Particionando o HD com o Windows Seven

By zoomdigital
In Destaques
Jul 19th, 2010
18 Comments
1068 Views

Particionar o HD com o Windows Seven

Um grande drama para os iniciantes é saber que o único jeito para solucionar um problema no computador é que terá de formatar o HD. E com este artigo vamos tentar passar uma maneira simples de realizar todos os procedimentos de uma maneira segura, prática e de fácil entendimento.

É no HD que fica toda informação lógica da sua máquina, sistema operacional, aplicativos, arquivos e etc. A grande maioria dos computadores que são instalados de fábrica vêm com o sistema operacional na unidade C do disco rígido, e caso exita a necessidade de formatar esta unidade, todos os dados serão apagados.

Vejamos agora como proteger estes dados

Para proteger estes dados podemos usar um segundo disco rígido ou mesmo um  HD externo e utilizá-los somente para guardar arquivos separados do sistema operacional, podemos também criar outras partições lógicas dentro de um único HD. As duas primeiras opções são mais seguras, porém custam mais caro ($$$) e a última é gratuita, mas se o HD queimar, perde-se tudo do mesmo jeito.

Eu optei por manter 3 partições em um único HD – uma para o Windows e aplicativos e as outra duas para arquivos, tais como documentos, música, instaladores de programas, fotografias e etc. Sendo assim, toda que vez que preciso formatar o pc e reinstalar o sistema operacional, não perco meus arquivos. Como o seguro morreu de velho, tenho também um HD externo onde faço backups periódicos.

Como particionar o HD nos Windows Vista e Windows 7

Clique no ícone meu computador com o botão direito do mouse e escolha gerenciar. Na janela seguinte, procure por gerenciamento de discos. Encontre a partição C, clique com o botão direito do mouse e escolha diminuir volume.

Na tela que irá se abrir, digite o valor de sua partição em MB, no campo espaço a diminuir. O windows dividirá o disco e mostrará um espaço no disco não alocado. Agora vamos criar uma nova partição lógica. Clique com o botão direito em espaço não alocado e escolha novo volume simples. Clique em avançar. Marque atribuir a seguinte letra a unidade e escolha uma das letras disponíveis ( D, por exemplo)

Escolha agora o sistema de arquivo (NTFS) e o tamanho da unidade. Dê um nome para a nova partição e execute uma formatação rápida. Clique em concluir. Eis sua nova partição.

Transfira para a nova partição todos os arquivos que estavam salvos na partição C, exceto os arquivos do Windows e os arquivos de programas. Geralmente, esses dados ficam na pasta Usuários. Para encontrar a pasta, clique em Meu Computador> Disco C.

About "" Has 294 Posts

O Zoom Digital é um portal de tecnologia criado em 2008 e a 6 anos no mercado se consolidou como um dos maiores portais de tecnologia brasileiro.

18 Responses to “Particionando o HD com o Windows Seven”

  1. @dgmdesigner says:

    infelizmente isto não é tão bom assim, pois ele faz com que o disco fique dinâmico e não integro.

  2. Um duvida não tem como eu colocar mais espaço em uma partiçãoi ?

    • Philipe Cardoso says:

      tem sim Anderson.

      Basta erdimensionar o HD e aumentar o espaço de outra unidade lógica.

  3. Olá pessoal,

    Se não confiarem no próprio Windows para tal, recomendo a utilização do Partition Magic ou GParted, são excelentes gerenciadores de partições lógicas.

    Qualquer coisa, podemos estar publicando dicas específicas para estes dois programas que citei. Se desejarem, só enviar seus comentários que levaremos em consideração.

    Até breve!

    • zoomdigital says:

      Excelente dica. Outra que recomendo é que o próprio LIVE cd do Ubuntu vem com o Gparted ou seja numja situação de risco ele mesmo.

    • Laerte says:

      Eu nao recomendo o partition magic ele deu bug uma vez aqui e perdi tudo o que tenho, ele acusava um erro la melhor o EASEUS Partition Master 4.1.1 Home Edition tem visual agradavel e muito mais eficiente, ajusta sem precisar apagar os dados do HD.

  4. Ailton L. says:

    Uma das grandes novidades e interessante do Win7. É verdade, não é tão seguro quanto o Backup numa mídia externa, mas num geral é uma mão na roda para os técnicos e “entendidos” de informática…

  5. MArcio says:

    Achei interessante a dica. Sem programas externos! Vale a pena para quem não precisa de maiores espaços. Fácil aplicação das dicas.

  6. Eu gostei da dica muito bom…mesmo eu fiz no meu pc e ficou show de bola

  7. cicero says:

    muito bom

  8. MUTTLEY says:

    OLA GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO EU FAZER ISSO NO XP??? E COMO SERIA???

  9. Luiz says:

    SIm Para vc Usar o partition MAgc vc devera formata o computador..

    • Laerte says:

      nao é preciso formatar o pc nao, mas aconselho usar o EASEUS Partition Master 4.1.1 Home Edition pois o visual e a eficiencia e muito boa.

  10. Alessandro says:

    Perfeito!!! Barbada… Muito bom mesmo. Valeu!!!!

  11. Daniel says:

    Boa noite? E o que fazer se ele não libera mais espaço no HD?? O windows não me libera mais espaço no disco primario que atualmente conta com 260GB livres.

  12. Cnt4free says:

    Ótimo !!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>