Site oficial de José Serra é invadido por “cracker” | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Site oficial de José Serra é invadido por “cracker”

Por Filho Arrais
Categoria: Destaques
out 31st, 2010
0 Comentários
353 Views

Olhando os sitios dos presidenciáveis brasileiros, percebi que o sitio do candidato José Serra sofreu alterações feitas por “cracker”. Até o momento ninguém assumiu a autoria do ataque, com base em uma rápida pesquisa aos maiores fóruns onde são relatados tais crimes.  Ressalto para os leitores que este post não tem nenhuma ligação com política, mas sim, tentar explicar a diferença das palavras Hacker e Cracker.

Tive a curiosidade de olhar nos portais mais conhecidos para ver o que eles relatavam sobre o caso, dentre eles a GLOBO.COM. Dias atras assisti o programa “Crime na rede” exibido na emissora Rede Record na qual os jornalista usaram a palavra hacker atribuindo-a a criminosos que atuam na internet.

Lamentavelmente os nossos jornalistas não sabem ou não conheçem a diferença das palavras Hacker e Cracker.

Há quem diga que cracker e hacker são a mesma coisa, mas tecnicamente há uma diferença. Hackers são os que quebram senhas, códigos e sistemas de segurança por puro prazer em achar tais falhas. Preocupam-se em conhecer o funcionamento mais íntimo de um sistema computacional ou seja uma pessoa boa. Já o Crackers é o criminoso virtual, que extorque pessoas usando seus conhecimentos, usando as mais variadas estratégias. Há cerca de 20 anos, eram aficcionados em informática, conheciam muitas linguagens de programação e quase sempre jovens, que criavam seus vírus, para muitas vezes, saber o quanto eles poderiam se propagar. Hoje em dia funciona de maneira parecida. Porém, já se criou um verdadeiro mercado negro de vírus de computador, onde certos sites, principalmente russos, disponibilizam downloads de vírus e kits para qualquer um que puder pagar, virar um Cracker, o que é chamado de terceirização da “atividade”. Em geral um hacker não gosta de ser confundido com um cracker.

Entende-se que:

Hacker é aquele cara do bem, que trabalha para polícia, governos e empresas tentando descobrir erros em programas, ou até bisbilhotar computadores para achar alguma pista sobre o indivíduo(no caso da polícia).

Cracker são aquelas pessoas que tentam descobrir senhas de banco para ganhar dinheiro em cima, ou seja, elas fazem o trabalho sujo! Invadem computadores, espalham vírus por aí, criam vírus (talvez). Invadem sistemas e ganham dinheiro em cima disso.

Espero que com essa simplória explicação, possa tirar a dúvida de quem não saiba a diferença entre tais palavras, e que nossos brilhantes jornalista também.

About "" Has 53 Posts

Analista de Sistemas, Administrador de Redes Linux

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *