Open Street Map: um sistema de mapas livre | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Open Street Map: um sistema de mapas livre

Por Philipe Cardoso
Categoria: Tecnologia
fev 12th, 2009
7 Comments
446 Views

Aqui é Irio Musskopf, novo editor do ZoomDigital.Org e focado na área de software livre e GNU/Linux. Vocês terão dicas de programas open source (não somente de GNU/Linux), reviews de distribuições, entrevistas de personalidades da área, dicas de configuração de arquivos do pinguim e ainda posts de outras áreas que demorarem para postar. 😎

Open Street Map LogoGostaria de começar falando sobre o Open Street Map, que como o nome já diz, é um sistema de mapas open source  criado por Steve Coast em 2004 que tem como objetivo fornecer um mapa mundi completo, permitindo usar, modificar e distribuir livremente. O OSM funciona do mesmo jeito que a Wikipedia, permitindo a edição dos mapas por qualquer pessoa cadastrada no site do projeto (claro que com a aprovação dos administradores do site).

É possível contribuir de dois modos: financeiramente para a compra de hardware dos servidores ou ainda o mais comum, que é adicionando ruas ao acervo.

Vocês podem pensar em qual é o objetivo de você perder tempo criando um novo sistema, se existe outros muito mais maduros como o Google Maps. Por dois motivos muito óbvios: é open source, o que te permite ver o código, estudar como funciona todo o processo de localização via GPS e a conversão de latitude/longitude para pixels para exibir rua X no lugar exato; e bater de frente com a Google, que mesmo sendo amiga do mundo livre, a qualquer momento pode começar a cobrar por seu serviço.

Para adição de ruas, pode-se ainda usar a opção Pratice, que serve para você brincar um pouco e aprender como funciona esse processo, o modo definitivo (tudo pelo navegador) ou usar seu GPS ao trafegar pelas ruas e fazer upload de seu trajeto.

E como fica o próprio serviço de GPS (Global Positioning System)? Ele é fornecido pelos Estados Unidos e é totalmente gratuito. O serviço sujo da triangulação fica por conta do seu aparelho, que pode ser o próprio celular ou o um módulo Bluetooth.

Para usar na prática, pode-se baixar o programa GPSMid para o seu celular com suporte a J2ME, sua versão para desktop ou ainda direto pelo site do Open Street Map.

Aqui no Brasil os mapas são ainda muito precários, com salvas de poucas capitais. Mas não custa nada você mapear as ruas para o caminho do trabalho/escola até a sua casa, e com o tempo as ruas laterais, rodovias… O serviço já é promissor que maior que o da Google em alguns países na Europa, como no Reino Unido. Para melhorá-lo, só com sua ajuda.

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

7 Responses to “Open Street Map: um sistema de mapas livre”

  1. Guilherme disse:

    Parbéns Irio, o artigo ficou exelente.

  2. Irio Musskopf disse:

    Obrigado, Guilherme.

    Primeiro de muitos hehe

  3. Olá Irio, Seja muito bem vindo a família,

    Parabéns pela primeira postagem, já começou com conteúdo da mais alta qualidade, nosso querido pinguim;

    Primeiro de muitos prometeu tem que cumprir haehaeh

    Estamos todos esperando novas postagens ..

    Sucesso!

  4. Luccas disse:

    ooooo eu conheço esta fera ae, parabens irio!

  5. […] por Irio Musskopf (iirineuΘgmail·com) – referência […]

  6. Skin disse:

    Valeu Irio, é isso ae, aguardo mais!

  7. jose santos rodrigues disse:

    Gostareia de saber se o sistema de mapa edita arquivos gerados pelo sistema arq zix

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *