[Não tente fazer em casa] ls /outra/pasta

Acessando seu computador remotamente pelo iPod touch/iPhone via VNC
18/04/2009
[Lá da China] – Um celular que é mistura de Iphone com N95
19/04/2009

[Não tente fazer em casa] ls /outra/pasta

Voltando com a série Não tente fazer em casa, vamos ver mais um comando que não é dos mais recomendáveis de se usar. Vale ressaltar que esse comando funciona em qualquer sistema Unix-like (incluindo Linux, Mac OS e *BSDs).

Consegui perder arquivos duas vezes usando esse comando:
ls <caminho de outra pasta>
Não é propriamente esse comando que faz a burrada, mas se não estiver muito atento, alguma coisa pode dar errado. Usar ls <caminho para outra pasta> você listara os arquivos dentro dessa outra pasta. Caso sua intenção seja de deletar esses arquivos, você faria
ls <caminho para outra pasta> rm -r <caminho para outra pasta>
Agora se a distração é maior, você pode acreditar que já está na pasta que tem esses arquivos e muito feliz você digita rm -r *, que deletará tudo o que haver na pasta atual. Por isso, é preferível primeiro entrar na pasta que você quer deletar os arquivos e somente depois, dar um rm -r *. Não entendeu? Na prática, o que aconteceu comigo (uma das vezes): queria deletar os arquivos que tinham no meu servidor Apache - que fica no /var/www . bash$ ls /var/www index.html pagina_2.html pagina_3.html imagens bash$ rm -r * (vi que estava demorando e dei um Ctrl+C para abortar e confirmar em qual pasta eu estava) bash$ pwd /home/irio É essa hora que tu senta e chora.
Philipe Cardoso
Philipe Cardoso
26 anos, Advogado, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuía formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia.

1 Comentário

  1. Anonynous disse:

    Só necessita do cara ser muito leso…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *