O uso da internet como ferramenta escolar | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

O uso da internet como ferramenta escolar

Por Philipe Cardoso
Categoria: Curiosidades
jul 2nd, 2014
2 Comments
3203 Views

shutterstock_145405981Imagem: shutterstock

Algumas escolas já investem nos meios tecnológicos e, assim, as possibilidades de interação na sala de aula são muitas. Você, como educador, está preparado?

A internet é uma ferramenta revolucionária, trouxe uma nova Era da Informação e mudou a forma de comunicar, sendo possível alcançar rapidamente uma grande quantidade de pessoas. Considerada uma grande ampla biblioteca virtual, ela é fonte de conhecimento e referência, e um forte meio para interagir, influenciar pessoas e formar opiniões.

É importante ressaltar que o uso da internet como ferramenta escolar é muito útil, além de aproximar aluno e professor, também auxilia na substituição de papeis, apresentação de trabalhos e incentiva as pesquisas. O fato de o aluno poder pesquisar e interagir em tempo real leva a um interesse maior, vontade de aprender e consumir conteúdos. Sair da imaginação e lidar com algo mais realista, como visualização do planeta, notícias globais, vídeos e a nova forma de comunicação e relacionamento ajudam a compreender a disciplina trabalhada e o que está acontecendo ao seu redor. É uma oportunidade de dinamismo para captar a atenção e fazer com que, assim como nas redes sociais, sejam experiências compartilhadas com outras pessoas.

Segundo dados da Nielsen, em dezembro de 2012 foi feita uma pesquisa nos Estados Unidos sobre o sonho de consumo de uma criança entre 6 e 12 anos, o iPad liderou com 48% e os demais itens listados são todos eletrônicos.

Assim, em uma geração cada vez mais conectada, são várias as possibilidades de integração no mundo virtual. É fato que algumas escolas não conseguem acompanhar a demanda da sociedade com mudanças tecnológicas tão rápidas e inovadoras. Ainda com aulas tradicionais e conteúdos teóricos, muitas instituições acabam deixando o assunto maçante e, consequentemente, gera desinteresse do aluno. Porém, há escolas que se preocupam com a situação e investem nas tecnologias.

A instituição de ensino Dom Bosco de Curitiba e Porto Alegre tem o projeto Dom Digital e, desde 2011, distribui tablets como parte do material escolar. Outro caso é o movimento One Laptop per Child em parceria com o Núcleo de Informação Aplicada à Educação da Unicamp, que levou 520 computadores portáteis aos alunos da Escola Municipal Padre Emílio Miotti, periferia de Campinas, para interagir nas aulas. O Google também já se posicionou e lançou o Google for Education, um espaço com aplicativos educacionais para tablets. Desta forma, com o incentivo do professor, que é uma referência de extrema importância, o aluno não se limita somente às redes sociais quando usa a web.

Alguns professores tentam trazer essa realidade para educar, porém, ainda é um desafio para muitos. Falta estrutura por parte de algumas escolas para materiais apropriados e adequação aos avanços tecnológicos de alguns profissionais. O intuito não é substituir um educador, mas sim unir duas formas de acesso a informação e educação para tornar a aula mais participativa e eficiente para resultados bons no futuro.

Fonte: FastCom

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

2 Responses to “O uso da internet como ferramenta escolar”

  1. Sandra Fazer disse:

    o uso da tecnologia para auxiliar os estudos é muito importante, mas é preciso ter mais preparo dos professores

  2. leticia disse:

    eu acho que é 48 ou mas vai estudar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *