Mozilla e Telefonica juntas no B2G | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Mozilla e Telefonica juntas no B2G

Por Joatan Fontoura
Categoria: Desenvolvimento
fev 29th, 2012
0 Comentários
372 Views

Na publicação anterior comentei sobre a Mobile World Conference, a tal conferência em Barcelona onde diversas tendências do mundo mobile são apresentadas. E por sinal, um projeto que pretende “entrar de cabeça” no mercado de dispositivos móveis, diga-se, smartphones, é uma parceria entre a gigante das telecomunicações Telefonica e a mantedora do navegador Mozilla Firefox, a Mozilla Foundation.

Basicamente a ideia é o desenvolvimento de um sistema operacional para smartphones com plataforma aberta, a Open Web Devices, usando o Boot to Gecko como sistema operacional padrão. Diante da situação que percebemos hoje no mercado de telefonia móvel, essa nova opção vai concorrer diretamente com o aclamado Android, porém, com uma peculiaridade diferente comparada ao que os sistemas operacionais já dimencionados oferecem. Segundo informações, o Boot to Gecko será baseado em linguagens no padrão da web, assim como o HTML5 + CSS, Javascript e WebGL (para gráficos em 3D), trazendo um grande diferencial, e abrindo “portas” para que mais recursos sejam explorados diante da experiência que os usuários já estão habituados.

Vale lembrar que esse novo sistema operacional, assim como o Android, receberá seu núcleo baseado no Linux, contudo, não existe diretamente relação alguma com o B2G e o Android

Referente ao hardware utilizado para suportar esse sistema, ainda se sabe pouco, fontes afirmam que já existem negociações relacionados a licenças OEM´s para fabricantes, e uma das primeiras envolvidas é a LG.

A divisão das tarefas relacionadas a parceria entre a Mozilla e a Telefonica são conduzidas principalmente pela primeira mecionada, quem está desenvolvendo toda a parte “operacional” da plataforma. Enquanto a Telefonica está auxiliando na integração do sistema com o kernel do Linux e mais tarde a empresa vai administrar a experiência dos usuários também, incluindo a gestão da futura interface e aplicativos nativos do sistema.

Fonte: PC World

About "" Has 381 Posts

Estudante de tecnologias. Trabalha na área de TI, adora todo o tipo de gadgets e nas horas vagas tenta ser twitteiro e blogueiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *