A Maneira mais rápida e prática de se fazer um backup do seu site por conta própria | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

A Maneira mais rápida e prática de se fazer um backup do seu site por conta própria

Por Philipe Cardoso
Categoria: Destaques
set 26th, 2010
0 Comentários
575 Views

Recentemente publicamos o artigo: Descompactando arquivos vai SSH. E hoje aprenderemos como compactar estes arquivos.

Quem tem um site ou qualquer hospedagem que armazene arquivos sabe que eventualmente são necessários backups, seja para corrigir algum erro ou problema que tenha dado (muito comuns quando estamos fazendo a periódica manutenção do portal). O grande problema é quando alguma coisa dá errado e não conseguimos restaurar nossos arquivos para antes do problema ter ocorrido.

Hoje a maioria dos provedores de hospedagem possuem um backup automático onde basta o cliente solicitar o dia e hora que seus arquivos serão restaurados.

O grande problema é: Tempo.

Recentemente passei pela inconveniente necessidade de recuperar uns arquivos antigos e tive que pedir ao meu provedor para restaurar até determinada hora.

O problema disto é que o serviço de backup é algo mais elaborado e requer atendimento em área especial e a demanda também é bastante grande. Resultado: Talvez seja necessário alguns dias de espera.

Então a dica de hoje vai para você que administra um site e quer ter sempre por perto um backup de todos seus arquivos.

Copiar tudo para a sua máquina pode ser algo fantástico mas dependendo da quantidade de arquivos hospedados pode levar um certo tempo. Então esta dica é a seguinte:

Acesse seu host através de SSH e digite o seguinte comando:

tar -czvf arquivo.tar.gz pasta

Este código irá compactar toda a pasta que você selecionar. Com isto é muito mais fácil fazer o download daqueles dados e também deixar eles lá armazenados. O procedimento irá criar um arquivo .tar.gz em sua hospedagem e para descompactar e ter acesso aos arquivos, basta digitar novamente no terminal o comando:

tar -vzxf nomedoarquivo.tar.gz

Esta é uma maneira rápida e prática de se ter sempre um backup de seus arquivos armazenados digitando apenas uma linha de comando.

Lembrando que é necessário que seu servidor aceite o protocolo SSH e sua hospedagem seja Linux.

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *