[Não tente fazer em casa] sudo rm -Rf / | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

[Não tente fazer em casa] sudo rm -Rf /

Por Philipe Cardoso
Categoria: Tecnologia
mar 8th, 2009
6 Comments
1641 Views

Começando agora, a série “Não tente fazer em casa” falará de coisas que mesmo sob o aviso de não fazer, queremos saber sua serventia ou comandos que com certeza você já mandou para seu amigo n00b (atire a primeira pedra quem nunca disse que para resolver o problema, era só apertar Alt+F4 =) ).

É bom avisar que muitos dos comandos citados aqui podem causar falhas graves, alguns acarretar até na queima do hardware usado. Por isso, levem à sério o aviso e não tente fazer isso em casa!

sudo rm -rf /

O primeiro comando da série é o

sudo rm -Rf /


Ele funciona em qualquer sistema baseado no Unix, incluindo Linux e Mac OS. Executando esse comando no terminal você estará dando privilégio de root (sudo) ao usuário para remover (rm) de forma recursiva (-R) e forçadamente (-f), ou seja, ignorando qualquer mensagem de confimação, a pasta raiz do sistema (/). Resumindo? Perdeu tudo, maluco. Não adianta testar em dual-boot pois ele deletará inclusive sua partição /home e de outros sistemas.

O único jeito para poder ver como funciona é assistindo o seguinte vídeo ou usando um kernel antigo ao Linux 2.6.28 em uma máquina virtual – de acordo com o changelog, esse comando foi bloqueado porque nenhuma pessoa de boa fé iria querer fazer uma formatação geral desse jeito.

EDITADO: Criei coragem e testei no meu Arch Linux com kernel Linux 2.6.28-SMP e ele exibiu a seguinte mensagem: rm: cannot remove root directory ‘/’

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

6 Responses to “[Não tente fazer em casa] sudo rm -Rf /”

  1. Daniel Montanha disse:

    tomara que meus alunos não vejam essa matéroa, eu rodo debian no lab T_T

  2. Felipe Max disse:

    😀 Muito legal o artigo, realmente não devemos tentar pq depois vão ficar chorando.

  3. Grante matéria Irio, existem uma série de comandos que as vezes acabam por má indole mandando agente digitar para resolver certos problemas, e é sempre bom saber de verdade o que estamos fazendo otima dica!!!

  4. […] mesmo sob o aviso de não fazer, queremos saber sua serventia ou comandos que com. fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

  5. […] você pode acreditar que já está na pasta que tem esses arquivos, e muito feliz você digita rm -r *, que deletará tudo o que haver na pasta atual. Por isso, é preferível primeiro entrar na pasta […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *