Smart Solutions conquista certificação de qualidade para sua fábrica de software | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Smart Solutions conquista certificação de qualidade para sua fábrica de software

Por Philipe Cardoso
Categoria: Diversos
mar 24th, 2010
0 Comentários
217 Views

Apostando no serviço de desenvolvimento de sistemas para crescer neste ano, empresa amplia espaço da unidade e investe R$ 1 milhão em certificação


A Smart Solutions, provedora brasileira de soluções de Tecnologia da Informação, anuncia a conquista da certificação MPS.BR (sigla para Melhoria de Processo de Software Brasileiro). Trata-se de uma metodologia nacional, que atesta a utilização das melhores práticas para a fabricação de software. Atualmente, a companhia está no nível F, que trata dos processos de apoio ao desenvolvimento de sistemas. A meta, agora, é alcançar o nível C ainda neste ano.

A MPS.BR é baseada no modelo internacional CMMi (Capability Maturity Model Integration) e é dividida em sete níveis de avaliação, de A (maior) a G (menor). Sua disseminação no mercado brasileiro cresceu muito nos últimos anos e, hoje, mais de 180 empresas estão sendo avaliadas ou já estão adotando o modelo de referência para melhoria de seus processos. O nível F, conquistado pela Smart Solutions, se equivale ao nível 2 do CMMi.

“A certificação é um fator que nos confere credibilidade no mercado, inclusive para buscarmos projetos internacionais. A empresa ganha visibilidade e comprova a qualidade e transparência dos processos que utiliza no desenvolvimento de software”, afirma o diretor comercial da Smart Solutions, Roberto Monteiro, lembrando toda a preparação para a obtenção da certificação teve início em dezembro de 2008.

A Smart Solutions foi avaliada e aprovada nos seguintes itens: gerência de projetos, gerência de requisitos (nível G), gerência de configuração, gestão de portfólio de projetos, garantia da qualidade e medição (nível F). A instituição avaliadora foi a Riosoft, empresa credenciada pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex –, entidade responsável pela implantação da certificação brasileira MPS.BR.

A fábrica de software da Smart Solutions possui mais de 20 profissionais, entre gestores de projetos e desenvolvedores. “Com a ampliação do espaço físico e um plano audacioso de conquista de novos contratos, pretendemos a ter 60 pessoas na equipe até o final de 2010”, revela o gerente da fábrica de sotware da Smart Solutions, Homero Tavares. A companhia também acredita no potencial de receita dos serviços de planejamento e especificação de testes de software, além de testes de integração e sistemas.

A Smart Solutions conta com profissionais especializados que atuam desde o levantamento de requisitos, análise e concepção dos projetos até as etapas de programação e testes de integração e do próprio sistema.
Investimento – Para melhor atender às normas do modelo de referência MPS.BR, o espaço da fábrica de software foi aumentado. Foi investido R$ 1 milhão nesta ampliação, concluída no início deste ano.

Com a infraestrutura aprimorada, a Smart Solutions se prepara para seu grande desafio, o de conquistar o nível A da certificação MPS.BR, que corresponde à CMMi 5. “Pretendemos alcançar este objetivo em 2011”, conclui Tavares.

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *