Philipe Cardoso 30 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a época que possuía formato de blog, Podcaster do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia.

Plugins: facilidade, eficiência e open source a um clique

1 min read

Por Ednardo Max,
jornalista por formação

Os plugins (também conhecidos por plug-in, add-in ou add-on) são aplicativos, em sua maioria, gratuitos e capazes de facilitar a vida de quem sabe ou não programar. A simplicidade na instalação e ativação é a sua principal característica. São ferramentas simples mas que tem excelente funcionalidade, além de suprir as necessidade dos blogueiros de plantão e todos aqueles que desejam aprimorar seus conhecimentos no mundo do open source.

Os plugins para WordPress, por exemplo, são atualizados quase que diariamente e podem implementar ou inserir novos recursos  aos blogs tornando-os muito mais atrativos e organizados. Depois de baixar um plugin você tem acesso total aos dados referentes ao seu funcionamento e instalação, assim como o próprio o código pronto para compilar, executar ou personalizar de acordo com a sua necessidade. E, pensando nas variadas possibilidades deste aplicativo, resolvi postar aqui os 10 mais importantes plugins que encontrei:

1 – All in One SEO Pack – Ótimo plugin para melhorar o seu pagerank e sua posição nos buscadores, pois ele aplica ferramentas de SEO no seu blog.

2 – Akismet – É uma das poucas soluções eficientes encontradas para resolver os problemas com Spams.

3 – Google Sitemaps – É fundamental que o Google conheça seu blog, ajude-o informando para ele todas as suas atualizações e páginas.

4 – Sidebar Widgets – Permite gerenciar sua barra lateral, sem ter que editar qualquer código. Alterar a barra lateral fica tão simples como arrastar e soltar módulos.

5 – Subscribe To Comments – Fundamental para qualquer blogueiro, deveria ser uma função nativa do WordPress, ele permite que os usuários que desejam receber notificação de respostas a seus comentários por e-mail.

6 – LinkWithin – permite exibir links para posts relacionados no final de cada post, que são destacados com suas respectivas imagens.

7 – WordPress Download Monitor – Cria uma administração de downloads.

8 – Adsense-Deluxe – Usado para exibição de qualquer tipo de publicidade dentro dos artigos. Permite que defina vários códigos de anúncios e selecione o que quer incluir na hora da postagem, vale inclusive para inclusão de códigos que não sejam anúncios, já que os filtros do WordPress costumam estragar qualquer código em JavaScript.

9 – WP-Polls – Gerenciador completo para inclusão de enquetes em seu blog, com várias funcionalidades, fica muito bem integrado ao WordPress.

10 – Twitter Tools – Esse plugin publica automaticamente em seu blog as últimas atualizações feitas no perfil do Twitter e, também, envia para o Twitter os posts publicados no seu blog. Nele você pode também criar um widget com suas últimas atualizações no Twitter.

Dica: existem plugins para blogspot tão bons quanto aqueles desenvolvidos para WordPress.

Philipe Cardoso 30 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a época que possuía formato de blog, Podcaster do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia.

Produtos eróticos ganham espaço em feira de tecnologia

Depois que um massageador pessoal (Osé) foi banido da CES 2019, alguns brinquedos sexuais tecnológicos conquistaram lugar ao sol na edição 2020. Mas como...
Philipe Cardoso
2 min read

5 Replies to “Plugins: facilidade, eficiência e open source a um clique”

  1. Parabens pelo post! Utilizo o wordpress,amo a plataforma! sobre os plugins citados são todos muito bons, a principio gosto mais do platinum SEO do que o all in one!

    Lucas Reda( Dicas para Bloggar)

  2. Acho legal enfatizar que All in One SEO Pack é um ótimo plugin, mas o dono do blog deve ter pelo menos uma noção básica de SEO para que ele tenha o efeito esperado!

    1. É verdade… não sou programador… mas com um pouco de trabalho já consegui ótimos resultados inserindo códigos corretos para facilitar o trabalho dos grandes buscadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *