Philipe Cardoso Com 33 anos de idade, sou um carioca apaixonado por tecnologia e fotografia. Além de ser o criador do Portal Zoom Digital, que preserva sua essência desde os tempos em que era um blog, também sou um verdadeiro entusiasta e amante de todas as formas de tecnologia. Através do Portal, compartilho minha paixão pela tecnologia e trago as últimas novidades e tendências para os leitores. Também sou fascinado pelo mundo da fotografia, explorando o poder das imagens para capturar momentos únicos e transmitir histórias cativantes.

Otimização de Sites: A Propaganda (?) do Futuro

2 min read

Otimização de sites é a mais nova menina dos olhos dos empresários que utilizam a internet como propaganda. Tudo isso porque otimizar o site vai muito, muito além de simples marketing. Explico: Na publicidade convencional, os produtos são expostos visualmente, em comerciais – animados ou apenas visuais. A empresa deve procurar entrar em contato direto com seu consumidor, deve encontrar mecanismos de mostrar a ele que seu produto vale mais a pena, o que é atingido ao usar jingles, imagens e muita psicologia. A propaganda como tradicionalmente a concebemos é um trabalho de persuasão que exige esperteza e sensibilidade. A otimização é muito mais objetiva. Talvez até mesmo fria. No entanto, muito mais eficiente. Não exige que a empresa chame a atenção para seu produto ABERTAMENTE. É isso que faz a diferença.

Trata-se, primitivamente falando, de fazer com que o site da sua empresa fique no topo da página dos buscadores. Até aí, o leitor provavelmente já sabe (se não sabia, está aprendendo comigo, que sou nova nesse negócio de tecnologia. Beeem nova). O interessante é que isso faz com que a propaganda, se é que pode ser chamada assim, não pareça propaganda. Se você busca por “cartões de casamento”, por exemplo, no Google, e ele aponta para tal empresa como primeiro resultado, a tendência é ler o trecho que lhe cabe e acessar a página, como se ser apresentada como primeiro resultado do maior buscador do mundo fosse garantia de bom serviço e qualidade. Uma pesquisa da empresa americana Nielsen Norman mostrou que 67% dos internautas se contentam com os dois primeiros resultados. Li uma vez, na Superinteressante, um estudioso dizer que “os buscadores se tornaram tão presentes na vida das pessoas que existe o perigo delas acreditarem que, se uma coisa não aparece no Google, ela não existe”.

Partindo desse princípio, a otimização consiste em técnicas para colocar sua empresa como o primeiro resultado do Google e de outros buscadores. É, outra coisa interessante: Há técnicas para colocar uma página em destaque. Sabendo como funcionam os mecanismos usados pelos buscadores, é possível dar enorme visibilidade ao site (Daí o fato de a otimização de sites não ser propaganda tradicionalmente falando, mas, com certeza, servir eficientemente como marketing, e melhor que qualquer outra ferramenta cibernética, talvez). Tomando do Google como referência: Antes dele, os buscadores organizavam os resultados de acordo com o número de vezes e o lugar que uma palavra-chave aparecia no texto (se ela estava incluída no título, por exemplo, ganhava mais pontos). Logo, era só escrever a mesma palavra várias vezes na página e conquistar o primeiro lugar. O Google revolucionou o sistema de busca ao avaliar o site de acordo com o número de links que apontam para ele, ou seja, quantas referências são feitas a determinado link – simplificando, raciocina que as páginas que são muito citadas em outras são méis importantes, e assim, devem aparecer no topo da busca.

É, pra aparecer em primeiro lugar no Google é bem complicado. É preciso dar enfoque à busca de links externos, de referências ao seu site. Resumindo: Ou você cria milhões de páginas falando dos seus serviços, ou você convence milhões de pessoas a falarem dos seus serviços. Sorte é que a maioria dos buscadores não funciona como o Google, e sim no formato antigo. Também conta o seu número de concorrentes (sites que oferecem o mesmo serviço ou que possuem as mesmas palavras-chave que a sua página). O MSN (assim como o Yahoo!) indexa um número menor de páginas, o que significa menos concorrência, e o torna um dos buscadores no qual é mais fácil dar visibilidade às páginas. Mas se o seu coração quiser mesmo aparecer no Google bem nas primeiras páginas (em média, com um bom trabalho de otimização, consegue-se a quarta página), é preciso verificar o PageRank, uma medida DE 0 a 10 que o Google atribui às páginas de acordo com os links externos que possuem. Aumentando essa medida, através da otimização, aumentam suas chances de obter melhores colocações. O PR aparece na barra de ferramentas do Google. Aqui ó tem um verificador de PR. Mais próximo de 10, maior a relevância da sua página. O Rank do meu blog foi exatamente zero. Snif. Vamos otimizar agora! Hoje, ainda é raro, não parece tão relevante. Mas, muito em breve, otimiza… ou morre (barulhos de trovão, por favor. Obrigada).

Pra quem se interessou pelo serviço ou quer mais informações (Se conhecer outras empresas, envie-nos o contato):

http://www.otimizacao-sites-busca.com/otimizacao/abc-otimizacao.htm#Que

http://www.publiweb.com.br/otimizacao-de-sites

Philipe Cardoso Com 33 anos de idade, sou um carioca apaixonado por tecnologia e fotografia. Além de ser o criador do Portal Zoom Digital, que preserva sua essência desde os tempos em que era um blog, também sou um verdadeiro entusiasta e amante de todas as formas de tecnologia. Através do Portal, compartilho minha paixão pela tecnologia e trago as últimas novidades e tendências para os leitores. Também sou fascinado pelo mundo da fotografia, explorando o poder das imagens para capturar momentos únicos e transmitir histórias cativantes.

14 Replies to “Otimização de Sites: A Propaganda (?) do Futuro”

  1. Belo post Bruna!

    Sou designer e tive a necessidade de aprender SEO para os sites com que trabalhei, pois concordo que se um site não aparece no Google ele é praticamente invisível.

    Sobre o PageRank parece que o Google o está deixando de lado porque as atualizações estão demorando cada vez mais.

    Eu indico uma empresa excelente, a Mestre SEO (www.mestreseo.com.br). Além dos serviços que oferecem, eles têm ótimos artigos com dicas e técnicas, vale a pena dar uma olhada.

    Um abraço!

  2. Oi Bruna gostarei do POST achei bem comprido e explicativo, é assim que tem que ser quando falamos de SEO. Hoje posso me colocar como um profissional SEO de média qualificação, ainda tem muita coisa que tenho de aprender mais toda a minha baguagem de 2 anos de estudo e testes já posso dizer o que pode ser feito em cada projeto.

    Em meu blog tem até alguns trabalhos que iniciei: http://www.rafaeldesigner.com.br/blog/ mas meu maior exemplo é o meu próprio blog.

    Palavras-chaves como:

    Sofá Geek
    Aplicativos para Hiphone
    Linuxmall
    Mulher Geek
    Tutorial de WordPress
    Instalar Oscommerce

    E muitas outras, meu Pagerank de 5 anos era 0 e quase 1 ano depois estou com 4 quase pulando para o 5.

    Quem usa Blog acredito que tem muito mais fascilidade em levar suas páginas para a primeira página do google mas mesmo assim não é tarefa rápida.

    Abraço

  3. Bruna, parabéns pelo primeiro artigo no site, que seja o primeiro de muitos..
    GOstei muito da maneiro que apresentou cada informação. E pelo visto os profissionais da área também.

    Sucesso e parabens mesmo !!!

  4. Galera, foi a recepção mais incrível que eu podia ter!
    Vcs não sabem o quanto a participação e a reação de vcs é importante!
    Lembrando que aceitamos sugestões, críticas e pedradas na cabeça.
    Valeuzão pra todo mundo que comentar e que comentou!
    Comentário é um negócio emocionante!

  5. Parabéns Bruna, estou cheia de orgulho de vc! Certamente um futuro promissor lhe aguarda, pode crer!
    Estou acompanhando seu progresso!
    Beijos

  6. Brunita! Parabéns, mais uma vez! Você imprime sua marca naquilo que escreve. Eu converso sobre esse assunto com o Max, e percebo que vc esclareceu muitas coisas no texto. Mandou muito bem, Flor!!!!
    Sabia que seria assim!!!!!

  7. Bruninha! parabéns pelo post inteligente e bem explícito, ta bém inteligível.

    Vlw… aprimorei meus conhecimentos…

  8. Bruna, fiquei muito feliz com o comentário escrito no seu blog : http://umblogpelaliberdade.blogspot.com/2010/02/me-sinto-como-cher-ganhando-o-oscar.html

    Lembre-se que o talento é seu, se eu incentivei é porque você é realmente boa!!!

    No texto parece que voce me coloca como “the boss” ou alguem que teoricamente deveria saber mais.. Saiba de algo..

    Voce tem capacidade para falar de qualquer coisa.. Percebi com este artigo de algo que voce não tinha muito contato, e o melhor como disse, quem já tem anos na área também gostou.. Parabens mesmo!! e obrigado pelos elogios

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