O Centenário de Alan Turing | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

O Centenário de Alan Turing

Por Joatan Fontoura
Categoria: Curiosidades
jun 23rd, 2012
2 Comments
1538 Views

Nesse sábado, dia 23/06/12, comemoramos o centenário de Alan Turing e conforme nosso prezado amigo @rjpinheiro publicou no Twitter, deveria ser feriado, devido a importante colaboração desse pesquisador para a computação como nós conhecemos hoje.

Alan Turing foi o que podemos chamar de “pai da ciência da computação”. Nascido em Londres em 23 de junho de 1912, Alan dedicou sua vida ao estudo da matemática e seus derivados, o que consequentemente implementou em experimentos precursores dos computadores, fatos que o deixaram famoso na área.

Alan Turing

Em 1936 Turing criou o que ficou conhecido mundialmente por “Máquina de Turing“. A ideia se baseava no projeto de uma máquina com uma fita de tamanho ilimitado, possuindo um layout quadriculado e uma cabeça de impressão, a qual atuava sobre a fita realizando as operações. Dessa forma, diversas implementações foram imaginadas, traçando também na mesma época o significado para o termo algoritmo, pois com a máquina a definição ficava bastante clara. Vale lembrar que Turing acabou nunca montando totalmente a máquina em um estado físico, mas as descrições encontradas em seus artigos provaram o real funcionamento, tanto que a máquina é reconhecida como o protótipo do computador digital eletrônico.

Abaixo uma demonstração do funcionamento prático da máquina:

Com o desencadeamento da Segunda Guerra Mundial, Turing foi designado para comandar uma equipe de decifração de códigos, trabalhando em um projeto secreto, com a intenção de decodificar todas as comunicações da Alemanha. Turing trabalhou na construção de uma máquina que ficou conhecida como Colossus, baseada em uma estrutura eletromagnética, a máquina era formada por um sistema capaz de percorrer imagens em busca de qualquer tipo de traços ou combinações que poderiam ser decifrados. Colocada em funcionamento em 1943, o equipamento era capaz de analisar 25 mil caracteres por segundo. Essa máquina ficou conhecida como precursora do computador digital eletromagnético.

A vida de Turing foi um tanto curta, entre os estudos voltados para as pesquisas na matemática, Alan despertava o desejo homossexual, o que na época era considerado crime, levando o próprio ao suicídio com apenas 42 anos.

Em homenagem a data, o Google publicou um doodle interativo substituindo a sua tradicional logo. A imagem referente ao mesmo está ilustrando a postagem.

Fonte: HowStuffWorks, TechTudo e UFRGS
Imagem: ricardo-domeneck.blogspot.com.br

About "" Has 381 Posts

Estudante de tecnologias. Trabalha na área de TI, adora todo o tipo de gadgets e nas horas vagas tenta ser twitteiro e blogueiro.

2 Responses to “O Centenário de Alan Turing”

  1. Lucas Reda disse:

    Vale lembrar que um dos acontecimentos do evento foi John Maddog Hall assumir a homossexualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *