Papel fotográfico: dicas para escolher o ideal | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Papel fotográfico: dicas para escolher o ideal

Por Philipe Cardoso
Categoria: Curiosidades
jul 30th, 2014
0 Comentários
9962 Views

shutterstock_118591414Imagem de Shutterstock

Quem não gosta de sair bem na foto? Atualmente, com a existência de vários aplicativos de edição fotográfica, é possível conseguir tantos efeitos nas imagens que sair mal na foto fica quase impossível. O problema é que geralmente as fotos são publicadas online, e por isso a resolução pequena não atrapalha na visualização da imagem. Mas e quando precisamos imprimir? Será que a qualidade e o tipo de papel fotográfico influenciam?

Se você gosta de ter fotos impressas para montar um álbum ou para fazer um mural de momentos com sua família e seus amigos, escolha o papel fotográfico ideal para que o resultado de suas imagens seja incrível. Para isso, é possível utilizar a impressora que você tem em casa, ou imprimir as fotos em lojas especializadas.

Em casa, você pode utilizar a impressora de jato de tinta ou a laser. Ambas podem ser úteis para imprimir as suas fotos com uma qualidade razoável. Depois, lembre-se de escolher o papel fotográfico ideal que combine com o modelo de impressora que você possui. Esse cuidado é fundamental, porque muitos adquirem papeis fotográficos que não são apropriados para a capacidade da impressora e terminam frustrados.

Além disso, não esqueça: apesar de a maioria dos papéis fotográficos possuir secagem rápida, após as impressões, deixe as folhas secando naturalmente por, no máximo, 10 minutos em uma superfície plana. Isso vai garantir a segurança e a qualidade da montagem do seu álbum ou mural de fotos.

diversos tipos de papel fotográfico, com uma boa variedade de texturas, tamanhos, gramaturas e preços. Fique atento: a gramatura é o que define a qualidade da impressão da sua fotografia. Quanto maior a gramatura, mais nitidez e brilho sua imagem terá. No entanto, algumas outras características do papel podem ser úteis para o tipo de imagem que você pretende imprimir. Confira abaixo alguns tipos e escolha o que vai atender às suas necessidades!

Papel fotográfico Glossy com Brilho

Esse papel possui um tratamento na superfície em formato de uma película invisível. Essa película é capaz de segurar a tinta à base de água utilizada em impressoras modelo jato de tinta. Se você tem esse tipo de impressora, esse papel é o ideal.

Papel fotográfico Matte sem Brilho

O papel Matte sem brilho possui uma superfície bem fosca, sem nenhum tipo de brilho, garantindo uma ótima qualidade sem marcas de dedo. No entanto, se a sua imagem tem muitos detalhes ou variação de cores, o melhor é buscar papeis brilhantes, pois os foscos são mais adequados para fotos P&B ou para aquelas em que você deseja um tom retrô.

Papel fotográfico Sublimático ou Transfer

Esse papel é indicado para a transferência de imagens impressas em jato de tinta para tecidos. Ou seja, se sua intenção é imprimir estampas de camisetas, esse papel é o mais adequado.

Lembre-se: o melhor papel para você imprimir suas fotos é o fotográfico. Algumas pessoas usam o couché ou o sulfite, e nenhum dos dois possibilita a qualidade que você precisa para uma boa foto. O couché pede um tempo de secagem muito grande, e o sulfite não tem o brilho necessário às fotografias. Por isso, não arrisque. Escolha um papel fotográfico adequado a sua impressora e produza fotos realmente dignas de um álbum ou mural de fotografia.

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *