Uma nova era: Viva a difusão do AJAX!

Está chegando o ETI… E o EWD
10/03/2009
[Zoom Digital] Ótimo site com tutoriais em VB
11/03/2009

Uma nova era: Viva a difusão do AJAX!

AJAX

Tudo bem que já faz algum tempo desde a criação do AJAX., mas já parou para perceber como ultimamente esta tecnologia vem sendo expandida em diversos sites que você utiliza?

Grande parte deste desenvolvimento se deve a empresas de porte que adotaram e apoiaram esta tecnologia como a Google, que hoje nos mostra as páginas em AJAX mais impossíveis de se criar seja por qualquer programador…rsrsrs…nem tanto.

Mas afinal que é esse tal de AJAX?

Na Wikipedia ou em outros sites, você vai ver uma definição que não vai te ajudar em nada. Então vamos lá: AJAX é uma forma simples de recarregar partes ou conteúdos específicos de uma página sem ter que atualizá-la no navegador. Desta forma, enquanto o script está em execução, várias informações já estão sendo solicitadas do servidor e você nem repara. Eis então que…PUFT! Surge na tela um conteúdo diferente sem que ocorresse o maldito efeito da tecla F5. Basicamente é isso!

O AJAX atualmente, nos permite o desenvolvimento de conteúdos e sistemas muito mais simples, práticos, organizados.  Tá aí o exemplo do seu GMAIL, ORKUT, YAHOO! e outros.

Vamos esperar que em breve a web se torne assíncrona e talvez  aproveitemos melhor as nossas vidas com base no tempo que não mais perderemos com um maldito carregamento de página.(rsrsrsrs)

Abraço pessoal!

Até a próxima.

Philipe Cardoso
Philipe Cardoso
26 anos, Advogado, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuía formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia.

2 Comentários

  1. Eduardo Faria disse:

    Acho que se não fosse a adoção dessa tecnologia por grandes empresas como Google e Yahoo! não teríamos tudo isso tão fortemente em nosso dia-a-dia.
    😉

  2. Seus posts são sempre muito bons Marcos, parabéns.

    Realmente Ajax é o que há como diriam grandews amigos, um site com um pouco disto realmente deixa o usuário ainda mais de net lenta mais feliz =D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *