R7 está no ar, o novo portal de notícias da Rede Record | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

R7 está no ar, o novo portal de notícias da Rede Record

Por Philipe Cardoso
Categoria: Tecnologia
set 28th, 2009
9 Comments
968 Views

R7

Está no ar o um dos portais mais anunciados e que mais despertou a curiosidade dos internautas esta semana, falo do R7, o portal de notícias da Rede Record de Televisão que tem como objetivo segundo eles mesmo acabar com o monopólio na internet brasileira, a coisa já começou parecendo errada por ai, não acredito em monopólio na internet, diferente de qualquer outra mídia você tem um mundo de alternativas onde não precisa ficar preso a um só meio ou grande sistema de comunicação, as alternativas são enormes e sempre que for inconveniente podemos simplesmente parar de acompanhar certas fontes de notícia, portanto um lugar na internet quando tem bom conteúdo atrairá o público por livre espontânea vontade.

Não quero transformar isto em uma review do R7 até mesmo porque review de site fica meio estranho, o que quero é comentar nas próximas linhas do post o que achei de alguns detalhes do novo portal da Record, tentarei ser o mais neutro possível, então vamos lá.

A primeira grande mancada foi logo após o anúncio na TV do lançamento do site foi que os servidores simplesmente não aguentaram e o R7 ficou fora do ar por alguns instantes, o necessário para começar a falarem mau e criarem certas piadinhas grande parte delas no Twitter, eu estava muito ansioso para ver como seria o layout deste novo site, afinal pelo que vinha prometendo e todo seu investimento de 100 milhões de reais tudo começava a parecer “coisa de outro mundo”, quando os servidores haviam se estabilizado pude enfim conhecer a cara do portal, olhe e gritei – “Entrei na Globo.com!” o site lembra muito o próprio portal do G1 e do IG, fundo branco conteúdo solto e bem visível misturando elementos de ambos causou mais comentários no Twitter, “Seria o portal da Record o G2, uma cópia descarada do G1?” Brincadeiras a parte acho que não há muito que fugir disto quando se manda o designer criar algo “clean” e que mostre bastante informação, aliás padrões de qualidade são padrões de qualidade.

De cara consegui ver que o R7 tinha sido dividido em 5 partes –Notícias, Entretenimento, Esportes, Vídes e Rede Record, todas elas te levam para portais independentes através de um subdomínio, como noticias.r7.com toda estrutura dos artigos está muito bem organizada e a informação flui naturalmente no passar dos olhos pela página, não preciso nem falar mais que a estrutura ficou muito boa não é?

As outras páginas seguem acompanhando suas características, seja entretenimento com notícias de artistas, música, cinema etc… Até a parte para vídeos onde é reunido todos os artigos multimídias que tenham conteúdo referente as notícias do site e esportes que também ganhou um aspectos muito similar ao da Globo.com e ao do IG, inclusive com o escudo dos times e suas respectivas notícias que infelizmente demoraram um pouco para serem atualizadas, quando um jogo já havia terminado e na Globo já pude acompanhar todo conteúdo e matéria pós-jogo no R7 nem a notícia do resultado tinha saido, não quero parecer cruel nem puxar sardinha para o lado de outros sites mas é que o portal que vai “Acabar com o monopólio na internet” parecia não ter falhas.

A última categoria, Rede Record é totalmente sobre a TV e sua programação, lá você pode acompanhar tudo que está passando, vai passar e sobre seu programa favorito, nada que me interesse muito.

O site também se divide em sessões que vai do trânsito até tecnologia, e como tem mais a ver me prenderei em comentar apenas sobre a segunda que foi dividida com as notícias de ciência, sinceramente não gostei da divisão você clica para ler sobre tecnologia e vem diversas notícias sobre aquecimento global, futuro da medicina, genética enfim, não que isto fuja da tecnologia mas não é o tipo de notícia que não está diretamente ligada ao que estamos acostumados a ver quando falamos de novidades tecnológicas (mas para quem liga para o costume, afinal inovar é preciso).

Gostei também da área de vestibular e concursos, é bem completa e vale a pena perder uns minutinhos por lá.

O R7 está também apostando no poder das redes sociais, eles já disponibilizaram comunidade no Orkut, link para o Twitter, facebook e Youtube.

Resta apenas esperar para saber como será a qualidade do conteúdo que será produzido, afinal seria muito injusto dar o veredicto final em um site apenas nas suas primeiras horas e sinceramente se mostrou com chances reais de ser um dos grandes portais de notícia da internet brasileira, vamos ver se todas as áreas serão sempre atualizadas e o nível de primeira mão que terão as notícias, afinal é preciso justificar o investimento de 100 milhões de reais, um valor que eu considero bastante alto já que estamos em uma época que o que não falta é conteúdo bom sendo produzido a baixo custo por quem nem é profissional mas deveriam receber pelo ótimo trabalho que fazem, em sua maioria pelos blogs.

O que vocês acham? Gostaram do conteúdo do layout ou acharam que não passa de uma cópia de outros sites, inclusive já tem gente dizendo por ai que o intuito do R7 não passa de falar mau da Globo.

No final o que ganhamos foi mais uma fonte de notícia e entretenimento, acho que só temos a agradecer no final de tudo já que a escolha do feed que iremos assinar é apenas nossa.

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

9 Responses to “R7 está no ar, o novo portal de notícias da Rede Record”

  1. Show o portal, com certeza vai virar um dos sites que eu leio diáriamente 🙂

  2. Renan Vieira disse:

    Imagina o pessoal contando o case de ‘sucesso’ do R7: “Nos vimos o G1 e falamos: ‘VAMOS FAZER IGUAL!’… e assim nasceu o R7

    HAHAHHAHAHA

  3. Diogo disse:

    Realmente é uma cópia do site da Globo, a disposição dos menus, as fotos, o menu As + Lidas, tudo é igual ao G1, a Record não tem personalidade, eles acreditam que podem atraí o público da Globo copiando seus produtos para que as pessoas não sintam falta, pelo fato da semelhança. A record só não caiu mais em audiência porque o SBT ainda muda muito os horários dos programa. Apesar de não acessar frequentimente a Globo.com (prefiro UOL) a Globo é competente no faz. Agora é ficar de olho do r7, eles agora vão tentar copiar sempre a pagina inical da globo.com para ter as mesmas manchetes e quem sabe fotos.

  4. Parabéns pelo post Philipe, muito boa sua avaliação.

    A Record quer repetir a fórmula que vem tendo sucesso na TV. E acredito que isso seja uma boa estratégia… Quando quero buscar informações gerais entro no Globo.com porque as informações ficam muito bem dispostas e organizadas e além de tudo é fácil a memorização da sua estrutura.

    Cabe a Record se diferenciar nas coisas mais sutis e na velocidade de disponibilização do contéudo…

    Além disso o R7 já chega muito atrasado à brincadeira e boa parte dos 100 milhões em investimentos servirão para pagar boa parte dos salários inflacionados dos profissionais que eram de outros portais e agora compõem o quadro do R7 e esse pode ser um trunfo do novo site.

  5. João Santana disse:

    Não entenda isto como uma crítica, por favor. Revise seu texto e, sempre, use pontos, vírgulas, ponto-e-vírgulas e demais sinais gráficos para permitir, ao leitor, uma leitura fluente e,principalmente, coerente.

  6. De mdo algum João, apesar de achar que o texto ficou de bom entendimento irei assimilar sua dica muito obrigado.

    Critica construtiva nao tem o pq nao querer.

    Gostei muito do feed back de voces, realmente é por ai mesmo, deu para ver que ficou mt mas mt parecido seria apenas coencidencia? Ou seria algo mais, na internet temos destas perolas, mas resta acompanhar e ver se a qualidade pq isto que no final vale mesmo vai ser tão boa quanto dos outros portais na internet.

  7. Ágata disse:

    Geeeente, não é que eles copiaram, a Record contratou o Web Designer da Globo também! Só isso!

  8. Beto disse:

    A Record é patética, copiou na cara dura como faz em toda sua programação. Parece uma criança que nasceu pobre, ganhou dinheiro da noite para o dia e decide comprar tudo sem saber nem pra que serve. Não precisava tamanho investimento, bastava direcionar o dominio para G1.

  9. Robson M. disse:

    O R7 é uma cópia discarada do G1, um absurdo, não é só a TV que sofre com a falta de criatividade….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *