Projeto Amazon Prime Air promete utilizar drones para realizar entregas | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Projeto Amazon Prime Air promete utilizar drones para realizar entregas

Por Joatan Fontoura
Categoria: Curiosidades
dez 8th, 2013
4 Comments
1607 Views

Os drones podem ser uma tecnologia rápida, barata e eficiente, dependendo do seu uso ou aplicação. Apesar da inexistência de regulamentação para uso civil por parte da FAA (Federal Aviation Administration) nos EUA, mas com previsão para emissão em 2015, o CEO da Amazon, Jeff Brezos, revelou no programa 60 Minutes da CBS, o Amazon Prime Air, projeto que a companhia está desenvolvendo com a intenção de realizar a entrega de encomendas utilizando drones, garantindo o tempo médio de 30 minutos entre o centro de distribuição da Amazon e a residência do cliente.

amazon_prime_air

A ideia pode parecer meio maluca, mas faz sentido, considerando a eficiência que o serviço pode oferecer. A autonomia de voo para cada drone é 16 km, dessa forma, orientado através de um sistema de GPS, entregas em um raio de até 15 km poderiam ser realizadas (talvez desconsiderando o fato que o mini-helicóptero vai precisar retornar pra base, mas enfim). O modelo utilizado pela Amazon é considerado um octocopters (pois possui 8 hélices). As encomendas podem pesar no máximo 2,27 kg e serão embaladas em uma caixa plástica especial, possuindo um par de eixos laterais, servindo como encaixe no compartimento de carga de cada drone.

Dave Clark, vice-presidente da Amazon, também durante a entrevista no 60 Minutes, disse: “Qualquer coisa que você queira na Terra, você vai receber da gente. Eu acredito que estamos indo para essa direção”. Bezos ainda completou afirmando: “Isso vai funcionar, vai acontecer, e vai ser muito divertido”.

Tudo ainda depende de muita pesquisa, testes e mais testes. Mas as estimativas são promissoras, considerando que os executivos prometem que a tecnologia vai estar em pleno funcionamento dentro de quatro ou cinco anos, isso nos EUA, e quem sabe em seguida, também na Europa.

Fonte: Gizmodo, Jornal NH e Meio Bit

About "" Has 381 Posts

Estudante de tecnologias. Trabalha na área de TI, adora todo o tipo de gadgets e nas horas vagas tenta ser twitteiro e blogueiro.

4 Responses to “Projeto Amazon Prime Air promete utilizar drones para realizar entregas”

  1. João Faz disse:

    Meu Deus! Se mal conseguem fazer o controle aéreo de aviões no Brasil, imagina um exames de drones em nosso espaço aéreo!

    • Fala João!

      Olha, isso não deixa de ser uma verdade.
      Mas cá entre nós, existem diversas outras questões que merecem atenção antes de um projeto desses ser colocado em prática. Apesar de ser uma realidade, merece suas ressalvas.

      Valeu pelo comentário!

      Abraços!

  2. Emporial disse:

    Entregas em massa? como pode ser?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *