Rio + Carioca | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Rio + Carioca

Por Bruno Fonseca
Categoria: Destaques Sidebar
set 9th, 2014
6 Comments
2142 Views

shutterstock_192546188

Chamamos de carioca todos aqueles que são nascidos no Rio de Janeiro, que tem sua origem na época dos Índios Tamoios que moravam neste lugar na época do descobrimento pelos portugueses, vem do Tupi a palavra “Carioca” que significa Casa do homem branco, pois foi assim que os índios descreveram ao ver a primeira casa feita pelos portugueses.

Em dias atuais o ser carioca tornou muito mais que uma palavra e sim um estilo de vida, agir e se comportar com os demais. Uma mistura de malando com moleque, pois um é aquele que consegue com um bom papo ganhar, agregar todos ao seu redor de maneira agradável e o outro de forma divertida e aparentemente descompromissada reúne um jeito de ser livre e sem regras.

Não tem como estar no Rio sem identificar tais personagens que enriquecem este cenário incrível; desafio você há passar um tempo no Rio e logo perceberá um diferencial de pessoas com os demais estados, não desmerecendo a individualidade de cada região, mas indubitavelmente no Rio é merecido o destaque. Canções infindáveis descrevem o jeito de ser carioca pelo qual sendo um posso dizer que estar em qualquer outro lugar que é fácil ser identificado. Adriana Calcanhoto sendo paulista conseguiu descrever em sua bela canção “carioca” todo o charme e maneira de agir de nós que nascemos nessa cidade maravilhosa.

Depois de um tempinho no Rio perceberá que os que moram na cidade logo algumas características se destacam como, por exemplo, sua criatividade sempre em alta (pelo menos no seu próprio pensamento), brinca com a temperatura do ambiente, meche com todos, desde caixas de supermercados, passando pelos motoristas de ônibus, tratando todos como se já pertencessem ao grupo de amigos de longas datas, não mais trabalha em temperaturas acima de 35 graus e logo sugere uma praia, de todas as regiões do Rio tudo sempre termina em praia, e tudo mesmo, do apagão importuno ao sair de uma noitada, a Praia é quase uma religião enquanto tudo pode cair o carioca simplesmente anda pela orla e janta em frente ao mar, já sentindo o ritmo do samba aquecendo seu coração, e ele olha pra cima e observa o Redentor abençoando sempre sua alegria e espontaneidade.

Não podemos deixar de fora, sua hospitalidade e generosidade com todos que o visitam (brasileiros já tem sua fama de ser simpático no carioca isso é infinito), gostamos mais de divertir os outros do que nos mesmo, um bom amante da vida que somos trabalhamos pra viver e não contrário. Cariocas adoram sua própria cidade, o sol, o mar, a praia e a vida. Temos optimismo e nossa alegria contagia ainda mais em se tratar dos problemas, não que não temos, mas que os problemas não dominam a maioria dos cariocas, pois um bom som ao fundo, um vinho, uma cerveja, uma mulata, fazem diferença para um carioca.

E se tratando dos estrangeiros, ahh os estrangeiros, como se uma língua diferente implicaria a não comunicação com este indivíduo, qualquer pessoa é uma oportunidade do carioca mostrar sua agilidade em se comunicar, nem que seja por gestos fato é que vão sair amigos. Mais dirão, são todos assim, de todas as classes? Direi que sim, em todos os pólos, do menor ao maior o jeito moleque e divertido, sonhador ultrapassa a pobreza, a corrupção, a violência, é como se sobrevivêssemos a caminho de uma utopia. Uma das maiores combinações é esta, inseparáveis são o Rio e o carioca, como combinação de um dos seus pratos preferidos (e a quem diz que não temos um cardápio específico, pelo contrário, em se tratando como a sala de estar do Brasil, conseguiu agregar todos os pratos de cada região nesta cidade maravilhosa) o bife com fritas, não tem um que se alimente pelo menos uma vez por mês.

About "" Has 1 Posts

30 anos. Carioca, um aprendiz da vida, da beleza do Rio, formado em Técnico em Segurança do trabalho,

6 Responses to “Rio + Carioca”

  1. sheila santos disse:

    Eu sou uma baiana , apaixonada por esse RIOOOOO…, ótimo texto,e é verdade a adriana calcanhoto descreve muito bem os “cariocas”.

  2. Gabrielle Gomes disse:

    “Cariocas são espertos, cariocas são modernos”
    Ótimo texto.

  3. Sara Sousa disse:

    O Rio de Janeiro continua lindooooooo!!!!!!! Amei o texto!

  4. Lenise Müller disse:

    Sou mineira e sempre fui muitíssimo bem recebida no Rio de Janeiro… Os cariocas são sim um povo extremamente simpático, alegre, e de bem com a vida…O Rio tem sim algo diferente no ar, quem vem de fora logo percebe…não sei explicar bem, mas é uma magia muito característica (parece que você está dentro daquelas aberturas de novelas das nove da globo, que sempre cantam o Corcovado, sabe??? ->risos idiotas <- ) Pois é, esse comentário foi somente para saldar os simáticos cariocas e as belezas inexplicáveis do Rio de Janeiro!! Não é a toa que um dos melhores amigos do meu marido e meu é um carioca, justamente o que vos escreveu esta matéria! Abraços Bruno! E vivaaaaa o povo cariocaaaaaaa!!!

  5. Joper Padrão disse:

    Como Carioca da Gema concordo e agradeço em nome do “povo”. Uma contribuição para o texto: Adriana Calcanhoto é Gaucha de Porto Alegre Tche, e soube interpretar magistralmente o espirito do “carioca”

  6. Joper Padrao disse:

    Uma contribuição sobre o texto: ADRIANA CALCANHOTTO É GAUCHA DE PORTO ALEGRE Tche!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *