Na década de 1990 era muito clássico receber em casa CD´s com a logo da AOL estampada na capa e a frase “2500 horas de internet grátis” e ainda “instale agora o discador da America Online e fique online!”
Bom, na verdade, não sei se era bem isso que dizia, mas, se não era, devia ao menos ser bem parecido…
Lembro bem quando os ditos vinham junto com o jornal todas as manhãs ou recebiamos nos sinais de trânsito…ah, quando não mandavam diretamente e exclusivamente para nosso endereço, como se fosse um tipo de SPAM físico no mundo offline.
Pois bem, certo dia, um metido aí resolvou ir atrás e tentar descobrir quanto a AOL gastou com toda a “tempestade” de mídias na época.
Quem respondeu foi Steve Case (co-fundador e CEO da empresa na época). O senhor Case afirmou que os gastos com CD´s eram de cerca de 10% do que cada assinante pagava durante todo o período de clientes. Tendo como base um tempo médio de 25 meses, os gastos com as mídias eram de US$ 35,00 dólares por pessoa.
Tempos depois, Jan Brandt CMO (Chief Marketing Officer) da companhia na época, afirmou a um usuário, quem arriscou a dizer que os gastos eram de cerca de US$ 300 mil dólares com as mídias, que os valores eram bem mais altos.
Segundo Brandt, naquela década, cerca de 50% dos CD´s fabricados no mundo tinham o logo da AOL.
Talvez, com base nesses dados podemos verificar que em 1992 o total de clientes da empresa era de cerca de 200 mil. Dez anos depois, o número de usuários era de 25 milhões.
Parece que os CD´s renderam bons resultados, não?
Fonte: Meio Bit