Vodafone contrata Azingo para criar aplicativos Linux | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Vodafone contrata Azingo para criar aplicativos Linux

Por Philipe Cardoso
Categoria: Tecnologia
fev 13th, 2009
4 Comments
182 Views

Meu nome é Gustavo Cristófori e para você que tem fome de tecnoliga sirva-se do nosso banquete de conhecimento.

A Vodafone contratou a produtora americana Azingo para desenvolver aplicações Linux, no mais recente sinal de que a operadora de celular está mantendo o sistema operacional LiMo, baseado em Linux, como uma de suas escolhas mais importantes.

A Vodafone, um dos membros criadores da fundação para sistema operacional móvel LiMo, destacou anteriormente a importância de se reduzir o número de diferentes sistemas operacionais, o que criou especulações de que a empresa poderia abandonar o apoio ao LiMo. “Estamos construindo a estratégia de aplicativos de próxima geração deles”, disse o presidente-executivo da Azingo, Mahesh Veerina, em entrevista.

Guido Arnone, diretor de tecnologia de terminais da Vodafone, informou em comunicado: “Queremos desenvolver aplicativos avançados para nossos celulares baseados na plataforma LiMo”. O mercado de sistemas operacionais para celulares é liderado pelo Symbian, da Nokia, mas a plataforma tem perdido terreno para a Apple, Research in Motion e Microsoft.

O Linux tem tido pouco sucesso no setor de telefonia móvel até agora, mas sua importância está crescendo com a plataforma LiMo e Android, do Google. “Linux, incluindo a Android, vai alcançar volume de celulares de 500 milhões de unidades em cinco anos”, disse Veerina, acrescentando que apesar disso, o sistema estará em uma fração dos celulares a serem vendidos ao longo do período.

O mercado anual de celulares deve registrar vendas de 1 bilhão de aparelhos somente este ano. Entre os membros apoiadores da fundação sem fim lucrativos LiMo estão operadoras como NTT DoCoMo, Verizon, Orange e SK Telecom.

[Fonte] Terra Tecnologia

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

4 Responses to “Vodafone contrata Azingo para criar aplicativos Linux”

  1. Irio Musskopf disse:

    Já tem informações de quais celulares vão sair com o LiMo? Meu sonho sempre foi desenvolver para celulares, mas com Linux ficaria muito mais fácil.

  2. Gustavo Cristofori disse:

    No momento não se fala de aparelhos, está mais para especulação, mais que é provavel que não demore muito e teremos mais noticias sobre isso, em meu ver eles querem desenvolver uma gama de software bem grandes para assim serem imbativeis as outras opções.

    Se no final das contas nos usuarios pagarmos menos por isso e assim tendo uma qualidade e diversidade maior eu acho uma boa ideia. O pessoal ta levando ao pé da letra o nosso ano de 200 INOVE.
    😆

  3. Irio Musskopf disse:

    Pois é, essa de lançarem só quando ter um grande número de softwares é o que estou sentindo com o Android também. Vamos ver quanto vai ficar isso para ver se vale a pena importar.

  4. Irio Musskopf disse:

    Digo, senti com o Android, porque já lançou hehe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *