Novidades do Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Novidades do Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex)

Por Philipe Cardoso
Categoria: Tecnologia
set 7th, 2008
3 Comments
301 Views

A nova versão do Ubuntu, será lançada em cerce de 2 meses. Ainda não foram anunciadas todas as modificações e atualizações, mas algumas informações já foram divulgadas e se apresentam muito interessantes. Veja abaixo:

1°) Entre as novidades da nova versão da distro, encontramos um aperfeiçoamento na utilização e suporte para conexões 3G(claro que não era difícil, mas nada melhor que simplificar ainda mais o processo).

2°) Se você sempre pensou que poderia haver uma conta default para usuários hóspedes, agora sua idéia passará para o plano real. O novo Ubuntu criará usuários temporários(que por questões de segurança não terão acesso a nenhuma informação de outros usuários cadastrados no sistema nem acesso à escrita na máquina) para utilização de funções básicas e emergenciais no sistema.

3°) Outra coisa boa na próxima versão Ubuntu é um novo diretório privado(~ / Privado), o qual não será acessado por outros usuários (pois terá permissão chmod 700). E o que o torna melhor ainda: este diretório é criptografado!

4°) Sabe quando você atualiza todos os seus repositórios e sistema fazendo aquele upgrade que deixa vários pacotes “bagunçados”? Pois é, a nova versão do Ubuntu oferecerá um sistema de limpeza que lhe auxiliará quanto a esta “baguncinha” em seu sistema.

5°) Imagine que você demorou dias para convencer uma pessoa a usar o Ubuntu devido às vantagens trazidas e, justamente na hora de instalar você esqueceu o CD ou não pôde levá-lo devido ao tamanho! Agora o Ubuntu poderá ser instalado diretamente de um pendrive.

6°) Os desenvolvedores estão tentando acelerar cada vez mais o tempo de inicialização do sistema. Assim como nos mais novos KDE(que demoram poucos segundos para chegar a uma fase plenamente operacional), a versão GNOME do Ubuntu 8.10 tentará inicializar o mais rápido possível.

7°) O instalador do Ubuntu, que ainda não havia sido modificado desde a criação do sistema, finalmente será atualizado, recebendo um visual mais prático.

8°) Novos drivers serão adicionados(entre eles, os de algumas impressoras, o que para muitos que sofrem como eu utilizando a Lexmark X3470, pode ser quase uma conquista).

9°) Quanto ao “fontconfig” no qual temos de modificar manualmente o arquivo de configuração das fontes, trata-se de ser alterado. Um confortável GUI nos permitirá alterar as nossas configurações de fontes no GNOME. É especialmente útil quando muitos usuários trabalham em um computador.

10°) Finalmente foi criado um sistema de abas para o Nautilus. Agora poderemos criar divisões para facilitar nossa navegação nos arquivos.

11°) Foi implementada uma atualização no Synaptic a qual fará com que suas pesquisas retornem os resultados em um momento. Basta escrever o que você está procurando (por exemplo, “áudio”) e os resultados serão exibidos quase que instantâneamente(e você nem precisa pressionar a tecla Enter).

Algumas outras mudanças incluem: Softwares para RAID na BIOS / suporte ao FakeRAID , melhor suporte ao Flash, mais rápida instalação de DVD, integração do PackageKit(kit de pacotes) , uma melhor gestão de energia, correção ortográfica e de melhorias na estrutura menu.

Além das mudanças citadas, há outras que poderão ser adquiridas no site e no fórum do Ubuntu, mas das mudanças anunciadas, as que citei acima certamente farão grande diferença aos já adeptos do sistema.

Desejando mais informações, acesse http://ubuntuforums.org/

Aos usuários deste sistema, espero que ajude!

Abração e até a próxima!

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

3 Responses to “Novidades do Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex)”

  1. Bezerra disse:

    É a cada dia melhora. Uso desde a versão 7.10, apanhei pra caramba, mas o pessoal do fórum é muito atencioso e paciente. Instalei e desinstalei não sei quantas vezes. Agora mesmo estou sem ele. Dava umas travadas numas páginas, quando eu minimizava, não conseguia abrir de novo. Mas vou instalar de novo, eu sou teimoso e gosto de aprender. Tô esperando essa versão, tô até comprando um HD de 80, que eu não quero minhas filhas me enchendo o saco por causa do MSN. Eu me dou bem com o Pidgin. Tema já não é problema, descobri o Artgnome, já era! E assim vai. Vi na net que uma empresa, a Positivo, mais exatamente, vai vender desktops com Ubuntu. Fiquei muito feliz. Tem muito Linux saindo instalado, mas é umas distros que ninguém conhece. Aí o pessoal tira e põe XP ou Vista pirata. Idiotice. Meu genro chegou em casa e disse outro dia “botei um “Office” da hora, paguei dez reais! Eu olhei pra ele e balancei a cabeça negativamente. Ele sabe que eu não aprovo pirataria, ainda mais que ele sabe que eu uso o BrOffice. Não paguei nada, só fiz um cadastro bem simples, pra receber as atualizações e só. Espero que a cabeça do povo brasileiro mude um dia. Bom, chega de encher o saco de vocês e foi um prazer conhecer esse espaço!

  2. Cezar Magallañes disse:

    Parabéns BEZERRA! “Tropeça, SIM, Cair, SIM, Desistir, NUNCA. Eu também comecei como você e hoje ajudo alguns iniciantes e também aprendo com eles. Uso desde a vers 6 e cada dia o UBUNTU ganha mais adéptos. O ruWindos tem dias contados…rs Realmente ESSE espaço do ZOOMDIGITAL é muito bom, eu não tinha encontrado, ainda, nada que falasse das novidades do Ubuntu 8.10
    PARABÉNS

  3. Sérgio Araújo disse:

    🙂 Ola Bezerra, parabens pelo comentario, mas quero aki deixar uma obs:

    Sobre o Windows, o problema é que muitos desktops ou notebooks vem o mesmo instalados e 90% da população é viciada no Windows. Bem com isso como muitos dos softwares que são compativeis com o RuWindows são caros ou seja a população mais carente não te o direito de aprender, assim como a população brasileira não tem o Direito de Reclamar…rsrsrs Ou melhor até Reclama da “Boca para Fora” e vive sempre confiando nos tais politicos da vida.
    Bom a fato aki não é esse mas so para sabedoria de muitos é por isso que a maioria da população compra e deixa as coisas no pirata mesmo, so que mau sabem eles que o Linux Existe, apesar ainda de saber que tem muita coisa do windows que não roda no Linux, mas descobri que com o Wine ou o Winne-Door isso é possivel, so não sei ainda como utiliza-los, mas se eu aprender posto aki para os novos usuarios tbem.

    Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *