Se conecte ao WIMAX. | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Se conecte ao WIMAX.

Por Philipe Cardoso
Categoria: Desenvolvimento
abr 6th, 2010
0 Comentários
840 Views

Se conecte ao WIMAX.

Fala ae galera, como foram de páscoa? Bem mais uma vez estou aqui para mostrar a vocês os novos passos do mundo da tecnologia. Quando você pensa em tecnologia você logo pensa em Internet e quando você pensa em Internet você pensa em conectividade e na velocidade desta conexão. Quando o assunto é Internet não podemos deixar de falar hoje em dia de 3G e WI-FI, só que devemos acrescentar um termo novo se quisermos falar de conexão. Existe uma nova tecnologia que está emergindo no mercado e para o olhar de todos os interessados em velocidade de conexão, é o tal do WIMAX.

Segundo um pesquisador iraniano que está no comando o grupo de mobilidade da Intel essa nova tecnologia veio para ser um tipo de evolução do WI-FI e do 3G, pois ela é capaz cobrir regiões inteiras, coisa que o WI-FI não é capaz de fazer.

O sistema tem a capacidade de cobrir até 50 km de distância, nessa área será possível se manter conectado o tempo todo, mesmo estando em movimento sem perda na qualidade do sinal, coisa que nem toda rede 3G tem a capacidade de fazer. Foi realizado um teste na Rússia em um carro em movimento onde não ouve perde na qualidade do sinal, ou seja lá você pode bater papo, checar seu e-mail, mandar um scrap e muito mais no meio de um engarrafamento nas ruas da cidade de Moscou e paga em média apenas 25 dólares por mês. Falando nisso essa é mais uma das vantagens que a rede WIMAX vem trazendo consigo, o preço delas é muito mais em conta do que as redes 3G. Mas eu não estou só falando do preço que você vai pagar na sua conta, o preço dela também é baixo para a sua instalação, pois para que uma área grande possa ser coberta com a rede WI-FI precisa-se de mais de um roteador, mas com a rede WIMAX a história já é outra, porque uma antena somente é capaz de cobrir uns 50 km como já foi dito. É claro que se nesta área tiver muitos prédios e o terreno não for uniforme a área de cobertura da conexão pode diminuir de tamanho, mas isso pode ser totalmente descartado se você quiser implementar essa tecnologia no seu condomínio ou bairro.

Cerca de 150 países já tem redes funcionando plenamente e algumas cidades no nosso Brasil já estão testando e desfrutando dos benefícios desta nova maneira de manter conectado. Um dos benefícios desta nova conectividade é o preço que difere muito das redes 3G de telefonia.

Vamos agora falar sobre as diferença entre WI-FI e WIMAX:

· O WI-FI é mais popular, é aquela rede que disponibilizada por um roteador sem fio que fica estrategicamente posicionado em um ambiente em que o sinal não sofra nenhuma perda de qualidade e conectividade ocasionado por qualquer tipo de obstáculo. O alcance de um roteador pode variar de 50 à 150 metros e a velocidade de 54 à 300 megabits por segundo dependendo do modelo, sem falar que quanto mais longe do roteador mais lenta é a transmissão de dados.

 

· Agora o WIMAX é a solução para os ambientes externos pois cada antena cobre até 50 km de rádio se não houver morros ou construções que bloqueiem do sinal chegar ao PC. E lembram daquele pesquisador iraniano de quem eu falei? Pois então, segundo ele o WIMAX promete chegar a velocidade de 70 à 300 megabits por segundo. Mas segundo uma matéria no Wikipédia a velocidade de transmissão de dados pode chegar até 1 gigabits por segundo, com estudos científicos para se chegar a 10 gigabits por segundo. Tá bom ou quer mais?

Não posso esquecer de dizer que já existem máquinas que já tem embarcada o reconhecimento das ondas WIMAX e os processadores já estão perfeitamente adaptados para atuarem nesse novo ambiente.

Mas nem tudo são flores, porque esse sistema que promete fazer maravilhas no ramo da conectividade ainda está em fases de teste aqui no Brasil até porque a Anatel ainda não liberou o WIMAX móvel ela somente permitiu o teste de WIMAX fixo.

Bom é isso ai gente, achei muito boa a nova tecnologia que está surgindo, mas acho que precisa melhorar em algumas coisas, mas vamos ficar na torcida para que tudo venha se resolver o quanto antes, até por quem é apaixonado por tecnologia é assim, está sempre querendo mais.

Boa semana para vocês e até a próxima. Um abraço, Léo Fialho.

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *