Joatan Fontoura Estudante de tecnologias. Trabalha na área de TI, adora todo o tipo de gadgets e nas horas vagas tenta ser twitteiro e blogueiro.

Snowden tentando asilo no Brasil

1 min read

No início de julho, Edward Snowden, o famoso ex-agente de serviços da NSA, enquanto aguardava na área de desembarque do aeroporto de Moscou na Rússia, solicitou asilo político para diversas nações, entre elas o Brasil. Snowden recebeu retorno positivo da Bolívia, Nicarágua e Venezuela, oferecendo abrigo, mas considerando que já fazia mais de um mês que estava em território russo, mesmo que não aferida oficialmente sua entrada no país, observando o fato de ainda permanecer no aeroporto, no início de agosto Snowden recebeu e aceitou asilo russo.

edward_snowden

A Rússia prometeu abrigar o agente até julho de 2014, mas em resposta as diversas solicitações para auxílio nas investigações contra a espionagem americana, boa parte delas partindo do senado brasileiro, diante da CPI aberta para investigar as ocorrências relatadas no Brasil, Snowden exprime a necessidade de obter asilo permanente em alguma nação, instigando fortemente o Brasil na concessão do recurso. Snowden comenta as limitações causadas pela repressão americana impedindo sua autonomia, situação que poderia ser solucionada com a oferta de asilo permanente.

Conforme o jornalista aliado, Glenn Greenwald, porta-voz das revelações de Snowden, o ex-agente referenciou em uma carta que será entregue a nação brasileira, e mesmo que não diretamente, mas também a presidente Dilma Rousseff, documento esse que foi publicado e traduzido com exclusividade pela Folha de S.Paulo, ressaltando a importância da presença dele no país. Snowden questionou casos de espionagem por parte da NSA, assim como as situações descritas na interceptação dos E-mails e ligações telefônicas entre a presidente Dilma e seus assessores, além das espreitas envolvendo a Petrobras. Snowden afirma que compensa correr o risco de gerar suposta indisposição com a maior potência do mundo em troca de ajuda.

Greenwald descreve uma suposta campanha online, a qual será divulgada nos próximos dias no site Avaaz, especializado em petições, incentivando a vinda de Snowden para o Brasil.

Fonte: Exame e Folha de S.Paulo

Joatan Fontoura Estudante de tecnologias. Trabalha na área de TI, adora todo o tipo de gadgets e nas horas vagas tenta ser twitteiro e blogueiro.

Produtos eróticos ganham espaço em feira de tecnologia

Depois que um massageador pessoal (Osé) foi banido da CES 2019, alguns brinquedos sexuais tecnológicos conquistaram lugar ao sol na edição 2020. Mas como...
Philipe Cardoso
2 min read

5 Replies to “Snowden tentando asilo no Brasil”

  1. O Brasil e a Dilma, vão ter que ser muito “machos” pra dar asilo pra esse americano! Se é que os EUA já não tao espionando os contatos que ele está tentando fazer com o governo brasileiro!

    1. Olá Julio!

      Sinceramente, eu acho que não compensa o Brasil liberar asilo para o Snowden. Afinal, a espionagem sempre ocorreu e não é um governo revoltado aqui e outro lá que vai acabar com isso. Na verdade, acho que o Snowden está apenas abrindo os olhos dos populares, porque no fundo, os governantes já imaginavam a existência de todo o esquema.

      Valeu pelo comentário!

      Abraços!

    1. Mas de qualquer forma, será que eles seriam capazes de arriscar a moral e integridade de maior potência do mundo só pra pegar o restante do mundo “de calças na mão”?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *