Overwatch: e-sport conta com punições para comportamento inadequado

Review – DJI Mavic Air
14/01/2019

Overwatch: e-sport conta com punições para comportamento inadequado

Definido como um jogo multi-player de tiro em primeira pessoa, com uma gama de personagens super heróis, o Overwatch tem crescido muito nos últimos anos, tornando-se um dos jogos mais populares da atualidade. Os números impressionam: ainda na metade de 2018, atingiu o marco de 40 milhões de jogadores ativos, antes mesmo de completar dois anos de vida. Isso nos dá um pouco da dimensão do que é a força do game no mercado.

Porém, como todo jogo que cresce muito, jogadores de todos os estilos e comportamentos começam a frequentar a plataforma, o que obriga a empresa desenvolvedora (a Blizzard, neste caso) a estabelecer uma série de regras para manter o ambiente seguro e divertido para todos os jogadores. Por isso, o Overwatch é mais um dos e-sports a entrar na lista daqueles que possuem punições por comportamento inadequado.

O que caracteriza o comportamento inadequado?

Cada jogo tem suas próprias diretrizes no que diz respeito à comportamento inadequado. De forma geral, as empresas desenvolvedoras apontam atividades que fazem com o jogo passe a oferecer um ambiente tóxico, ao invés de um local em que todos possam se divertir e focar na experiência. No Overwatch, jogos perdidos de propósito, abandono de partida, linguagem ofensiva e assédio são os principais comportamentos inadequados.

Recentemente, a Blizzard divulgou uma lista de mais de 18 mil contas que receberam punições, muitos deles residentes da Coreia do Sul. Esses jogadores que tinham comportamentos inadequados, além das punições da plataforma, podem ser enquadrados pela lei do país, que prevê até 2 anos de reclusão e o pagamento de US$18 mil para uma atividade chamada elojob, que acontece quando um usuário paga para o outro evoluir o personagem de forma mais rápida. Sim, na Coreia do Sul isso é crime.

Os e-sports, como os jogos do estilo Overwatch são chamados, estão crescendo a passos largos e foram até cogitados a entrar nos Jogos Olímpicos de Paris. Entretanto, para os fãs da modalidade a notícia não é boa: o presidente do Comitê Olímpico Internacional Thomas Bach já afirmou que não há espaço para os e-sports nas Olimpíadas enquanto os mesmos promoverem a violência.

De qualquer forma, uma das provas do crescimento dos e-sports é a tendência cada vez maior de grandes eventos para esse tipo de competição. Várias cidades do Brasil já receberam etapas mundiais de e-sports diversos. Além disso, muitos sites de apostas esportivas no Brasil mantém a categoria em seu catálogo, partidas que recebem cada vez mais atenção dos apostadores.

Ações da Overwatch

Para prevenir comportamentos inadequados que exigem punições como aquelas que aconteceram nas mais de 18 mil contas, a Overwatch League anunciou o novo Rastreador de Disciplina. Dessa forma, haverá uma lista apontando o nome dos jogadores que desobedecerem as regras da competição ou agirem de má fé. Apesar de não revelar qual foi a ação corretiva, a Blizzard garante que já penalizou os atletas que tiveram conduta inadequada.

Para esse ano, muitos fãs aguardam novidades no Overwatch, seja no mapa ou mesmo nas skins dos personagens. O que não faltam são tecnologias sendo desenvolvidas ao redor do mundo para deixar os jogos ainda mais impactantes. É o caso da Epic Games, que está construindo mundos de realidade virtual dentro da própria realidade virtual. Parece estranho? Imagine só quando esses e outros recursos estiverem disponíveis e todas as possibilidades que os usuários terão. Não é à toa que o mercado de games é um dos que mais crescem no mundo e continua como uma tendência para os próximos anos. Nos resta esperar para ver o que vai acontecer!

Philipe Cardoso
Philipe Cardoso
28 anos, Advogado, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuía formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *