Sitemap: caminho das pedras para os Crawlers e Spiders

Motorola confirma que está trabalhando com o Google na criação de um smartphone
29/01/2010
[ZoomCast 09] O que aconteceu com a tecnologia em 2009 (Parte I)
01/02/2010

Sitemap: caminho das pedras para os Crawlers e Spiders

Por Ednardo Max,
jornalista por formação

O sitemap é basicamente uma página codificada em HTML (ambiente web) e salva na extensão XML. Assim como o código fonte de um site, o sitemap não fica totalmente à vista, pois é construído para a única e exclusiva função de listar todos os links de um website ou blog. Algumas pessoas preferem criar o sitemap “no braço”, mas é possível encontrar boas ferramentas on-line para poupar todo esse trabalho.

Além disso, existem os painéis de controle das boas hospedagens. Nestes painéis é possível encontrar aplicativos que contribuem para a codificação de sitemaps, – os links organizados facilitam bastante o trabalho dos Crawler e Spider (qualidade de robôs usados pelos sites de busca para “varrer” a internet capturando o texto das páginas).

No WordPress, por exemplo, o plugin (Google XML – Sitemaps Generator for WordPress) substitui qualquer complicação e seu papel é mostrar a estes robôs “o caminho das pedras”, – sua função é preparar o conteúdo do site ou blog a fim de organizá-lo pela ordem cronológica das publicações dos posts, além do grau de relevância de todas as tags utilizadas.

Concluo que estes robôs de busca são apenas a ponta do icemberg dos grandes buscador. Estes portais possuem poderosos e complexos algorítmos capazes de localizar, por meio de termos-chave, qualquer tipo de informação, produtos ou serviços locados na grande rede. Pensando nisso, um sitemap de boa qualidade pode ser a solução para que seu website seja encontrado mais rápido. Cobre isso tanto do programador, quanto do profissional SEO contratos por você.

Philipe Cardoso
Philipe Cardoso
27 anos, Advogado, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuía formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *