O 5G está vindo! | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

O 5G está vindo!

Por zoomdigital
Categoria: Destaques
fev 27th, 2016
0 Comentários
3919 Views

2016 é o ano que em que as conversas sobre 5G finalmente deixarão de ser mais do que apenas hype e parecerão algo mais palpável. Durante a MWC, as empresas não conseguiam parar de falar sobre isso, e com razão. Já fazem mais de seis anos desde que o LTE 4G começou a ser usado e um padrão para 5G só é esperado para 2018. Agora é a hora de começar a explorar as novas fronteiras em que estamos presos nas tecnologias mobile.

Então, o que é o 5G, exatamente? Até agora, por conta da falta de um padrão genuíno, ele é apenas um conceito. Esse conceito descreve uma nova geração de redes sem fio que alcançarão velocidades pelo menos dez vezes mais rápidas do que o LTE, com latência instantânea em alguns casos. A maioria das empresas estão pesquisando ondas milimétricas para alcançar velocidades mais rápidas, mas elas ainda estão usando espectros abaixo de 6 GHz, o que já é usado hoje em dia. Enquanto as pesquisas são realizadas, a velocidade do LTE continuará aumentando ao longo dos próximos anos, até que o 5G finalmente saia. E mesmo quando a tecnologia for padronizada, é esperado que as duas sejam compatíveis entre si.

A maior vantagem da ideia do 5G será a sua flexibilidade, já que os dispositivos serão feitos de forma a se adaptarem as suas necessidades. Assim, coisas como dispositivos para casa e carros, por exemplo, podem usar uma parte da rede com velocidades mais baixas, mas que farão uso de uma latência incrivelmente baixa, a ponto de ser menor que um milissegundo. O 5G também poderia distribuir banda larga mais facilmente para áreas rurais usando ondas milimétricas. A startup Starry está usando a mesma tecnologia para distribuir internet pelas cidades e algumas pessoas até consideram isso como um protótipo de uma rede 5G.

 5g-speedometer-logo

Nada disso é exatamente novo, porém a MWC estava mais compromissada com o 5G do que nunca. A Intel anunciou que ela se aliou a novos parceiros, incluindo a AT&T, a Verizon e a Ericson e que também está trabalhando junto de outras organizações. O melhor de tudo é que a Intel vai trabalhar com o resto da indústria ao invés de tentar desenvolver sua própria tecnologia(o que poderia ser uma repetição do fiasco do WiMax 4G).

A Intel demonstrou uma série de vídeos em 360 graus rodando em uma plataforma 5G, usando cerca de 2 Gbps de largura de banda. Também havia a demonstração de um “Massivo MIMO”, uma evolução do MIMO atual(multiple input, multiple output) que é uma tecnologia para transmissão em canais paralelos, que permitem que até 64 antenas levem dados a um único ponto de acesso. Isso é o que vai impedir as redes 5G de ficarem muito congestionadas, o que basicamente vai garantir velocidades mais rápidas. Um engenheiro da Intel disse que eles estão muito mais empolgados com o lançamento do 5G do que estavam na época do 4G.

Porém mesmo que o 5G sobreviva a todo o hype, provavelmente ele ainda estará limitado pela quantidade de dados a serem usados. O que, em outras palavras, é como ter uma Ferrari que você só pode usar para dar a volta no quarteirão uma vez por dia. Com o 3G e o 4G as operadoras de celular aprenderam que é muito difícil e caro oferecer dados ilimitados aos usuários. Porém talvez o 5G possa romper essa barreira e transformar esse sonho em realidade.

About "" Has 314 Posts

O Zoom Digital é um portal de tecnologia criado em 2008 e a 6 anos no mercado se consolidou como um dos maiores portais de tecnologia brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *