Sitemap: caminho das pedras para os Crawlers e Spiders

Motorola confirma que está trabalhando com o Google na criação de um smartphone
29/01/2010
[ZoomCast 09] O que aconteceu com a tecnologia em 2009 (Parte I)
01/02/2010

Sitemap: caminho das pedras para os Crawlers e Spiders

Por Ednardo Max, jornalista por formação

O sitemap é basicamente uma página codificada em HTML (ambiente web) e salva na extensão XML. Assim como o código fonte de um site, o sitemap não fica totalmente à vista, pois é construído para a única e exclusiva função de listar todos os links de um website ou blog. Algumas pessoas preferem criar o sitemap “no braço”, mas é possível encontrar boas ferramentas on-line para poupar todo esse trabalho.

Além disso, existem os painéis de controle das boas hospedagens. Nestes painéis é possível encontrar aplicativos que contribuem para a codificação de sitemaps, - os links organizados facilitam bastante o trabalho dos Crawler e Spider (qualidade de robôs usados pelos sites de busca para “varrer” a internet capturando o texto das páginas).

No WordPress, por exemplo, o plugin (Google XML - Sitemaps Generator for WordPress) substitui qualquer complicação e seu papel é mostrar a estes robôs “o caminho das pedras”, - sua função é preparar o conteúdo do site ou blog a fim de organizá-lo pela ordem cronológica das publicações dos posts, além do grau de relevância de todas as tags utilizadas.

Concluo que estes robôs de busca são apenas a ponta do icemberg dos grandes buscador. Estes portais possuem poderosos e complexos algorítmos capazes de localizar, por meio de termos-chave, qualquer tipo de informação, produtos ou serviços locados na grande rede. Pensando nisso, um sitemap de boa qualidade pode ser a solução para que seu website seja encontrado mais rápido. Cobre isso tanto do programador, quanto do profissional SEO contratos por você.

zoomdigital
zoomdigital
O Zoom Digital é um portal de tecnologia criado em 2008 e a 6 anos no mercado se consolidou como um dos maiores portais de tecnologia brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *