Nginx na frente do Microsoft IIS

Gearbest promoção de Junho no pt site promotion
Hoje é o dia de vocês, seus leitores
07/01/2012
Os aplicativos mais baixados para iPhone em 2011
09/01/2012

Nginx na frente do Microsoft IIS

Ontem estava naquelas discussões rápidas de timeline no Twitter com o Mateus Kern, comentando sobre a desmotivação que os "amantes do Tux" já estão demonstrando sobre o tão aclamado "ano do Linux". Parece que eles estão "caindo na real", e tentando acreditar que o ano do Linux não vai chegar tão cedo. Ou ainda, para os mais otimistas, o algoritmo "$AnoLinux = $AnoAtual +1;" pode estar em execusão, ainda.

Contudo, durante nossa conversa, comentamos sobre o avanço que o servidor web open source, Nginx, tem demonstrado perante seus concorrentes, baseado nas pesquisas da Netcraft agora em janeiro.

Sustentando 12.18% das páginas web, contra 12.14% que o IIS abrange, o Nginx tomou o segundo lugar de servidor web mais usado no mundo, consequentemente jogando o IIS para terceiro.

Contudo, o Apache continua com sua cota de 57.93% de abrangência, permanecendo com o primeiro lugar e longe de ser abalado. É interessante lembrar que em 2007 o Microsoft IIS aingiu uma marca de 40% do mercado, mas desde a época, seu uso só caiu.

Filtrando esses dados somente com uma base de 1 milhão dos sites mais acessados no mundo, o Apache fica com 64.36%, o IIS com 14.99% e o Nginx com 8.49%.

Conforme podemos perceber, a disputa está acirrada, mais uma vez envolvendo uma solução livre e com seu código fonte aberto, contra uma proprietária.

Fonte: Hardware - Guia do Hardware

Fonte da imagem: anderson.com.pt

Joatan Fontoura
Joatan Fontoura
Estudante de tecnologias. Trabalha na área de TI, adora todo o tipo de gadgets e nas horas vagas tenta ser twitteiro e blogueiro.

2 Comentários

  1. Se for somar todos os dispositivos em que rodam Linux (+ de 90% dos supercomputadores, bolsa de valores de vários países, dispositivos com Linux embarcado (DVD’s players, tvs etc até relógio de pulso)), smartphones Android, tablets, inúmeros servidores como google, facebook, twitter, etc etc etc etc, a muito tempo é ano do Linux. Todo ano é o ano do Linux. o/
    Linux já venceu a M$ a muito tempo, a m$ e as pessoas não se deram conta disso. Aliás, a internet não seria o que é hj, se não fosse Linux + software livre e opensource + filosofia do SL)

    • Joatan Fontoura disse:

      Fala Ricardo!

      Com certeza, meu velho!

      Concordo plenamente com tudo o que você falou e agradeço pela colaboração com o comentário. Com certeza esclareceu muito bem o assunto. Afinal, o Linux é derivado do Unix, e sem esse sistema precursor, muita coisa na informática não existiria.

      Obrigado mais uma vez!

      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *