Usar CMS Desvaloriza meu Trabalho ?? | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Usar CMS Desvaloriza meu Trabalho ??

Por zoomdigital
Categoria: Destaques
jul 20th, 2010
8 Comments
2874 Views

Usar CMS Desvaloriza meu Trabalho ??
Muitos podem se fazer esta pergunta e o resultado com certeza será sempre o mesmo: NÃO!

Antes de qualquer coisa, precisamos levar em consideração que estamos em um mundo onde o tempo é muito mais valioso do que você pode imaginar e as ferramentas Open-Source (Código aberto) vieram suprir esta demanda aponto de realmente atingir o foco que é a agilidade com menos processos para finalização de projeto.

Não é porque você está usando um CMS (Content Management Systems), que o seu trabalho é melhor ou pior, as ferramentas estão ai para serem usadas e posso dizer que hoje tem muito mais pessoas procurando compreender como essas ferramentas funcionam para agregar valor comercial, profissional e até mesmo pessoal do que há dois anos.

Certa vez me falaram que quando usamos esses sistemas livres somos programados a realizar somente as funções e opções que o próprio programa nos oferece e isso falando de “Gestão de Conteúdo” é ridículo, principalmente no 2° semestre de 2009 onde podemos notar a importância desta gestão nas informações geradas na web.

Mas vamos pensar no seguinte: Imagina que você tem uma Loja Virtual (Aproveitar o tema já que está em alta neste ano de 2010) onde seu orçamento é baixo e é necessário desenvolver algo rápido, bonito e ao mesmo tempo fácil de ser administrado. Você iria procurar desenvolver do “0” esta loja? Ou procuraria um CMS como, por exemplo, o Magento/Oscommercer para criar isso? Tudo isso precisa ser colocado na balança e em minha vida profissional já conheci loja virtual Open-Source que definitivamente deixa qualquer sistema proprietário de boca aberta.

Se formos procurar CMS´s geral, iremos nos deparar com milhares deles um para cada tipo de projeto e orçamento, mas será que podemos usar um único CMS para desenvolver todo o nosso projeto? A resposta é: SIM! Podemos sem muitas dificuldades só precisando levar uma coisa em consideração, novamente o TEMPO?

Pense comigo, novamente iremos usar a Loja Virtual. Se formos montar uma e já sabendo usar pelo menos o WordPress (Cms focado em Blog), iríamos conseguir montar a loja de forma que ela funcione corretamente? Até conseguiremos, mas o WordPress não foi feito para ser Loja Virtual, sendo assim, não podemos esperar que tal plataforma passe total controle ao Cliente tanto na administração, mensuração de dados e rotatividade. Eu procuraria uma solução focada em Loja Virtual, mas já disse e repito isso não quer dizer que iremos excluí-lo como Cms para Loja.

Por isso destaco os mais famosos: Drupal, WordPress, Magento, Oscommercer e Joomla que são muito usados no Brasil e principalmente no Mundo.

Drupal:
Especialista em Portais de grande porte como exemplo o site da MTV Brasil que é 100% em drupal.
MTV BRasil usando CMS Drupal

WordPress:
Criado em 2003 com foco em Blog, mas que hoje é usado até como canal oficial do Ministério da Cultura do Brasil.
Ministério da Cultura usando CMS WordPress

Magento:
Veio ao mercado de Loja Virtual preencher as lacunas que o Oscommercer até então ainda não tinha sanado.
Mundo Corrida usando o CMS Magento

Oscommerce:
Fundado em 2000 foi e sinceridade ainda é um grande projeto Open-Source de Loja Virtual ainda usado no mundo.
Apopular usando o antigo Oscommerce

Joomla:
Desenvolvido para sites Coorporativos, Instrucionais e Pessoais só que hoje é usado como o Portal da Faculdade USP de São Paulo.
Faculdade USP usando CMS Joomla

“Compreende que o mundo dos CMS é tão grande que basta algumas horas fazendo testes e aprender a entender o que cada projeto preciso você com certeza irá fazer algo bem legal e que NUNCA irá ser desvalorizado tanto pelo Cliente quanto pelo mercado.”

Site é Site, CMS é Site, então CMS é um Super CMS!

About "" Has 314 Posts

O Zoom Digital é um portal de tecnologia criado em 2008 e a 6 anos no mercado se consolidou como um dos maiores portais de tecnologia brasileiro.

8 Responses to “Usar CMS Desvaloriza meu Trabalho ??”

  1. Leonardo disse:

    Se alguém realmente acha que desvaloriza está precisando rever seus conceitos. E outra mesmo com os CMS se você não sabe trabalhar não vai ter grandes resultados pode ter certeza disso

    • zoomdigital disse:

      Concordo.. Uso de CMS é uma área talvez diferente da criação "pura" de um portal. Mas que é bastante complexo e requer bastante configuração além da habilidade de deixar o sistema com sua cara. Mt gente prefere algo personalizado.

  2. Lucas Reda disse:

    CMS, salva nossas vidas concerteza! à algum tempo atráz fiz um e-learning com a home page em wordpress e aréa de apreendizado em Moodle( otímo sistema em CMS) . O CMS já alcançou um nível tão alto de popularidade que hoje você consegue scripts em php( por exemplo) para wordpress, Que é minha plataforma preferida e deixa todas para sites( populares) no chinelo. Respeito o profissional que prefere desenvolver o próprio sistema, mais para min ele está perdendo o tempo! E com o WordPress MU é possível você criar portais como , Globo.com, Folha.com, Sites da UOL,etc…

    Parábens pelo post!

  3. Cara, pra mim CMS é uma ferramente de trabalho para os desenvolvedores.

    Assim como uma chave de fenda é para um mecânico…ele até pode trabalhar sem ela, mas facilita muito com a ajuda da mesma.

    ; D

    Abraços!

  4. Leonardo, Lucas Reda e Joatan Fontoura muito obrigado pelos comentários.

    Em minha opinião como desenvolvedor acredito e muito nestas ferramentas como sempre acreditei na OScommerce e acho que elas vieram para facilitar o nosso dia-a-dia. Mas sempre lembrando que não é a ferramenta que faz o profissional e sim o profissional que faz a ferramenta.

    Abraço

  5. […] Open-Source (Código aberto) vieram suprir esta demanda aponto de realmente atingir o foco que é a agilidade com menos processos para finalização de […]

  6. […] Zoom Digital Share this:TwitterFacebookGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. CategoriasCMS […]

  7. Jcc disse:

    Tanto para desenvolver um site do zero ou para instalar e configurar um cms personalizado para o uso do cliente exige um conhecimento técnico razoável … na minha empresa sempre apresentamos 2 orçamentos, um de desenvolvimento personalizado e outro utilizando cms … a diferença? no preço é claro … se o cliente optar por cms pagará menos, mas teremos a vantagem de entregar o trabalho com um prazo bem menor, abrindo agenda para novos trabalhos … o segredo está em saber apresentar com clareza cada benefício ou desvantagem de cada opção para ele ter certeza de que está fazendo a melhor escolha para sua empresa, sem decepções futuras …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *