RIM pensa em licenciar o Blackberry OS 10 | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

RIM pensa em licenciar o Blackberry OS 10

Por Joatan Fontoura
Categoria: Mundo Mobile
ago 19th, 2012
0 Comentários
675 Views

Anunciado em maio desse ano durante o evento anual da empresa, Blackberry World Conference, dedicado aos desenvolvedores e imprensa, o Blackberry OS 10 é a última esperança que a canadense RIM (Research in Motion) tem para competir com concorrentes de peso presentes no mercado. Considerando que nos últimos anos a empresa vem perdendo espaço para outras plataformas, devido a popularização do Android nos smartphones e da grande adesão dos dispositivos da Apple rodando iOS.

Logo após um mês do anúncio do novo sistema operacional que estava previsto para ser lançado no fim do ano, a empresa acabou adiando para 2013. E agora, Thorsten Heins, CEO da companhia, comentou no início do mês que a empresa está considerando o licenciamento do novo sistema perante o uso e implementação de outras fabricantes. Algumas fontes já afirmam que a iniciativa foi confirmada. Contudo, vale lembrar da suposta parceria entre a RIM e a Samsung, mesmo sem o desenrolar de muitas especulações, pois antes ainda a lider do segmento de smartphones no mundo mostrou que está pouco interessada.

Heins acredita que o licenciamento do seu sistema pode ser uma solução, tanto para alavancar as inovações empregadas, assim como na popularização e retomada do consumo da marca. Em pronunciamento Heins afirmou: “Não podemos competir com os caras que lançam 60 aparelhos por ano. Temos de nos diferenciar e criar uma plataforma focada. Para lançar o BB10 talvez tenhamos de licenciá-lo para alguém que pode fazer isso de maneira melhor do que nós”, enfatizando a disputa quase que desleal que sofrem no mercado.

Licenciando seu sistema operacional, a RIM poderia focar mais no desenvolvimento e suporte, considerando também o atendimento ao público corporativo, um potencial grupo de clientes da plataforma, além de aumentar a participação no mercado com o sistema rodando em mais de um tipo de hardware.

Algo que muitos já comentaram e estão ansiosos para conhecer faz referência aos futuros parceiros que a empresa ainda vai tentar conquistar.

Fonte: Baboo, BagaPreta e Olhar Digital

About "" Has 381 Posts

Estudante de tecnologias. Trabalha na área de TI, adora todo o tipo de gadgets e nas horas vagas tenta ser twitteiro e blogueiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *