USB 3.0 – A Nova tecnologia em Transmissão de Dados | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

USB 3.0 – A Nova tecnologia em Transmissão de Dados

Por Philipe Cardoso
Categoria: Destaques
mar 31st, 2010
1 Comentário
363 Views

Fala aê galera do ZoomDigital, meu nome é Leonardo Fialho e sou novo colunista deste excelente portal. Bem como minha primeira matéria eu escolhi falar do novo SuperSpeed Universal Serial Bus, mais conhecido como a nova plataforma USB 3.0.

Aquele USB que todos nós já conhecemos que é o tão popular USB 2.0 que foi lançado em Abril de 2000 já está com praticamente seus dias contados. Como foi dito no ano passado o USB 3.0 só chegaria para nós no início deste ano, e sem mais delongas ele chegou.

Alguns fabricantes já estão vendendo notebooks e até placa mãe com a nova tecnologia que promete dar um novo sentido na velocidade de transmissão de dados entre pc e pendrives em geral. A tecnologia USB 3.0 é 10 vezes mais rápida do que a atual 2.0. Ou seja, a USB 2.0 possui taxa de transferência de 480 Mbps (60 MB/s) e a nova versão tem taxa de 4,8 Gbps (600MB/s), transferindo dados bidirecionalmente, como nas ligações em rede. Para se ter uma idéia bem pratica do que eu estou falando é que nos testes que foram realizados um arquivo de 25 GB levou  aproximadamente 14 minutos usando o USB 2.0, já com a nova tecnologia, o procedimento demorou apenas 70 segundos. Sem falar que a nova tecnologia é mais segura, mais confiável e mais eficiente, ou seja, mais dados com menos consumo de energia para desempenhar sua função.

Para aqueles que estão pensando e comprar um pc novo ou querem dar um upgrade no seu pc, lhes digo com toda segurança que todos os novos processadores, principalmente a partir do Core i7 já estão preparados perfeitamente para trabalhar com o novo dispositivo.

Agora se você está se perguntando se o seu pendrive irá funcionar nas portas, eu respondo, fique tranquilo pois o seu pendrive que utiliza o 2.0 poderá ser usado sim. Apesar dos plugs serem um pouco diferentes, eles são compatíveis entre si. O USB 3.0 tem a mesma estrutura do 2.0 mas apresenta alguns pinos extras. E os novos pendrives que utilizarem a nova tecnologia 3.0 também são bem mais rápidos mas também poderão ser usados no nos plugs 2.0.

Para aqueles que ficarão interessados em adquirir a nova tecnologia, eu dei uma procurada nos sites de venda algumas placas mães que ja possuem a nova tecnologia e o preço varia bastante pela capacidade e o fabricante de cada uma. Bom pessoal essa é a minha primeira contribuição, espero que gostem e não deixem de nos visitar.

Um forte abraço, Leonardo Fialho.

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

One Response to “USB 3.0 – A Nova tecnologia em Transmissão de Dados”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Zoom Digital, Agência Foco Livre. Agência Foco Livre said: RT @zoomdigital: USB 3.0 – A Nova tecnologia em Transmissão de Dados http://uiop.me/166N […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *