Zoom Digital
05 de dezembro de 2009 ás 18:19

O sucesso do Twitter

twitter O sucesso do Twitter

Por Leandro Novaes:

O microblog criado nos EUA em 2006 chegou tímido, como quem não quer nada, até estourar na mídia e crescer consideravelmente. Hoje o Twitter é a terceira rede social mais usada, atrás apenas do Facebook e do MySpace, respectivamente, com um crescimento de 900% apenas em 2008. O enorme crescimento desta ferramenta traz a questão: o que impulsionou o sucesso do Twitter?

Antes de tudo é necessário explicar como o Twitter funciona. Como um blog, o usuário escreve posts de até 140 caracteres, estes posts são vistos por todos aqueles que “seguem” este usuário e vice-versa. Acima da caixa de tweets havia a pergunta “O que você está fazendo?” que recentemente mudou para “O que está acontecendo?” (“What’s happening”, em inglês). Afinal essa é a função mais importante do Twitter e seu primeiro motivo de sucesso: mostrar em tempo real o que acontece. E essa é uma grande diferença entre o Google e o Twitter: as notícias levam algum tempo para aparecer no buscador e alguns segundos no microblog.

O segundo motivo de sucesso é a proximidade com que um usuário tem com o outro. É possível saber como o que a pessoa faz e o que ela pensa. Dessa forma o usuário “monitora” seus amigos, colegas e até celebridades como o presidente Barack Obama, que possui quase três milhões de seguidores.

Nos últimos tempos empresas têm visto oportunidades no Twitter. Considerando que no Twitter os usuários buscam informações e não pessoas – como em outras redes sociais -, empresas aproveitaram essa ferramenta para dirigir sua propaganda diretamente para o seu público, e esse é o terceiro motivo de sucesso. Claro, é preciso saber dirigir as campanhas online para que o assunto não passe da resposta ao anúncio a discussões e reclamações.

Nessa brincadeira o usuário escolhe o conteúdo, quem seguir e o que dizer. É o usuário quem faz o Twitter ser o Twitter.

Related Posts with Thumbnails

TAGS: O que está acontecendo, O sucesso do Twitter, redes sociais, Twitter


Philipe Cardoso

20 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a época que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

Comentários

12 comentários

  • Tweets that mention Zoom Digital :: Tecnologia, variedades, humor. -- Topsy.com  ~ 05 de dezembro de 2009 ás 18:53


    [...] This post was mentioned on Twitter by Zoom Digital and Leandro Novaes, topsy_top20k. topsy_top20k said: Galera, meu artigo "O Sucesso do Twitter" foi publicado no @zoomdigital, confiram: http://bit.ly/8keeOP // Ah! Ouçam também os podcasts! ^^ [...]

  • Guilherme Cherman  ~ 05 de dezembro de 2009 ás 18:58


    Este artigo não poderia estar mais errado – eu me surpreendo que o Philipe tenha deixado isto passar:

    1. O Twitter não é um microblog, e sim uma rede de microblogs.

    2. A diferença entre o Google e Twitter é que o Google é uma site de buscas e o Twitter uma rede social, mas que pode ser usada para ler notícias.

    3. Ele fez sucesso por causa de sua simplicidade (já existiam dezenas de outras redes de microblogs) e do pessoal por trás da empresa, que conseguiu convencer as webcelebridades a usarem. Quanto as celebridades e a mídia começaram a usá-lo para marketing, a coisa acelerou.

    4. Sobre o segundo motivo de sucesso… não é um motivo para o Twitter – em qualquer rede social você ve e lê o que a pessoa pensa, e de fato existiam outros sites de microblogs como o Jaiku que permitiam isto.

  • Philipe Monteiro  ~ 05 de dezembro de 2009 ás 19:07


    Guilherme, eu mesmo publiquei o artigo após avaliar o conteúdo,

    Twitter (a não ser q tenha mudado) tem sim a ideia de um microblog, uma rede de microblog seria a unição de vários usuários correto, ou seja minha conta no Twitter é como se fosse o próprio.

    Sim a diferença é nitida entre a proposito de ambos um nasceu para rede social outro para buscas, o que o texto diz é que o mesmo pode ter a função do outro, e pessoalmente acho que faz muito bem dependendo do uso que vc atribui a ele.

    Dependendo dos seguidores e conteúdo que cada um publica eu acho que realmente vc pode aprender um pouco mais sobre o perfil de cada um, gostie bastante dos pontos simples que o Leandro apontou, e também do seu reply, um completou o outro.

    Vlw msm ;D
    E nos vemos no Twitter…

  • Dayvisson  ~ 05 de dezembro de 2009 ás 19:11


    Realmente o artigo não está 100%.

    Mas não é motivo de tamanho rebuliço meu caro.
    Tenho certeza que você já escreveu muitas coisas
    que contém muitas falhas também, então não é muito
    legal criticar o artigo de alguém que se dispõe a passar
    informação sobre tecnologia, ao invés de dar um apoio, uma crítica construtiva, que não é o que você está fazendo, espalhando uma má impressão sobre o post, conseqüentemente do blog, para o pessoal no twitter.

  • Leandro Novaes  ~ 05 de dezembro de 2009 ás 19:15


    Guilherme,

    Ótima avaliação!

    A comparação com o Google é referente às buscas e não ao tipo de site.

    Eu poderia apontar a simplicidade como fator de sucesso, bem lembrado!

    Sim, em qualquer rede social você vê o que a pessoa pensa, mas não com a proximidade que o Twitter proporciona.

    Como o Philipe disse, você completou muito bem o post, valeu!

  • Philipe Monteiro  ~ 05 de dezembro de 2009 ás 19:15


    Dayvisson,

    Já aprendemos a lidar com estes trolls que pensam ser racionais,

    Mas como toda trabalho que nos propomos a publicar, podem dizer o que não está 100% e vamos debater sobre isto, alias web 2.0 eh isso ai, ah debate com inteligencia pr favor…

  • Guilherme Cherman  ~ 05 de dezembro de 2009 ás 19:17


    Eu falei para eles corrigirem. Olha quantos erros:

    1. O Twitter não é um microblog, e sim uma rede de microblogs.

    2. O Twitter não é a terceira rede social – tem o LinkedIn, Hi5, muitos outros maiores.

    3. Como falei, os “motivos para crescimento” valem para todos as redes sociais, inclusive as que deram errado, logo não podem ser motivos para o sucesso do Twitter.

    4. Os usuários do Twitter buscam pessoas sim – só os geeks (eu me incluo) o usa para links legais.

  • Guilherme Cherman  ~ 05 de dezembro de 2009 ás 19:17


    Se troll é alguém que nota um erro, tudo bem.

  • Philipe Monteiro  ~ 05 de dezembro de 2009 ás 19:25


    Não Guilherme, ser troll é a maneira com que voce aponta os “erros” que até nem considero que teve talvez sim uma falta de conteúdo, mas como a proposta é esta o campo de comentários está sendo bem usado…

  • Leandro Novaes  ~ 05 de dezembro de 2009 ás 19:40


    Adoro a Web 2.0!

    Talvez uma “comunidade de microblogs” seja uma boa definição. Considerando que uma comunidade contém um conjunto de pessoas que compartilham informação.

    Minha fonte sobre o terceiro lugar do Twitter é o site Compete.com. Corrijam-me se as posições se alteraram.

    Sim, existem motivos para todas as redes sociais. Mas não apontei que as redes sociais que deram errado são motivos para o sucesso do Twitter.

  • Guilherme Cherman  ~ 05 de dezembro de 2009 ás 19:48


    O compete só conta nos Estados, e mesmo assim, tem maiores:

    http://siteanalytics.compete.com/twitter.com+adultfriendfinder.com+friendster.com/

  • Matheus Matos  ~ 05 de dezembro de 2009 ás 20:51


    Twitter é um servidor de microblogs.
    Quando o usuário se registra, cria seu microblog, o legal do twitter é que os usuários podem ver as atualizações de seus microblogs favoritos, e isso ocorre em questão de segundos, diferente de um blog normal, onde um post (tweet no twitter) não é escrito de maneira rápida e muito menos tem apenas 140 carecteres. Pelo fato dos usuários poderem se ‘relacionar/conversar’ pode-se considerá-lo uma rede social.
    Um post de um blog descente e normal, sempre fala sobre algo, e no twitter, a idéia é falar o que está acontecendo no dito momento. Pra mim, repito, pra mim, esse é um dos principais motivos do sucesso do twitter, com ele, é possível saber o que se passa em qualquer outro lugar.
    Talvez, um dos motivos do twitter ter ‘estourado’ é o uso das celebridades, mas para mim, repito novamente, pra mim, não foi o principal deles.

    Guilherme, sim, o twitter é uma rede/servidor de microblogs.
    Bem, não sei se ele está entre as três maiores redes sociais, mais em comparação ao hi5 e Linkedin concerteza ele é maior. Linkedin nem é rede social propriamente dita, ele é uma rede de negócios, possibilitando a criação de um perfil público para relacionamentos de negócios, ele pode ser comparado à uma rede de relacionamento entre profissionais.

    E deixa de ser troll! :P

Subscrever estes comentários via RSS.


Seja simpático. Mantenha o site limpo. Não use spam.