no mundo todo obtiveram o acesso ao trabalho desenvolvido por Berners-Lee e sua equipe, implementando cada vez mais funções e recursos, transformando assim a web na ampla base de conteúdo que conhecemos hoje.

Para mais informações oficiais sobre o assunto, acesse http://home.web.cern.ch/about/birth-web

Fonte: Correio Braziliense, IDGNow e Veja - Vida Digital

Joatan Fontoura
Joatan Fontoura
Estudante de tecnologias. Trabalha na área de TI, adora todo o tipo de gadgets e nas horas vagas tenta ser twitteiro e blogueiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *