Nova nomenclatura da Intel revela que Gulftown será Core i9

Padrão 802.11n para redes WiFi deve ser aprovado em setembro
26/07/2009
Windows Seven poderá vir com outros navegadores
27/07/2009

Nova nomenclatura da Intel revela que Gulftown será Core i9

O site Hexus.net revelou algumas informações sobre a nova nomenclatura dos processadores da Intel, que promete ser mais simples. Mas o meio encontrado para explicá-la envolve uma enorme tabela (abaixo). Pelo menos, esta deixa escapar alguns detalhes interessantes como o nome Intel Core i9 no final dela:

i9-

Os atuais Core 2 Duo e Quad serão renomeados Core i3, tanto no desktop quanto nos notebooks.
No desktop, as novas placas mãe com socket LGA 1156 receberão tanto o Core i5 Clarkdale (2 núcleos com HT e vídeo), quanto o Core i5 Lynnfield (4 núcleos sem HT) e o Core i7 Lynnfield (4 núcleos com HT). Atenção que apenas chipsets com FDI (como o H55) possuem os circuitos necessários para a utilização do vídeo integrado no Core i5 Clarkdale. As placas com P55 suportarão ambos núcleos, mas não contarão com saídas de vídeo, exigindo uma placa de vídeo. A questão é que placas H55 mesmo tendo a saída de vídeo, se forem usadas com um Core i5 ou i7 Lynnfield também exigirão uma placa de vídeo, ausente no processador.
Nos notebooks, o Core i3 Arrandale e o Core i7 Clarksfield usarão o mesmo socket (mPGA989, plataforma Calpella, que também deve integrar WiMAX). E como o Clarksfield não possui vídeo integrado, os notebooks equipados com este processador virão necessariamente com placas de vídeo dedicada (AMD e NVIDIA agradecem).

Philipe Cardoso
Philipe Cardoso
26 anos, Advogado, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuía formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *