Review Samsung Galaxy S8, o Android mais poderoso bonito e poderoso da atualidade

Atualização do Whatsapp permite fixar até 3 conversas no topo da lista
18/05/2017
Meu iPod touch ressuscitou depois de 5 anos OO
23/05/2017

Review Samsung Galaxy S8, o Android mais poderoso bonito e poderoso da atualidade

Salve galera! Preparamos mais um review completíssimo para vocês amantes de gadgets. Desta vez trazemos até nosso QG o smartphone mais comentado do ano até agora, o grande sucesso de vendas e trend topics, o smartphone que lançou o design deste tipo de aparelho para um próximo nível, estamos falando do novos Samsung Galaxy S8.

Eu venho de um ano de uso direto do antecessor Galaxy S7, e utilizei o S8 por algumas semanas e com este review pretendo mostrar todas as impressões que tive do aparelho como usuário corporativo e usuário normal.

Neste review, como de costume foquei na avaliação geral do aparelho, organizando o conteúdo por design, hardware e software. Então vamos começar:

Antes de tudo, acompanhem o vídeo do Unboxing do Samsung Galaxy S8, a retirada da caixa e as primeiras impressões.

Como vocês puderam ver, o aparelho vem acompanhado de bons acessórios, sendo eles o carregador fast charging, fone de ouvido da AKG com excelente qualidade de som para um fone vindo com um smartphone, pino ejetor de chip, adaptador OTG e adaptador para o padrão USB antigo, já que o S8 utilizada o novo padrão USB C. Como vocês podem ver, o ponto forte na primeira impressão do aparelho é sua tela que realmente é impressionante, e todo design, o aparelho realmente é bonito demais.

Design do Galaxy S8

O smartphone chama a atenção do início ao fim, a construção toda em vidro, seu display, seu acabamento, as bordas, os botões "virtuais", me arrisco a dizer que é um dos aparelhos mais bonitos que já recebemos aqui na redação, acreditamos que o S8 traz um novo padrão de design que tornará difícil o uso de smartphones sem a "tela infinita".

Usando o S8 por muito tempo, voltar a utilizar um iPhone por exemplo faz lembrar um telefone antigo e ultrapassado, neste ponto a Samsung caprichou e fez o que pode ter sido o "pulo do gato" em uma nova geração de smartphones. Na redação utilizamos para a Review o Galaxy S8, mas sua diferença em relação ao design para o Galaxy S8 + está basicamente no tamanho da tela.

O Galaxy S8 em sua versão inicial, possui 148.9 x 68.1 x 8 contra 159.5 x 73.4 x 8.1 mm do S8 Plus, tendo o primeiro uma tela de 5.8 polegadas enquanto a versão plus tem 6.2.

Os números não parecem tão distantes, mas na mão a diferença é notável, pessoalmente preferimos a versão de 5.8 polegadas por possuir um melhor encaixe e usabilidade com apenas uma mão. O Galaxy S8 possui 155 gramas, contra 173 gramas da versão plus.

Tanto o S8 como a versão plus, possuem apenas 03 botões físicos, sendo um de volume que se estende tanto para aumentar como para diminuir a intensidade do áudio, um power botton para ligar e desligar o aparelho e um dedicado exclusivamente a chamar o novo  assistente pessoal da Samsung, a Bixby, entretanto como a mesma ainda não foi oficialmente disponibilizada na plenitude de sua capacidade, podemos dizer que o botão é meio inútil, já que a atual assistente não faz muita coisa além de mostrar algumas informações da agenda, notícias e dados de saúde.

O sempre presente botão home da Samsung, foi retirado do S8 e transformado em uma espécie de botão físico interno, que fica abaixo da tela, o resultado é uma tela que preenche quase todo o aparelho e um design como falamos bem bonito. Como o botão passa a ser parcialmente virtual, o leitor de impressões digitais passou para trás do aparelho, do lado direito da câmera, e sim, ele está muito mais preciso que o antigo S7.

Um motivo de críticas foi que ao colocar o leitor de biometria ao lado da câmera, por diversas vezes ao aciona-lo, acabamos tocando na câmera do aparelho, o que faz com que ela seja bastante marcada com impressões digitais. Aqui fazemos uma ressalva, pois pessoalmente mesmo no antigo S7, sempre passava um pano para limpar a lente, pois mesmo com o leitor biométrico na parte da frente, inevitavelmente a câmera sempre ficava com algum sinal de sujeira, e como vez ou outra usava o sensor de batimentos cardíacos, a lente acabava suja do mesmo modo, ou seja, mesmo que você use bem mais o leitor biométrico que o de batimentos cardíacos, o inevitável fato de que a câmera irá sujar permanece.

E por falar na câmera, ela agora não traz nenhum "calombo" ao contrário do antecessor que tinha uma espécie de relevo ao redor dela, e isto contribui diretamente para que o aparelho fique perfeitamente reto em uma mesa, já que não existe mais um volume que cause uma diferença.

Em relação ao leitor de batimentos cardíacos e medição de nível de oxigênio no sangue, este desta vez está do lado esquerdo da câmera, e possui boa leitura assim como no modelo anterior, sendo bastante preciso em relação aos batimentos cardíacos, já que foi a única função que conseguimos testar fielmente junto com um monitor cardíaco. O resultado não é idêntico ao do monitor de peito, mas é bastante próximo.

Em prol da usabilidade, a Samsung manteve a entrada padrão para fones de ouvido o que nos deixou bastante satisfeitos entretanto não trouxe uma saída de áudio estéreo, o que foi um mancada para gente.

Principais Pontos Positivos:

O design do aparelho, a tela "infinita" que era conhecida como Edge nas versões anteriores é realmente bonita, o smartphone chama a atenção e traz excelente resultado na utilização de quase todos aplicativos, bem como na navegação pela internet, conversas e visualização de vídeos.

Mais um destaque fica para sua construção toda em vidro, e neste quesitos além de trazer ele como ponto positivo, também mencionaremos como ponto negativo, já que uma construção neste material é extremamente suscetível a quebrar com a menor das quedas, e como o Galaxy S8 é todo em vidro, o aparelho se torna um dos mais delicados do mercado.

Ponto positivo também para a disposição dos botões físicos existentes, sendo todos de fácil acesso e também não podemos deixar de elogiar que botão home que agora está semi virtual, não tendo tido falhas durante nosso uso.

Principais Pontos Negativos:

O Galaxy S8 apesar de ser um smartphone fantástico, não é a prova de falhas, e é um dos seus principais pontos positivos em design que encontramos seu maior calcanhar de Aquiles, é sua composição toda em vidro, o que faz com que o smartphone seja muito, mas muito delicado e suscetível a ficar bem avariado em caso de uma menor queda.

Outro ponto negativo que ao meu ver não é tanto, mas vamos constar nesta lista pois realmente merece ser citado é a presença dos sensores tanto de digitais como de batimentos cardíaco, serem bem próximos a câmera, o que faz com que ela fique constantemente com marcas de dedo, pedindo limpeza caso você queira que as fotos saiam com uma boa resolução.

Por fim, por ser todo em vidro vale mencionar que um ponto negativo é que o aparelho acumula bastante impressão digital, mas se você assim como a gente sempre usa o aparelho com uma capa protetora, não terá muito problema com isso.

Hardware do Galaxy S8

Ai está o grande forte do Samsung Galaxy S8, seu hardware é o melhor que o dinheiro pode pagar para um smartphone hoje, seus testes técnicos de benchmark ultrapassam 174 mil pontos no Antutu, contra 173 mil aproximadamente do iPhone 7 Plus.

Assim como na versão anterior, o Galaxy S8 é comercializado com 02 processadores diferentes, no Brasil ele é comercializado com o Exynos 8895 (Quad-core 2.3 GHz + Quad-core 1.7 GHz, GPU Mali-G71 MP20), enquanto o modelo internacional é equipado com o Snapdragon 835.

Sua tela tem resolução de 1440 x 2960 pixel, 570 ppi de densidade de pixels, tela Super AMOLED e Gorilla Glass 5.

A câmera traseira do S8 tem 12 MP, enquanto a frontal sofreu um upgrade e foi para 8 MP.

O aparelho vem equipado com bluetooth 5.0, o que possibilita que até 02 fones de ouvido com esta tecnologia esteja conectado ao mesmo tempo no aparelho.

O S8, vem com 4 GB de ram, armazenamento interno mínimo de 64 gigas com possibilidade de expansão por cartão micro SD, um destaque aqui vai para o fato de que se você não quiser a expansão do armazenamento interno através de cartão SD, poderá utilizar o espaço que sobra para colocar o chip de outra operadora.

Ou seja, pelos dados podemos afirmar que o Galaxy S8 irá rodar TUDO que temos de aplicativos hoje disponíveis na Google Play, o aparelho inclusive traz configuração para se manter por um bom tempo como líder ou um smartphone extremamente atual, que será capaz de rodar quase todos apps futuros que forem lançados.

Câmera

A câmera de 12 Megapixel, e como o mercado não teve grande evolução neste quesito desde o lançamento do S7, podemos dizer que a câmera do S8 é bem similar a de seu antecessor, com refinamentos que melhoram, mas não muita coisa em relação ao modelo antigo, o destaque fica mais para a câmera frontal que passou de 5 para 8 megapixel.

Em relação à captura de imagens em ambientes pouco iluminados, o S8 continua com a abertura f/1.7 em pixels de 1.4µm, que permite mais entrada de luz, possibilitando fotos melhores em ambientes mais escuros. O sensor utilizado desta vez é o SLSI_S5K2L2_FIMC_IS, desenvolvido pela própria Samsung e não pela Sony, como tivemos com a linha Galaxy S7. A Samsung oferece um estabilizador ótico de imagem e suporte para o formato RAW.

O sensor da câmera frontal também é assinado pela fabricante, vem com 8 Megapixels, auto foco automático (AF) e abertura f/1.7. A qualidade da câmera frontal é nitidamente superior a do Galaxy S7.

Tanto a câmera frontal como traseira gravam em 4k, entretanto apenas a traseira grava em 60 fps.

Podemos afirmar que a câmera do Galaxy S8 continua sendo uma das melhores do mercado, não devendo em nada para concorrência e obtendo excelentes resultados.

Veja um vídeo rápido gravado em 4k do novo S8.

Bateria

O Galaxy S8, vem bateria sem a possibilidade de remover, com 3.000 Mah de bateria, enquanto o S8 plus acompanha 3.500 Mah, um retrocesso em relação ao irmão mais velho S7 Edge, entretanto mesmo com uso moderado pode ser difícil chegar ao final do dia com alguma carga no S8.

Vale lembrar também que o S8 conta com modos de economia e ultra economia de energia, onde ao ativar este último modo a expectativa de duração passa de 24 horas. Claro que diversos recursos essenciais para quem compra um aparelho como este, ficarão desativados, entretanto consideramos aqui uma mão na roda em momentos de emergência.

Embora a bateria não seja a maior vantagem do S8, a Samsung equipou o aparelho com o carregador fast charging e a possibilidade de usar o modo fast charging também no carregamento sem fio. Utilizando o carregador fast charging, podemos chegar de 0 à 100% de carga leva cerca de 1h40min.

O Galaxy S8 já vem com a última versão do Android instalada, o 7.0 Nougat, e conta com uma touchwiz totalmente reformulada, leve e útil, muito diferente daquela trazida nos primeiros smartphones da companhia com o mod, que traziam diversos programas inúteis e bastante lentidão ao aparelho.

Não vamos falar das funções do Android Nougat, pois vamos focar somente no S8 tudo bem?

Recursos que adoramos

  • Sensor de iris

O Galaxy S8 vem com algumas funções herdadas do falecido Galaxy note 7, e a principal dela podemos dizer que é o desbloqueio pela leitura da íris do usuário, o leitor é facilmente acionado, podendo ser configurado para reconhecer automaticamente a íris sem que seja necessário acionar qualquer botão no aparelho, o desbloqueio se dá de forma rápida e vai muito bem inclusive em ambientes de pouca luz ou mesmo com o uso de lentes de contato ou óculos que não seja escuro.

  • Leitor biométrico
Embora o leitor biométrico não seja novidade no S8, sua capacidade de leitura está muito mais precisa, elevando sua taxa de acerto para quase todas as vezes que utilizamos.

Confira um vídeo que fiz mostrando os principais recursos do aparelho Samsung Galaxy S8:

Ps. O vídeo foi gravado com a câmera do Samsung Galaxy S7, assim como todas as fotos do S8, que conforme falamos não é tão diferente do S8.

Principais Pontos Positivos:

  • Melhoria no design
  • Android Nougat e Touchwiz bem melhor
  • Leitor de íris
  • Leitor de biometria mais preciso
  • Ausência de botão físico
  • Capacidade para dual chip ou expansor de memória
  • Hardware extremamente potente
Principais Pontos Negativos :
  • Composição toda em vidro, o que torna o aparelho bastante delicado
  • Leitor biométrico e de batimento cardíaco ao lado da câmera
  • Nenhuma melhoria na bateria

Análise Final

Testando o aparelho por quase um mês, e utilizando no dia a dia, para ler e-mails, blogar, acessar redes sociais, fotos, vídeos e muitas outras coisas. Percebe-se claramente que o aparelho faz jus ao ser apontado como um top de linha.

O aparelho traz diversos refinos em relação ao Galaxy S7, que ainda hoje pode ser considerado um dos melhores smartphones do mercado, os updates em relação ao seu antecessor são de excelente agrado, infelizmente o aparelho ainda não pode ser considerado o mais completo do mercado, e perfeito em trazer tudo que temos de tecnologia, entretanto forçar demais para que o aparelho tenha uma bateria melhor, ou seja repleto de recursos pode ser um tiro saído pela culatra como foi o Note 7.

O aparelho tem excelentes acessórios como o Gear VR que foi recentemente reformulado e falaremos dele em outro artigo, assim como o Dex, a base para transformar o smartphone em um sistema operacional que também falaremos em outro artigo.

Por fim, como usuário saído do Galaxy S7 (não usei a versão edge), considero que valha a pena o upgrade para o S8, claro que cada um tem que considerar sua possibilidade em relação ao custo-benefício da atualização;

O aparelho é muito bonito e a qualidade de câmera é excelente, os novos recursos de desbloqueio através da íris, USB C, bluetooth 5.0, dual chip, tela padrão EDGE, faz com que o S8 seja um aparelho muito mais completo para quem busca o melhor da tecnologia.

Veja algumas fotos do aparelho:

 
Philipe Cardoso
Philipe Cardoso
26 anos, Advogado, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuía formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *