Philipe Cardoso 30 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a época que possuía formato de blog, Podcaster do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia.

Testando a velocidade da sua rede doméstica ou empresarial

35 sec read

Você já pode ter testado sua conexão com a internet várias vezes. Mas já parou alguma vez para testar a rede interna, ou seja, a velocidade com que os dados transitam pelos computadores da sua casa, escritório ou empresa?

Bem, a princípio pode parecer meio estranho, mas acredite: é uma boa pergunta. Muitas das vezes acreditamos que a rede interna é super rápida, com transferências muito gratificantes. Mas nem sempre suas configurações estão contribuindo para tal.

Então, a dica de hoje é testar sua rede interna, e verificar a velocidade exata com que os dados são transmitidos de computador para computador, e até mesmo verificar alguma configuração extra que poderá ser feita em seu roteador e/ou computador para melhorar o desempenho.

Para fazer o teste, clique aqui e baixe o programa LAN Speed Test. É rápido e fácil: basta clicar em Start Test e em poucos segundos você verá os resultados.

Assine nosso feed.

Philipe Cardoso 30 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a época que possuía formato de blog, Podcaster do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia.

11 Replies to “Testando a velocidade da sua rede doméstica ou empresarial”

  1. Também baixei e fiz o teste, agora interpretar os resultados ficou dificil???

  2. Olá Ricardo. Os dados são emitidos de uma maneira mais complexa. Mas para um administrador de redes não é tão difícil interpretar.

    Vou estar explicando aqui como se faz a leitura/interpretação dos Resultados (utilizando o exemplo da imagem da matéria):

    Computer Name: Fabiano-LAPTOP (nome do computador na rede)
    IP Address: 192.168.2.15 (endereço IP local do computador)
    Folder: C:\\Users\\Fabiano (diretório/pasta padrão do usuário atual)
    Packet lenght: 157,286,400 (tamanho do pacote enviado em bytes, que pode ser lido apenas até a primeira vírgula – outros números irracionais)
    Time to complete: 0.2610000 (período de tempo de envio em milésimos de segundo extendido – neste caso, conta-se os 3 primeiros valores após o ponto)
    Bytes per second: 4,821,039,080 (quantidade de bytes que são enviados em um segundo, que pode ser lido apenas até a primeira vírgula – outros números irracionais)
    Mbps: 4,597.7011490 (valor em megabytes por segundo que sua rede está atingindo, valor utilizável em até duas casas após a primeira vírgula)

    Lembrando que Writing significa gravação e Reading significa Leitura. É muito provável que os valores de leitura sejam incrivelmente maiores que os de gravação. É um pouco confusa e complexa, mas é muito interessante o uso desta ferramenta.

  3. este programa não testa somente a rede, mas outros dispositivos tb…pendrivers…etc…..muito bom!

  4. cara show de bola testei em uma empresa onde presto serviços muito bom mesmo valeu

  5. Quais são os parâmetros aceitáveis para ter certeza do fluxo de dados ideal?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *