Testamos o PCTrans Professional 10.5 da EaseUS

Novo estudo econômico sobre Propriedade Intelectual demonstra que o Brasil fica para trás na economia digital
10/09/2019
Brasil Game Show é a terceira maior feira de games do mundo em público
17/09/2019

Testamos o PCTrans Professional 10.5 da EaseUS

Olá pessoal, tudo bom? De tempos em tempos trazemos para vocês a análise de softwares desta que já virou uma empresa queridinha da nossa equipe, a EaseUS Software, sempre com excelentes ferramentas para trazer segurança, praticidade e economia para seu dia a dia, tanto em relação ao tempo como de dinheiro.

Desta vez trazemos o EaseUS Todo PCTrans Professional um software que leva todas as coisas que você precisa para um novo PC e o deixa-o pronto para uso.

Segundo a empresa, esta ferramenta de transferência de PC, migra com segurança seus arquivos, pastas de arquivos, programas e contas para um novo computador e tudo em apenas um clique.

Adquirimos a versão pro e fomos testar.

 

Ao fazer o download do software de instalação na página da empresa, a ferramenta será baixada através de um gerenciador muito intuitivo e veloz, conosco a instalação não demorou muito e ao final já foi possível iniciar o uso do programa.

Na primeira janela, você poderá optar por três opções que a ferramenta fornece, a transferência de PC para PC, transferência de uma imagem e migração de aplicações.

Inicialmente, vamos falar sobre a migração de aplicação, uma ferramenta excelente que permite que você transfira um programa instalado para outra partição do seu computador.

Esta opção é bastante interessante, pois para quem assim como nós na redação possui um HD dividido, cria a possibilidade de "desafogar" uma partição que já esteja cheia com aplicativos pesados sem precisar desinstalar ele. Com isso, inclusive colocar um segundo HD se torna uma tarefa bastante fácil permitindo que o computador trabalhe tranquilamente principalmente dentro da partição em que o sistema está instalado.

A tela desta ferramenta, é a que trazemos acima, onde de forma bastante intuitiva ela mostra o passo a passo simples de como selecionar a aplicação que você deseja que seja migrada para um segundo HD ou partição.

No exemplo realizado por nós, fizemos a transferência do aplicativo Gramblr da unidade onde o sistema está instalado para uma unidade de dados, tendo todo procedimento sido realizado de forma rápida e sem falhas, sendo possível inclusive transferir mais de um aplicativo de uma vez.

A segunda ferramenta presente no PCTrans Professional 10.5 da EaseUS, é a transferência de imagem, onde a partir dela é possível criar um backup de dados de forma segura para que você não perca nenhuma informação.

A tela inicial desta parte da aplicação, é bastante simples e mantém a forma intuitiva que a EaseUS traz em seu software.

 

Como visto na imagem acima, é possível fazer o backup de aplicações, arquivos e contas. Em nossos testes, novamente o software se mostrou bastante eficiente criando uma imagem de backup com os arquivos que selecionamos. A restauração desta imagem é um procedimento tão simples quanto o primeiro, sendo possível em poucos cliques restaurar os dados da imagem para o local em que o arquivo estava no momento do backup ter sido criado.

O software ainda informa quais aplicações não suportam o backup, fazendo com que você não tenha desagradáveis surpresas quando precisar restaurar algum item importante.

O sistema de backup vai pegar todos os itens que você selecionou na tela acima e criar uma imagem em formato .pct, onde você poderá restaurar os itens sempre que precisar.

Como não apagamos nenhum arquivo, na hora de restaurar ele apareceu da seguinte forma:

Portanto, mais uma vez bola dentro do software que provou fazer o que promete.

Por fim, a principal função do programa consiste na transferência de um PC para outra, algo similar ao que acontece quando você tem todo um backup na nuvem e troca de aparelho celular, ao colocar o novo todas suas informações, aplicações e fotos são migrados automaticamente, sem que você sinta que trocou de aparelho.

Vamos a tela da função:

O software promete transferir dados como aplicações, fotos, músicas, arquivos, contas de usuário e configurações de um computador antigo para o novo.

Novamente o passo a passo é bastante simples, sendo necessária apenas a leitura de cada etapa com atenção.

Na primeira etapa, a ferramenta informa que é necessário manter ambos os computadores na mesma rede e baixar o PCTrans em ambas as maquinas, ele fará o reconhecimento de ambos os computadores de forma automática, podendo caso não seja localizado o novo PC digitar diretamente o IP dele.

A ferramenta se mostrou ser essencial para quem trabalha com partições e não gosta de perder tempo configurando todo um computador quando precisa trocar de hardware, permitindo ainda backups seguros e completos para evitar a perda de informação.

 

Philipe Cardoso
Philipe Cardoso
28 anos, Advogado, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuía formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia.

1 Comentário

  1. Hugo disse:

    Alguém me ajuda ??? 

    Calcule C15.6= ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *