Review Motorola Quench: O smartphone com o melhor preço da categoria | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Review Motorola Quench: O smartphone com o melhor preço da categoria

Por Philipe Cardoso
Categoria: Android
maio 24th, 2010
48 Comments
9568 Views

Clique Aqui para comprar o Motorola Quench nas lojas SUBMARINO.

Salve galera! Preparamos mais um review completíssimo para vocês amantes de gadgets. Desta vez trazemos até nosso QG o Motorola Quench para avaliação.

Utilizei o aparelho por algumas semanas e  com este review pretendo mostrar todas as impressões que tive do aparelho como usuário corporativo e usuário normal.

Neste review, como de costume fiquei na avaliação geral do aparelho, organizando o conteúdo por design, hardware e software. Então vamos começar:

——————————————————————————————————————————

Antes de tudo, acompanhem o vídeo do Unboxing do Motorola Quench, a retirada da caixa e as primeiras impressões.

Como vocês puderam ver, me impressionei de cara com o peso do aparelho, ele é bastante leve e fino. Pude carregar no bolso sem dificuldade e sem chamar muita atenção com o volume.

Design do Motorola Quench

O smartphone chama a atenção por ser (da linha Motorola) o mais fino e discreto Android, com 116.7 mm de altura, 59.4 mm de largura e 12.3 mm de profundidade, tudo isto pesando apenas 123.5 gramas.

Usando o smartphone por um tempo, pude perceber que de fato o aparelho é voltado para o público jovem, tanto pela disponibilidade de capas que vem na caixa (uma preta e outra vermelha) como pelo preço acessível para quem quer investir pouco.

O principal motivo para ele ter o design tão fino é a ausência do teclado físico, presente nos demais Android’s da Motorola, para compensar, o aparelho possui 4 botões físicos (Menu, Busca, Home e Voltar) além de uma espécie de trackpad no meio para navegar entre aplicativos e páginas. Este botão central é bastante interessante, pois torna a navegação bem fácil para quem não gosta de utilizar todo o tempo o visor touch screen ou precisa de maior precisão na hora de posicionar o cursor numa área específica. Eu por exemplo utilizo bastante na hora de posiciona-lo em determinada área de um longo texto.

Na lateral do Quench, do seu lado esquerdo, está o botão para câmera, responsável por ativar o software de foto ou capturar uma imagem, assim como inciar ou pausar uma gravação de vídeo. Logo acima está o power botton, com a tradiconal função (além de desligar e ligar o aparelho é claro) de ativar e desativar rapidamente serviços como Wi-Fi, GPS, Bluetooth e Modo Avião.

Na lateral direita do aparelho, está o botão de aumentar ou diminuir volume assim como a entrada USB para sincronização com o computador ou simplesmente carregar o aparelho, a entrada fica totalmente a mostra mas eu prefiro isto à uma “tampinha” de borracha cobrindo a entrada, que pode futuramente (e irá) rasgar..

Como no Motorola Dext, a entrada para os fones de ouvido fica na parte de cima do aparelho, seguindo o padrão 3,5 mm. E por falar em fones de ouvido, o que acompanha o gadget na caixa é muito bom, possuindo inclusive  microfone e botão para atender as chamadas, tudo com um design muito atraente.

Uma função que não poderia faltar é o led para notificações, aliás o que seria de um smarphone se ele não mostrasse todo o tempo quais as novidades que surgem em sua tela para o dono.

Como podem ver na foto ao lado, o led de notificações do Quench é bastante discreto, ficando com a luz intermitente de aviso sempre que você tem uma ligação ou mensagem não vista, o alerta também serve para qualquer outra notificação de um programa que à use, como um tweetie não lido ou nova menssagem no MSN.

Tirando a tampa da bateria (tarefa que requer bastante calma e paciência) vemos onde colocar o SIM Card da operadora e cartão SD que acompanha o aparelho.

Principais Pontos Positivos:

A leveza do aparelho e suas dimensões. Mesmo sendo tão completo ele consegue ser bastante compacto e ter diversas funções de hardware como o trackpad bem interessantes, além da possibilidade de mudar o visual do aparelho apenas mudando de capa.

Principais Pontos Negativos:

A área do Trackpad tem a mesma textura de toda frente  branca do aparelho que é em linhas horizontais, o que deixa este botão áspero na hora de passar os dedos, creio que uma textura lisa ficaria mais atraente e outra crítica vai para a tampa traseira, dificílima de tirar, por várias vezes machuquei meus dedos tentando tirar a tampa que protege a bateria do aparelho, tanto a vermelha como a preta. Apesar da praticidade para trocar a cor do smartphone, a dificuldade para trocar de capa me desanima de ficar trocando toda  hora.

Hardware do Motorola Quench

Ai está o grande forte do Motorola Quench, aliado a um preço hiper competitivo, suas funções de hardware são simplesmente incríveis como todo Android e smartphone Motorola devem ter. Vamos ao que o aparelho oferece:

  • 3G
  • WiFi
  • GPS
  • Bateria BP6X (1400 mAh) (mesma do Motorola Dext e Milestone)
  • Bluetooth 2.1
  • Câmera de 5.0 Mpx com Flash
  • processador de 526 MHz
  • A memória interna de 512 MB
  • Cartão microSD de 2 GB (expansível até 32 GB)

Câmera

A câmera de 5.0 Megapixel, se destaca pelo Flash LED e também pelo software reformulado desta versão do Android, deixando as funções do aplicativo de câmera muito mais fáceis de acessar.

Algo bem interessante é que assim que batemos uma foto ou gravamos um vídeo ele automaticamente nos possibilita compartilhar com diversos serviços pré configurados como o Picasa, Twitter, Enviar por e-mail, Editar a foto no próprio aparelho entre outros. Ainda é possível adicionar à foto sua localização determinada pelo GPS integrado através de GEOTAG, com isto é possível ver a qualquer hora no próprio Google Maps do aparelho, a exata localização de onde a foto foi tirada.

Abaixo está uma galeria com imagens tiradas exclusivamente com a câmera do Quench, coloquei exemplos com e sem uso do Flash, e em ambientes muito e pouco iluminados.

Conectividade

3G e Wi Fi

Como dito anteriormente, o Quench possui suporte a redes WiFi e 3G. Em testes realizados com o 3G da operadora OI, não tivemos problemas inclusive em movimento, a conexão se mostrou sempre constante (respeitando é claro o limite operacional da operadora de telefonia em determinadas áreas).

Quando nos logamos em uma rede WiFi, automaticamente ele suspende a conexão 3G para economizar (ainda bem) no pacote de dados, também não tive problemas com compatibilidade nas redes sem fio que acessei, seu alcance também se mostrou muito satisfatório.

Bluetooth

Esta conexão é o calcanhar de Aquiles da versão 1.5 do Android, isto porque ela é bastante limitada, não podendo fazer transferência de arquivos, nem imagens e músicas. Algo que pode não oficialmente ser contornado com uso de programas disponíveis na Android Market, o Quench utiliza a tecnologia Bluetooth 2.1.

GPS

No geral o recurso GPS de todos os Androids que utilizei são bastante parecidos, o que realmente muda é o software que você irá utilizar como navegador. No caso do Quench, ele já vem com o MotoNav pre instalado no cartão SD. Basta completar a instalação e fazer a ativação do aplicativo.

Infelizmente a versão gratuita do excelente Google Navigation Maps não está disponível para o Quench, devido a versão Android que vem com ele ser a 1.5. (O navigation maps até agora funciona apenas para versões com Android  1.6 ou superior).

Abaixo disponibilizo um vídeo com créditos internacionais mostrando o uso do aplicativo de GPS da Motorola:

Tela sensível ao toque


Ai está um item que ao meu ver o Quench supera um “irmão de sistema” no caso o Dext (por falar nisso fica de curiosidade. Nos EUA, o Quench se chama Motorola Cliq XT, ou seja, uma continuação do Dext sem teclado), a tela sensível ao toque dele é muito mais precisa e a digitação é  incrivelmente melhor.

O Android do Quench sofreu um redesenho no teclado virtual e ganhou além de mais espaço, teclas maiores e uma notificação (opcional) que faz o aparelho vibrar quando uma tecla é pressionada, possibilitando inclusive digitar sem olhar todo o tempo para o display do aparelho. Tarefa impossível para mim quando testei o Dext.

Bateria

O Quench vem equipado com a mesma bateria (1400 mAh) presente tanto no Motorola Dext como no Motorola Milestone,  a autonomia da bateria é o padrão para os demais Androids que testei, não ultrapassando um dia de uso moderado.

Com o tempo você aprende a dosar o uso dos recursos e acaba conseguindo fazer o smartphone ficar até mais tempo ligado, porém nada surpreendente já que estamos falando de um telefone que fica o dia todo sincronizando com diversos serviços web e possui diversas funções legais que você vai querer utilizar todo o tempo.

Principais Pontos Positivos:

  • Quantidade de recursos
  • Processador rápido
  • Tela com 320 x 480 pixels
  • Qualidade da câmera para tirar fotos e gravar vídeos
  • TrackPad
  • Bom posicionamento dos botões laterais e frontais para rápido acesso
  • Flash
  • Tela sensível ao toque com melhor resposta

Principais Pontos Negativos:

  • O tempo de duração da bateria pode sempre melhorar

Software

O sistema do Quench apesar de ser o mesmo do Backflip e Motorola Dext tem algumas diferenças. A primeira delas é, o teclado virtual que está muito mais fácil de digitar e proporciona poucos erros para quem tem os dedos maiores. Outra notável diferença está na possibilidade de dar Zoom em uma página da Web com os dedos em formato de pinça, recurso bastante prático e divertido. O que me faz pensar o porque da Motorola não implementar estas modificações em outros smartphones da linha e também o porque de não colocar a última versão disponível do Android no caso a 2.0 ou até 2.1, porém esperaremos atualizações.

Como no Dext, também é possível sincronizar seus dados com o portal Moto Blur, assimo como localizar o telefone no mapa em caso de roubo ou perda e também apagar todas as informações, para que ninguém mais consiga acessar seus dados que alias serão muitos, já que é possível configurar praticamente todas as redes sociais e adicionar diversas contas de e-mail e twitter, além é claro de proteger as informações que poderão vir a ficar salvos com o uso do navegador.

Não irei falar muito do sistema. Caso queiram saber mais, acompanhem a Review do Dext, onde o Android 1.5 Cup Cake foi destrinchado por completo.

Confira um vídeo que fiz mostrando os principais recursos do aparelho Motorola Quench:

Ps. O vídeo foi gravado com a câmera do Motorola Backflip, assim como todas as fotos do Quench.

Principais Pontos Positivos:

  • Melhoria no design do teclado virtual
  • Melhor software para gestão da câmera
  • Zoom com os dedos em forma de pinça

Principais Pontos Negativos :

  • Versão do Android desatualizada
  • Ausência da função Swype, presente no Click XT, o “Quench Norte Americano”

Análise Final

Testando o aparelho por quase um mês, e utilizando no dia a dia, para ler e-mails, blogar, acessar redes sociais e muitas outras coisas. Percebe-se claramente que o aparelho é voltado para o público jovem e também quem está a procura de um smartphone acessível.

Seu preço de mercado está imbatível e um aparelho com estes recursos pode ser considerado sem duvida alguma o de melhor Custo Benefício.

O que me faz achar isto?

Primeiro temos o crescimento do mercado de Androids, e logicamente da sua loja de aplicativos. Hoje são mais de 25.000 aplicações disponíveis para download, excelentes programas em uma plataforma rápida e gratuita além de constantes atualizações dão bastante credibilidade para quem deseja ter um sistema sempre atualizado e aproveitando o máximo dos recursos que um smartphone pode oferecer.

O Android por si só é um sistema cool e com certeza chama a atenção tanto pelas aplicações como pelos recursos, é GPS, Wi-Fi, 3G, Câmera de 5.0 Mega pixel (muito melhor que a velha digital da minha família).

Quer dizer que o público corporativo não vai gostar do Quench?

Não necessariamente. Sua espessura e simplicidade pode agradar muitas pessoas deste meio, não podemos esquecer é claro que ele já sincroniza com o Microsoft Exchange . Além de possuir funções e a estabilidade de um sistema confiável que qualquer empresário procura.

Por estas e outras eu acho que o Android em pouco tempo será o sistema número 1 de smartphones em todo o mundo em pouco tempo.

Confira as fotos do aparelho que foram tiradas durante o review:

Gostaria de agradecer ao Departamento de Marketing da Motorola e Agência Cadastra por cederem o aparelho para o review.

Clique Aqui para comprar o Motorola Quench nas lojas SUBMARINO.

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

48 Responses to “Review Motorola Quench: O smartphone com o melhor preço da categoria”

  1. christianlino disse:

    Excelente review!! Esse Motorola tem tudo que um bom Smartphone deve ter. Tem tudo para ser um grande sucesso.

  2. Orangeman disse:

    Philipe parabens pelo Review. Mas gostaria de saber se voce nao teve problemas com esse aparelho na rede da Oi em modo 2G (dois). Possuo esse aparelho, funciona normalmente em todas as operadoras exceto na Oi (Vitoria – DDD27), em modo 3G ele funciona tudo, em modo 2G somente dados, nao deixando receber/fazer ligações.

    • Aucimar Santos disse:

      Review otimo,Orangeman,tambem moro em Vitoria e estou querendo comprar um desses,realmente ele tem incompatibilidade com a operadora Claro e Oi,como os Apns,em chamadas ou mensagens de texto,etc…isso se da devido ele nao ser totalmente desbloqueado pela Motorola e Tim,p/ solucionar esses problemas de incompatibilidade,so mesmo a assistencia tecnica,levando todos os itens dele mais a nota fiscal,e trocar seu Firmware por o Retail ( motorola desbloqueado) o que e melhor nao exitirar nada mais da Tim nele.Estou pretendendo comprar ele mas na versao preta que e somente vendido nos EUA com o nome de Clik xt,pois a Tim pecou bastante em nao trazer o Preto pro brasil,quanto ao sistema operacional android ele tem suporte a lingua portugues ptbr como os xing lings

      • Jorge disse:

        Tb comprei o aparelho, mas aqui em Natal não funciona na operadora Oi, a motorola pediu para eu enviar para a assistencia técnica, para atualização. Ainda não enviei pq fiquei com dúvida. Alguém já fez isso. Obrigado.

  3. Eduardo Borges disse:

    Ótimo review, por bastante tempo tive dúvidas de qual seria meu futuro smartphone, mas agora já não tenho mais.

    • Philipe Cardoso disse:

      Obrigado Eduardo, Fico feliz de ter tirado suas duvidas em relação ao smartphone que deseja adquirir. Qualquer dúvida só entrar em contato Ok.

  4. Parabéns mais uma vez pelo review, Philipe!

    Estou maluco pra colocar minhas mãos nesse aparelho…
    E agora, mais ainda!

    Abraços a todos!

  5. Daniel disse:

    Gostei do Review Philipe, mas fique com uma duvida e tenho uma pergunta:
    1) o Bluetooth orginal é o 1.5, da para fazer ele funcionar como 2.1 pelo Android Market como você mencionou ou seria melhor espera atualização para a versão do Android 2.1 conforme o site da motorola https://supportforums.motorola.com/community/mana… ou não dá problema nenhuma fazer essa "atualização"?
    2) O GPS já tem algum que funciona nas ruas do Brasil parecido com o OvI da Nokia Gratuito ?

    Esqueci de pergunatr o WiFi é DNLA mesmo ?

    Abraços

    • Philipe Cardoso disse:

      Olá Daniel,

      Fico feliz que tenha gostado do Review,

      BOm vamos lá.
      Ainda não saiu a atualização para o Android 2.1 para o Quench, inclusive não recomendo de maneira alguma instalar versões hackeadas. Espere a atualização oficial ou da Motorola ou de Sua operadora.

      O que determina o GPS é o software que vc vai usar, Google Maps, Navigation, MotoNav, Ndrive, todos eles tem versões para as ruas Brasileiras.

      • Daniel disse:

        Olá Philipe

        Quanto versão hackeada, nada disso, o que eu falei foi sobre aquele link que eu passei aonde fala sobre as atualizações da Motorola para o Android, eu não sei quanto tempo foi a diferença entre a data marcada lá e o atualização do Milestone aqui no Brasil ? Pelo menos quando a Motorola lança o Celular lá nós EUA logo ela lança aqui com outro nome, mas igual, por isso eu falei do Bluetooth que já esta atualizado na versão mais nova do Android.

        Quanto ao GPS eu acho que só o Google Navigation Maps vai ser gratuito, pois o MotoNav só funciona gratuitamente por 60 dias.

        Abraços

        • Philipe Cardoso disse:

          Olá Daniel.

          Bom o lançamento do aparelho ele custuma ser imediato, foi assim com o Milestone, recem lançado lá fora chegou em menos de uma semana no Brasil. Porém as atualizações demoram mais, cerca de 3 a 4 meses se não me engano (apenas agora as operadoras estão atualizando o Milestone). E Sim há diferença de datas.

          Isso mesmo.. O Problema do Navigation é que ele não está disponível no Brasil, (porém voce pode seguir este tutorial que irá conseguir uma versão do Maps modificada que aceita – http://www.zoomdigital.com.br/2010/01/como-ativar-o-google-maps-navigation-no-brasil/ ).

          Quando falei de versão hackeada é uma atualização não oficial pela operadora. Eu mesmo fiz a minha deste jeito, porém nunca é recomendado.

          Espero ter ajudado

          Qualquer dúvida so entrar em contato.

  6. Guilherme Eloi disse:

    Estou quase comprando esse tel…
    Gostaria apenas de saber se podemos ter esperanças de atualização de versão do android dele? Caso não tenhamos uma atualização oficial,é possivel atualizar por metodos genericos?
    E em questão a qualidade do alto falante, ele pode ser comparado ao do Nokia N73, é melhor, pior ou no mesmo nivel?

    Obrigado galera
    abraços

    • zoomdigital disse:

      Olá Guilherme,

      Provavelmente irão disponibilizar métodos genéricos de atualização antes do oficial, mas é claro recomendo ir pela oficial.

      Olha, nunca testei o alto falante do N73, mas posso dizer que gostei muito do Quench.

  7. BR007 disse:

    Aos interessados… Entrem no chat da Motorola:
    https://motorola-global-portal-pt.custhelp.com/app/utils/chat
    e cobrem o upgrade do Android 2.2 para o Quench.

    Abs!

  8. BR007 disse:

    Aos interessados. Entrem no chat da Motorola: https://motorola-global-portal-pt.custhelp.com/ap
    e cobrem o upgrade do Android 2.2 para o Quench.

    Abs!

  9. RBC disse:

    Pelo amor de Deus!

    Alguém me explica como tira a tampa desse celular.

    É difícil pacas. Estou até com medo de quebrar a bagaça.

    Obrigado, atecipadamente.

    • zoomdigital disse:

      Realmente é bastante complicado, no vídeo de unboxing se não me engano eu cheguei a tirar, tome cuidado para não quebra-la mas também não precisa ser mt delicado se não ela não sai.

      Aperte o botão e coloque o aparelho em uma superficie onde ele não possa escapulir e cair no chão.

  10. Stunts disse:

    O review do site foi de extrema importância para aminha decisão na compra desse aparelho e não me arrependi!
    Vlw mesmo pelo ótimo review

    • zoomdigital disse:

      Fico feliz que tenha gostado e que nosso post lhe ajudou na decisão. Realmente o Quench não está para brincadeiras, é um exceletne smartphone e ainda tem previsão de atualização.

      Parabéns por ser o mais novo no mundo Android.

  11. Roseli Camargo disse:

    Eu amei esse celular mas tive um problema ( banal ) mas tive. Ao colocar a capa rosa ele manchou toda a parte branca do aparelho e eu costumo ser muito chata com a aparência dos meus celulares. Não consegui nada que fizesse voltar a ser branquinho novamente. Isso coisa de 3 dias que usei essa capinha 🙁

  12. gui disse:

    ótimo review mesmo
    só gostaria de saber se ja há alguma comentario para atualização da versão android para 2.0 ou 2.1 ou até mesmo 2.2
    afinal apartir de agora os aplicativos que serão lançados no android market serão para versão atualizadas
    então se alguem souber de alguma coisa sobre
    avise

  13. @RiomarBruno disse:

    É bem simples tirar a tampa , da uma olhada é so apertar aquele botao e puxar a capa para tras[youtube 3iErogQabUk http://www.youtube.com/watch?v=3iErogQabUk youtube]

  14. Rodrigo disse:

    Olá Eu nao mudei a capinha, estou usando a grafite (cinza), mas a parte branca da frente do meu celular esta ficando rosa tb, o que pode ser? como faço pra limpar?

  15. Paula disse:

    Comprei o Quench há 1 mês, mas só hoje achei o seu review, que é ótimo – parabéns!
    Estava achando que eu estava fazendo algo errado por não conseguir usar o bluetooth, mas agora entendi – ele não presta mesmo! Como é que já se viu não conseguir transferir arquivos por bluetooth??
    Ainda não passei no Market – é meu programa pro final de semana!
    Pergunta: meu aparelho esquenta muito! Mesmo com as opções de economia de energia, desligando bluetooth e wi-fi. Mesmo sem uso, quando pego no aparelho, ele está quente. É assim mesmo ou o meu veio bichado?

  16. Paula disse:

    Como faço para gerenciar os programas e arquivos do cartão SD?
    Como o aparelho não transfere por bluetooth, carreguei arquivos no SD, mas não sei como descarregar (fotos, músicas, programas etc.).
    Não achei o gerenciador pré-instalado. Tem algum no Market? Qual o nome?

  17. Rodrigo Rocha disse:

    Philipe parabens pelo Review. Mas gostaria de saber se voce nao teve problemas com esse aparelho na rede da Oi em modo 2G (dois). Possuo esse aparelho, funciona normalmente em todas as operadoras exceto na Oi (Alagoas – DDD82), em modo 3G ele funciona tudo, em modo 2G somente dados, nao deixando receber/fazer ligações.

    como posso solucionar isso?

    • zoomdigital disse:

      Olha em geral a internet 3G é pessima… Depende mt do lugar. O meu milestone mesmo só mostra com rede não 3G. Poucos casos é 3G. E as vezes a velocidade está até boa.

      Ainda não sei mas acho que a configuração do display dos Androids mostrando se é ou nao é 3G é meio errada. Recomendo realizar um teste pelo Speed Test, um aplicativo na Android Market excelente.

      Fica dica

  18. André Ferreira disse:

    Olá estou com uma grande duvida: exite algum programa para conectar o Quench no pc? Tipo Nokia Suite, Outra coisa meu cartão SD nao funciona 🙁

    • zoomdigital disse:

      Tem o site do MotoBlur. Mas programa pra transferencias ainda não testei nenhum.

      Se achar entro em contato.
      Att

  19. anna leticia disse:

    oi, acabei de comprar um motorola quench e estou adorando o aparelho, so tem um problema, quando tiro fotos em ambientes escuros ele ativa o flash automaticamente e acho que o flash não está bom,porque a foto fica toda branca, no seu tambem fica assim quando tira foto com flash?

  20. Otavio rodovalho disse:

    Gostaria de fazer uma pergunta para você que ja fez um review dos dois aparelhos qual o melhor o quench ou dext?
    E qual a diferença do quench do brasil e dos estados unidos?

    • zoomdigital disse:

      Ola… O Quench e o Dext saõ bem parecidos.. No caso o Dext vem com teclado fisico. Eu gostei mais do quench mas é opnião minha…

      No caso da diferença é mais na questão de nome e poucas funções. Como o Milestone e Droid.

      Espero ter ajudado

  21. Vanessa disse:

    olá!! comprei um motorola quench e ñ esta funcionando o botão do meio, será que tem alguma configuração
    desabilitada me responda por favor!!! desde ja agradeço!!!!!

    • zoomdigital disse:

      vc viu como o mesmo funciona ele é sensivel ao toque se nao estiver fguncio encaminhe para a autorizada

  22. maikon disse:

    Olá !!! eu sou surdo desde que comprei esse aparelho venho sofrendo com ele pois está dando problema, já levei a assistencia tecnica 2 vezes e vem apresentando problemas eu vou entra na jusTIça pois paguei cARO e nada foi resolvido fico feliz que com vc s está tudo certo

  23. URL disse:

    … [Trackback]…

    […] Read More here: zoomdigital.com.br/review-motorola-quench-o-smartphone-com-o-melhor-preco-da-categoria/ […]…

  24. … [Trackback]…

    […] Read More here: zoomdigital.com.br/review-motorola-quench-o-smartphone-com-o-melhor-preco-da-categoria/ […]…

  25. UK Chat disse:

    … [Trackback]…

    […] Read More Infos here: zoomdigital.com.br/review-motorola-quench-o-smartphone-com-o-melhor-preco-da-categoria/ […]…

  26. … [Trackback]

    […] Read More here: zoomdigital.com.br/review-motorola-quench-o-smartphone-com-o-melhor-preco-da-categoria/ […]

  27. … [Trackback]

    […] Read More here: zoomdigital.com.br/review-motorola-quench-o-smartphone-com-o-melhor-preco-da-categoria/ […]

  28. … [Trackback]

    […] There you will find 45330 more Infos: zoomdigital.com.br/review-motorola-quench-o-smartphone-com-o-melhor-preco-da-categoria/ […]

  29. … [Trackback]

    […] Read More: zoomdigital.com.br/review-motorola-quench-o-smartphone-com-o-melhor-preco-da-categoria/ […]

  30. … [Trackback]

    […] Find More Informations here: zoomdigital.com.br/review-motorola-quench-o-smartphone-com-o-melhor-preco-da-categoria/ […]

  31. … [Trackback]

    […] Read More: zoomdigital.com.br/review-motorola-quench-o-smartphone-com-o-melhor-preco-da-categoria/ […]

  32. … [Trackback]

    […] Read More: zoomdigital.com.br/review-motorola-quench-o-smartphone-com-o-melhor-preco-da-categoria/ […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *