Uma visão geral do FISL 13 | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Uma visão geral do FISL 13

Por Joatan Fontoura
Categoria: Destaques
jul 30th, 2012
4 Comments
987 Views

Os meses de junho ou julho são marcados pelo maior encontro envolvendo o tema Software Livre no Brasil, e quem sabe no mundo, pois é um momento para encontrar nerds de todos os cantos do planeta, com o foco principal voltado ao aprendizado e socialização com pessoas de tecnologia, aproveitando para compartilhar suas experiências com o software livre. Na semana passada entre os dias 25 à 28 de julho ocorreu a 13ª Edição do Fórum Internacional do Software Livre, carinhosamente chamado de FISL ou FISL 13.

Entrada principal

Pelo quarto ano consecutivo participei do evento. Já tenho uma boa carga de experiência com o FISL, apesar de ter me interessado somente a partir do FISL 10, contudo, é uma aprendizado realmente fascinante poder participar de tamanho evento, quem já participou vai concordar, e também os campuseiros da Campus Party, pois os eventos são até parecidos, principalmente por defender iniciativas de igual importância.

Após o credenciamento bastante tranquilo e com pouco tumulto, apesar de não ter um guichê destinado as caravanas esse ano, o primeiro dia do FISL começou um tanto tímido. O pessoal ainda estava se organizando nos stands e as primeiras palestras da manhã anunciavam que “coisa boa estava pra chegar”. Aos poucos a galera foi chegando, se espalhando pelo pavilhão, ávidos por informações e preparados para receber e compartilhar muito conhecimento. O clássico friozinho gaúcho acompanhou os nerds durante toda a semana, mas graças ao Twitter e ao Facebook, todos já estavam bem informados sobre o clima por aqui, chegando preparados.

Mainframe da IBM no stand da Red Hat

A realidade de mais de 7700 inscritos nos quatro dias do evento foi encontrar muita gente que realmente é especialista sobre determinado assunto e resolveu transformar suas experiências em palestras, stands montados pelos patrocinadores repletos de lindas e simpáticas garotas cheias de muita informação pra nos passar, nerds e geeks com seus gadgets andando pelos corredores loucos pra compartilhar suas experiências, conhecer novas tecnologias e de quebra, quem sabe fazer uma boa amizade. Além dos grupos de usuários, reunindo seus integrantes e difundindo todos os seus projetos, pois não existe lugar melhor pra isso.

Palestra – Engenharia Social: A Doce Arte de Hackear Mentes por Rafael Jaques

Palestra – CHDK: Liberte o firmware da sua câmera por Ricardo Pinheiro

Tem quem comente que essa edição do FISL foi um tanto fraca. Pois de uns anos pra cá o evento deixou de agregar grandes parceiros, consequentemente deixando de acolher seus stands. Em edições anteriores o pessoal comenta que a Google costumava manter a patrocínio, assim como a Sun antes de ser comprada pela Oracle, tanto que na primeira edição que participei a Sun ainda mantinha seu stand por lá, relativamente um dos mais movimentados. Dessa forma ficava até mais fácil trazer mais palestrantes de renome, contudo, não posso de forma alguma reclamar da qualidade das palestras, alias, acredito até que tem melhorado a cada ano, ou quem sabe, eu que fiquei mais seletivo mesmo, conforme comentei em uma postagem no #GeekFail.

Despedida do evento

Enfim, essa foi uma pequena descrição dos acontecimentos. Talvez até um tanto generalizada, pois algumas coisas se tornam nativas e não mudam de ano para ano. Resolvi que esse ano não vou ficar descrevendo palestras, mas pra compensar, coletei uma quantidade legal de material em vídeo, apesar de ter ficado um tanto engraçado devido a algumas conversas paralelas, após a edição e publicação compartilho por aqui também, pois é importante trocarmos nossas experiências quanto aos eventos, isso ajuda a nos tornarmos críticos e seletivos, e de uma forma geral ajudando a construir melhor nossa imagem pessoal e técnica também.

About "" Has 381 Posts

Estudante de tecnologias. Trabalha na área de TI, adora todo o tipo de gadgets e nas horas vagas tenta ser twitteiro e blogueiro.

4 Responses to “Uma visão geral do FISL 13”

  1. Renata disse:

    Olá Jonatan,

    Como vai? Trabalho com Marketing de System z (Mainframe) na IBM e gostaria de divulgar o site da nossa campanha.

    http://www-03.ibm.com/marketing/br/news/events/rethinking/index.shtml

    Se você quiser pode substituir o link da Wikipedia para este, que tem diversos papers e folder sobre o assunto!

    Sinta-se a vontade para entrar em contato e divulgar no seu blog.
    Obrigada

    • Olá Renata!

      Tudo bem e contigo?

      Interessante a campanha!
      Não estou me recordando do modelo desse mainframe que estava no stand da IBM durante o FISL, saberia dizer se era realmente um System Z?
      O pessoal do stand comentou, mas realmente não lembro.

      Quanto ao link da Wikipédia que você comentou, até poderia trocar, mas é somente para uma definição básica do termo mainframe mesmo. Não caberia algo mais técnico.

      Enfim, obrigado pelo teu contato!

      Abraços!

  2. @RenanTurrm disse:

    Só tenho uma coisa a dizer: por que esse Fórum não pode acontecer também em São Paulo ? Rssss

  3. Mas que egoísmo da tua parte, Renan!

    Não sabe que Porto Alegre é quase o centro dos países latino-americanos?
    A Tecnologia da Informação também precisa valorizar o que temos por aqui!

    Hehehe.

    Abração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *