Durante a última quarta-feira (04/07/12), a Apple sofreu com a disseminação de falhas através das atualizações de alguns aplicativos baixados pela App Store. A empresa confirmou que o problema partiu de um servidor que liberou arquivos corrompidos, realacionados ao sistema de proteção de direitos autorais, sendo posteriormente baixados pelos usuários.
Marco Arment, desenvolvedor do Instapaper, um dos aplicativos afetados, logo percebeu que o problema estava partindo da Apple, comentando que os arquivos baixados pela loja virtual da empresa eram diferentes do enviados originalmente por ele. Arment alertou a Apple das falhas, contudo, não recebeu maiores detalhes do problema.
Entre os aplicativos afetados estavam Angry Birds Space, Dolphin Browser, Goodreader, Instapaper, Scanner Pro e The Early Edition. Os usuários que baixaram as atualizações corrompidas acabaram não percebendo o ocorrido, logo ficando frustrados com as “novas” versões das aplicações, presenciando travamentos ou simplesmente o não funcionamento dos aplicativos. Em revolta, comentários e avaliações negativas foram vinculados aos softwares hospedados na App Store.
Na manhã dessa quinta-feira (05/07/12), a falha já estava corrigida, e preservando a integridade real das aplicações e de seus desenvolvedores, a Apple removeu todos os comentários e avaliações negativas postados durante o período.
Sabendo que o número de usuários afetados foi pequeno, conforme publicação no Techtudo, Denys Zhadanov, representante de desenvolvimento do Scanner Pro, comenta que 105 mil pessoas baixaram a atualização para a versão recente do aplicativo, e entre esse número, 5% acabou baixando a versão corrompida.
Fonte: Tecnoblog e Techtudo
Imagem: infoplaypodcast.wordpress.com