Tome Cuidado! Os 5 Piores malwares do mundo | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Tome Cuidado! Os 5 Piores malwares do mundo

Por Philipe Cardoso
Categoria: Destaques
maio 20th, 2010
2 Comments
1712 Views

A McAfee divulgou hoje seu relatório trimestral McAfee Threats Report: First Quarter 2010 (Relatório da McAfee sobre Ameaças: Primeiro Trimestre de 2010), o qual revela que um worm em unidades de USB é o número um da lista de malwares no mundo.

O documento menciona ainda que, embora as taxas de spam continuem estáveis, os temas dos e-mails variam consideravelmente de país para país. Uma das maiores descobertas no período do primeiro trimestre deste ano foi de que China, Coréia do Sul e Vietnã possuem uma quantidade significativa de e-mails de oferta de diplomas falsos.

Além disto, uma das surpresas assinaladas no relatório refere-se à Tailândia, Romênia, Filipinas, Índia, Indonésia, Colômbia, Chile e Brasil que apresentam uma parcela maior de infecções por spams e malwares. A razão disso é que estes países avançaram muito no desenvolvimento da Internet nos últimos cinco anos e esse rápido crescimento, além da ênfase para seu acesso em vez de ressaltar a segurança, teriam gerado esse resultado.

Outro dado apontado pelo McAfee Labs neste relatório são os spams envolvendo pedidos de ajuda a vítimas de terremotos e outras catástrofes de 2010. Esses têm sido utilizados por cibercriminosos que tentam tirar proveito da boa fé das pessoas em todo o mundo, a fim de roubar dinheiro e suas identidades por meio de fraudes por phishing.

No ranking dos malwares, as ameaças em dispositivos portáteis de armazenamento assumiram a liderança como sendo as mais populares. Foi observado que as infecções de AutoRun chamaram a atenção devido à adoção generalizada de dispositivos removíveis, principalmente unidades USB.

Uma variedade de cavalos de Tróia para roubo de senhas figura ainda na lista dos cinco principais malwares e estes incluem downloaders, programas indesejados e software de jogos que coletam estatísticas anonimamente. A popularidade dessas ameaças continua consistente em todo o mundo.

O relatório indica que os cibercriminosos têm aproveitando os principais acontecimentos no mundo para manipular os mecanismos de busca e pesquisas na Internet. Os terremotos no Haiti e no Chile lideraram a lista (em primeiro e segundo lugares, respectivamente).

O recall da Toyota, o Apple ipad e o final do campeonato da liga NCAA (National Collegiate Athletic Association – Basketball Championship / Associação Atlética Universitária Nacional) dos Estados Unidos aparecem em seguida. Os criminosos continuam a utilizar a análise lógica de classificação de páginas para explorar os termos em destaque no período a fim de direcionar o tráfego a sites maliciosos.

No primeiro trimestre de 2010, os Estados Unidos são os que hospedam o maior número de novos URLs maliciosos atingindo o porcentual de 98%, como avaliado pela tecnologia McAfee® TrustedSource®.  Isto se deve à localização de diversos serviços da Web 2.0, em sua maioria, hospedados naquele país. Dos 2% de URLs restantes, a China hospedou 61% e o Canadá hospedou 34%.

Via Oficina da Net

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

2 Responses to “Tome Cuidado! Os 5 Piores malwares do mundo”

  1. edu leal disse:

    valeu champs! Mas, cadê os cinco. abraços.

  2. lhamas disse:

    Sempre tenso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *