No terceiro trimestre de 2012, segundo o Ibope Media, 94,2 milhões de usuários de internet foram registradas no Brasil. No entanto, essa estimativa considera usuários com 16 anos ou mais que registram acesso em luagres como casa, trabalho, escolas ou lan houses, além de crianças e adolescentes, entre 2 e 15 anos, apenas com acesso em casa. Considerando apenas o primeiro grupo, o número de usuários fica em 85,3 milhões, sendo que comparado com o mesmo período do ano passado, período no qual foi registrado um crescimento de 8,8%, quando o total de usuários não passava de 78,5 milhões. Vale lembrar que durante o terceiro trimestre do ano passado, foi a primeira vez que o acesso domiciliar realizado por crianças e adolescentes fez parte da contagem, uma iniciativa que partiu da Interactive Advertising Bureau (IAB).
Partindo do total de 94,2 milhões de usuários ativos, segundo a consultoria e-bit e a pesquisadora de audiência Navegg, 53% desse total é representado pelo público feminino. Os resultados foram coletados durante o período de 6 meses, quando a Navegg acompanhou o comportamento online de 35,7 milhões de mulheres e a e-bit entrevistou 886.672 usuárias.
A pesquisa demonstrou que a faixa etária feminina mais presente na rede fica entre os 35 e 59 anos, levando 43,29% do total. Em seguida estão as usuárias entre 25 e 34 anos, ficando com uma média de 35,94%. As jovens entre 18 e 24 anos representam 12,97%, enquanto mulheres acima dos 60 anos ficam com 4,23% e meninas entre 13 e 17 anos fazem referência a 2,68%.
A pesquisa indica também que as mulheres representam 50,2% do comércio eletrônico no país, perdendo para os homens apenas em valores financeiros, pois enquanto elas gastam em média R$ 289,00 reais, eles costumam gastar R$ 393,00 reais. É interessante comentar que entre as buscas mais populares desse público, estão “Entretenimento”, “Notícias”, “Família”, “Moda e Beleza”, e “Comidas e Bebidas”. A grande maioria ainda utiliza um desktop para navegar, representando 88,81%, enquanto as demais utilizam dispositovos móveis, o que representa 10,36% do total.
Diante de todos esses dados, especialmente em menos de 48 horas depois do Dia Internacional da Mulher, quando diversas outras pesquisas como essa são divulgadas, acabamos mais uma vez chegando na incrível conclusão que nas próximas eleições para o domínio mundial, existirão apenas mulheres entres a candidatas. E caso a concorrente eleita não queira encarar diretamente a responsabilidade, a Google vai ter criado uma consultoria especial pra isso, e vai estar lá, pronta para assumir a terceirização do serviço.
Fonte: G1 Tecnologia e IDG Now!