Veja como usar sua DSLR como Webcam e obter uma resolução surreal em lives e chats

Botão AF-On porque todos deveriam fazer o foco somente com ele
22/03/2018
Huawei P20 Pro o novo smartphone com a melhor câmera do mercado
02/04/2018

Salve salve rapaziada, Philipe Cardoso na área para trazer uma dica excelente para vocês que possuem câmeras DSLR e gostariam de dar aquele upgrade esperto em vídeo conferências e livestream.

Bom. Já pensou em usar sua câmera DSLR de extrema qualidade para exibir vídeos ao vivo? Saiba que isto é possível, e se você se cansou de usar a câmera acoplada ao seu notebook ou mesmo a do celular, acompanhe este artigo até o final e veja como é possível melhorar e muito a qualidade dos seus vídeos.

Este tutorial também foi publicado em nosso canal do Youtube, e se você não é inscrito, vai lá agora e não perde esta oportunidade.

Nosso canal do Youtube!

O primeiro passo para ter sua DSLR como webcam, é baixar os programas necessários. Neste tutorial, vamos fazer o procedimento para a câmera da Canon EOS 80D (que deve servir para outros modelos), no sistema MacOS.

Precisamos ao total de 3 softwares para fazer com que tudo esteja funcionando, se você é vibrado em programas para DSLR, provavelmente já tem o primeiro que é justamente o EOS Utility, programa da própria Canon para gestão de equipamentos.

O mais curioso é que na verdade não vamos utilizar ele, mas tem que estar instalado, acredito que seja por conta dos drivers e reconhecimento da câmera, quando tentei sem instalar ele não consegui.

Para baixar o programa, eu acessei o próprio site da Canon, mas o dos Estados Unidos (foi o que o Google me mostrou primeiro), para facilitar sua vida deixo aqui o link.

Foi interessante, pois como vocês podem ver na imagem acima, aparece para mim o EOS Utility 2, sendo que a 80D usa o 3, de todo modo ao conectar a câmera com o melhor sensor APS-C da Canon hoje, a versão 3 do programa aparece. Mas como falei anteriormente, não se preocupe, você não irá abrir o programa ok? Inclusive se ele estiver rodando de fundo, feche para não ter problema, como na imagem abaixo:

O ato seguinte, será baixar o Camera live, o programa não chega a ser instalável, é mais um app que você abre sempre que precisar, no meu caso eu deixei ele no dock fixo:

O programa é representado por uma bola cinza, e você deverá baixar ele aqui.

Depois dele, basta fazer o download do principal software que tornará tudo isso possível, que é o CamTwist. Já adianto e deixo o link aqui.

O programa é muito simples de configurar, basicamente a primeira coisa que fiz foi ajustar as configurações do vídeo para exibir em full hd (ou qualquer outra resolução que você prefira). 

Basta clicar em preferências e setar a seguinte configuração:

As únicas modificações que fiz foi em relação aos frames por segundo, mudando de 15 para 30 e o tamanho do vídeo (vídeo size) para custom (já que o full hd não aparece por padrão) e coloquei em 1920×1080 (exatamente o que corresponde o full hd). Você pode colocar 4k, HD, tanto faz, no meu caso preferi segui estas configurações.

Ah! E em relação aos frames por segundo, aconselho que seja o mesmo na qual sua DSLR esteja configurada, isto tornará mais fluído o vídeo.

Depois disso, será possível no painel studio, editar vários botões ou cÂmeras, e configurar sua fonte de recebimento de dados, também é possível configurar efeitos para exibir em uma transmissão ao vivo. Na hora isto me lembrou um pouco uma mesa de som, mas para vídeo é claro.

Ao clicar para configurar ou adicionar uma das câmeras (new button) nos blocos localizados no canto inferior esquerdo da tela acima, você deverá selecionar a opção Syphon e depois marcar como servidor o Camera Live.

Se tudo der certo, ao lado esquerdo onde aparece em verde Preview, deverá aparecer a imagem da sua DSLR, ceritifique-se de que o Camera live esteja ativo e conectado ao equipamento (ele automaticamente levanta o espelho da DSLR ativando o liveview).

O ponto final, será clicar em dissolve no  canto direito:

A imagem da sua DSLR deve passar para a tela a direita escrita com fundo vermelho PROGRAM.

Após feito isso, os aplicativos que buscam câmeras instaladas no seu computador como uma webcam, já deve mostrar o CamTwist e vocÊ deve estar apto a transmitir a imagem direto de sua DSLR.

Philipe Cardoso
Philipe Cardoso
28 anos, Advogado, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuía formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia.

2 Comentários

  1. Bia disse:

    Eu quero saber a resposta dessa questão a n =8+(11)

  2. Filipe disse:

    Tres app pra fazer uma coisa!? Nao tem nada mais simples? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *