Worm e Pishing | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Worm e Pishing

Por Philipe Cardoso
Categoria: Destaques
jul 23rd, 2010
1 Comentário
518 Views

Como diz o ditado nem tudo que reluz é ouro, na informática nem tudo que visa roubar dados ou danificar seu computador pode ser denominado vírus. Vamos entender um pouco sobre dois tipicos problemas digitais.

Phishing é uma  fraude eletrônica, seu principio é baseado na tentativa de assumir a identidade de uma  organização ou entidade visando subtrair  informações sigilosas, tais como senhas, números de cartão de crédito e outros dados pessoais ou empresariais.

Passando por uma pessoa confiável ou organização que está enviando uma comunicação oficial ao seu cliente sua disseminação é comum em meios eletrônicos como e-mail, sms e mensagens instântaneas, sendo os bancos e lojas de comércio eletrônico os mais usados em tal golpe. Fique atento aos endereços remetentes dos e-mails, links contidos neste tipo de golpe, em muitos casos são usadas páginas clonadas onde guardam os dados inseridos pelas vitimas

Quando suspeitar de um Phishing denuncie e ajude a evitar que mais usuários sejam vítimas do golpe, o site da Microsoft ajuda o usuário a reconhecer um Phishing acesse o link e saiba mais http://www.microsoft.com/brasil/protect/yourself/phishing/faq.mspx depois de tiradas as duvidas é hora de denunciar, envie um e-mail para o  CERT.br – Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil e-mail cert@cert.br ou denuncie pelo site do Google anti Phishing acesse o endereço:

http://www.google.com/safebrowsing/report_phish/?hl=pt-BR

Worm em português significar verme, em informática é conhecido popurlamente como um tipo de vírus de computador, o Worm é um programa completo sendo assim sua principal diferença entre  um vírus, o vírus depende de um hospedeiro ou seja depende de um programa ou arquivo para se infectar e se propagar já o Worm sendo um programa completo e auto-replicante se multiplica sozinho sem necessitar de hospedeiro.

Um Worm pode ser projetado para que tome ações maliciosas após infectar um sistema, deletando arquivos ou enviando e-mails oque pode gerar um trafégo intenso e prejudicar tanto a máquina do usuário quando os sistemas de internet. Os Worm instalam brechas e liberam portas no computador infectado podendo assim gerar uma rede de micros “zombis” utilizando disso para efetuar ataques em massa ou envio de spam.

Um Worm pode ser benéfico o Worm Nachi por exemplo procura por brechas de segurança em sistemas Microsoft e instalar automaticamente as correções,  tudo isso é feito sem o usuário saber, reboot sem motivo, tráfego intenso e lentidão  na rede são seus sintomas.

Artigos Relacionados:

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

One Response to “Worm e Pishing”

  1. Ótima definição dos termos, Philipe!

    Muitas vezes as pessoas escutam falar em Worms, Phishing e nem ao menos sabem do que se tratam.
    Só sabem que o computador pega vírus…hehehe…

    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *