Porque a criação do CSS? | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Porque a criação do CSS?

Por Philipe Cardoso
Categoria: Tecnologia
set 3rd, 2008
5 Comments
347 Views

Olá Pessoal, estreando meu primeiro post gostaria de falar sobre Folha de Estilos(CSS). Mas por que ele surgiu? Para que ele serve e quando foi isso?

Quando o HTML foi novidade e percebeu-se que ele não foi feito de forma alguma para a formatação, por ser muito complexo e difícil na formatação de informações. Por esse tempo apareceu o salvador da pátria. Håkon Wium Lie, vendo toda essa dificuldade, resolveu criar um jeito mais fácil para formatar a informação.

Foi ano de 1994 a criação do CSS(Cascading Style Sheets). Bert Bos aceitando o convite feito pelo próprio Håkon, os dois então, trabalharam juntamente no começo do desenvolvimento do CSS.



Em 1995 eles apresentaram sua proposta e finalmente, o W3C – World Wide Web Consortium – que estava acabando de nascer, se interessou pelo projeto e resolveu criar uma equipe, obviamente liderada por Håkon e Bert Bos.

Esse projeto deu certo e o resultado apareceu logo, em 1996, eles lançaram a recomendação oficial pelo W3C do CSS Level 1 (CSS 1). Dois anos depois, no dia 12 de Maio de 1998, eles lançaram a recomendação do CSS de nível 2. A segunda versão das Folhas de Estilo para web. O nível 3 do CSS ainda está em desenvolvimento, mas logo o CSS 3 não demorará tanto quanto as outras.

Bom, essa é uma historia resumida, mas a sua necessidade adveio do fato de o HTML aos poucos ter deixado de ser usado apenas para criação de conteúdo na web, portanto havia uma mistura de formatação e conteúdo textual dentro do código de uma mesma página. Contudo, na criação de um grande portal, fica quase impossível manter uma identidade visual, bem como a produtividade do desenvolvedor. É nesse ponto que entra o CSS.

O grande objetivo por trás da criação do CSS foi o de permitir a separação do conteúdo informativo ou semântico e do conteúdo de formatação de um documento. As páginas HTML tradicionais misturam ambos os tipos de conteúdo num só documento.

Com a variação de atualizações dos navegadores como Internet Explorer que ficou sem nova versão de 2001 a 2006, o suporte ao CSS pode variar. O Internet Explorer 6, por exemplo, tem suporte total a CSS1 e praticamente nulo a CSS2. Navegadores mais modernos como Opera, Internet Explorer 7 e Mozilla Firefox tem suporte maior, inclusive até a CSS 3, ainda em desenvolvimento.

Bom Pessoal essa foi mais uma informação que passo a vocês, espero que gostem e até o próximo artigo!

Forte Abraço,
Daniel Guimarães.

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

5 Responses to “Porque a criação do CSS?”

  1. Markows disse:

    Realmente, CSS é tudo pra alguém.

    Afinal, o que seria uma vida só de scripts sem essas belas formatações e interfaces gráficas que nos fazem interagir com nosso sistema e admirá-lo?

    Boa Philipe!

    Viva o CSS!

  2. Bom, eu sou meio leigo em programação mas acho HTML até que simples (Fato que nunca fiz nada muito complexo com ele também hahahaha). CSS só conheço de nome mesmo. Aliás, uma sigla usada para muitas coisas (CSS da banda, CSS do imposto, CSS da linguagem de programação, etc. =P)

    []’s

    Musikaholic

  3. Valeu, parceiro. Obrigado por avisar. Já atualizei o link de seu blog nos ‘Gritos Verticais’. Sucesso pra você. Um abraço!

  4. HEAhea Jonatas rrsrs
    Obrigado pelo comentário Vlw msm cara

    Parabens ao Daniel pelo Otimo post realmente muito boa contribuiçãoooo

    Andre
    Vlw msm cara
    Seu apoio é muito importante para mim Obrigado cara
    E Markows nem tenho o q falar .. Grande apoiador do Zoom diigtall sem sua ajuda nosso site não era o que era não sabe o quanto sou grato amigo !!!

  5. Irio Musskopf disse:

    Muito interessante. Vou começar a ver um pouco de programação web para ver no que dá. Nunca se sabe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *