Vírus Conficker contamina 50 mil PCs por dia | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Vírus Conficker contamina 50 mil PCs por dia

Por Filho Arrais
Categoria: Tecnologia
maio 23rd, 2009
2 Comments
193 Views

O Conficker, malware visto como a pior praga dos últimos tempos e que já estava começando a ser esquecido, voltou a fazer notícia depois da divulgação de estatísticas da Symantec, que informa que 50 mil novos PCs são infectados diariamente.

O site The Register afirma que o Conficker, também conhecido como Downadup, se dissemina entre computadores com o Windows a partir de uma vulnerabilidade corrigida pela Microsoft em abril, mas que ainda assola os PCs de usuários que se recusam a atualizar o sistema.

Mesmo os PCs atualizados podem sofrer com o Conficker caso as senhas sejam precárias. Um PC sem senhas, que entre direto na área de trabalho – coisa extremamente comum – é ainda mais vulnerável, mesmo que esteja devidamente atualizado. Por fim, a infecção pode se dar também através de mídias USB contaminadas.

Nos últimos meses, o Conficker infectou milhões de máquinas – em algumas estimativas o número passa de 15 milhões – o que o transformou em ameaça de uma das maiores botnets, rede de computadores “zumbis” controlados remotamente para fins ilícitos, o que felizmente não se concretizou até agora – mas pode vir a acontecer no futuro.

A ação máxima do worm foi, desde o dia 9 de abril, baixar novas variações de código via uma funcionalidade de atualização. O trojan Waledac, uma das variantes baixadas nestas máquinas, era uma aplicação botnet utilizada para spam, mas teve impacto relativamente baixo frente ao tamanho estimado da suposta botnet.

O mapa divulgado pela Symantec, acessível pelo atalho tinyurl.com/q8fmhx, coloca Brasil, Estados Unidos e Índia no ranking dos três mais contaminados pela praga. Só no Brasil, a empresa estima mais de 340 mil máquinas comprometidas, mas essa estimativa é extremamente conservadora e os números podem ser bem maiores.

About "" Has 53 Posts

Analista de Sistemas, Administrador de Redes Linux

2 Responses to “Vírus Conficker contamina 50 mil PCs por dia”

  1. Caio Duarte disse:

    o loko, e PC demais por dia em

  2. Realmente os estragos são enormes, vamos ver o que este virus ainda é capaz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *