Programação Orientada a Gambiarras. | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Programação Orientada a Gambiarras.

Por Philipe Cardoso
Categoria: Curiosidades
abr 29th, 2010
1 Comentário
550 Views

Salve galera, abaixo segue uma descoberta que é a mais pura sabedoria em Programação Orientada. Leiam e absorvam essa tão profunda sabedoria.

A Orientação a Gambiarras é um paradigma de programação de sistemas de software que integra-se perfeitamente a qualquer grande paradigma de programação atual e é uma especialidade dos brasileiros.

Para que um programador possa exercer a Orientação a Gambiarras, são necessários alguns fatores específicos, facilmente encontrados em ambientes de desenvolvimento:

  • Sistemas originalmente mal projetados
  • Chefes(?) que batem cabeça e não sabem o que querem
  • Clientes chatos
  • Usúarios chatos
  • Falta de vontade
  • Falta de tempo Gente que pensa que é DBA (normalmente são gordos e chatos sem certificações)
  • Término do estoque de café/chá
  • Aproximação do final da tarde
  • Ter o Jackie Chan como chefe
  • Ter o macgyver como coordenador de projeto
  • Governo defecando regras ou MP’s que entrem em vigor imediatamente sem dar tempo de atualizar sistemas.

Reunidos, todos estes fatores transformam o programador em um gambiarrizador, espécie mais evoluída de programador, que possui curva de aprendizado e produtividade muito mais altas.

Estudos realizados neste segmento, mostram que os programadores que evoluem para gambiarrizadores vivem melhor, saem as 18:00h, tem cabelos mais bonitos e esvoaçantes. Tudo pelo fato de que, enquanto transformados em gambiarrizadores, eles entram em um estado alfa, onde tudo na vida funciona, de maneira totalmente obscura e impossível, mas funciona.

Há correntes de programadores que discriminam a Orientação a Gambiarras, alegando ser uma má técnica, que faz com que os sistemas fiquem lentos e ganhem bugs. Também ficou claro nas pesquisas que estes programadores só dizem isto por nunca terem evoluído para gambiarrizadores. Com apenas uma evolução, 100% dos programadores admitem que, Orientação a Gambiarras, definitivamente, é o melhor paradigma de todos.

Agora pare e pense, será você um programador ou um gambiarrizador? Descubra e deixe como comentário. Vamos descobrir quantos de cada existem no mundo. Brincadeira pessoal, essa foi pra descontrair um pouco agente. Mas falando sério, o que você é?rs

“Quem nunca fez uma gambiarra que atire a primeira pedra.”

Um grande abraço pra vocês,

Leonardo Fialho.

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

One Response to “Programação Orientada a Gambiarras.”

  1. osiriskiller disse:

    Cara, todo mundo já fez e uma… e de fato… muitas vezes é a unica saída..

    Mas eu não gosto e evito ao máximo =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *