Raspberry Pi, pequeno e de baixo custo

CEO da Disney entra para o quadro de conselheiros da Apple
01/12/2011
Resfriamento do gabinete com óleo
03/12/2011

Raspberry Pi, pequeno e de baixo custo

Com a ideia principal voltada para o incentivo aos jovens e crianças demonstrarem mais dedicação no aprendizado de tecnologias diferentes, sendo que desde cedo podem preparar-se para uma profissão, pesquisadores da Universidade de Cambridge no Reino Unido desenvolveram uma placa lógica do tamanho de um cartão de crédito, na qual é possível rodar uma distribuição Linux embarcada, por exemplo.

O computador é chamado de Raspberry Pi, e possui dois modelos equipados com um processador ARM com 700 Mhz de frequência: um deles é mais simples (modelo A) e conta com 128 MB de memória RAM, interface USB e entrada para vídeo composto. Já o modelo B, além do essencial citado, possui 256 MB de memória RAM e conexão para rede cabeada. No modelo A a conexão de rede pode ser configurada sem grandes problemas, porém, existe a necessidade da instalação de um adaptador USB convertendo para uma interface de rede.

O armazenamento de dados é realizado em um cartão de memória do tipo SD e a alimentação do dispositivo pode ser feita via interface microUSB (com alimentação por cabo gerando cerca de 5V) ou um carregador padrão.

Os pesquisadores esperam colocar o equipamento no mercado ainda esse ano, custando o valor de US$ 25 dólares pelo modelo A e US$ 35 dólares pelo modelo B.

A iniciativa da pesquisa é ótima, mas nada inovadora. O que compensa mesmo é o custo, assim como também, os objetivos do projeto.

Fonte: G1 Tecnologia Imagem: slashgear.com

Joatan Fontoura
Joatan Fontoura
Estudante de tecnologias. Trabalha na área de TI, adora todo o tipo de gadgets e nas horas vagas tenta ser twitteiro e blogueiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *