Morre Hiroshi Yamauchi, responsável pelo sucesso da Nintendo | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Morre Hiroshi Yamauchi, responsável pelo sucesso da Nintendo

Por Joatan Fontoura
Categoria: Diversos
set 22nd, 2013
2 Comments
1204 Views

Na última quinta-feira (19/09/13), morreu Hiroshi Yamauchi, aos 85 anos e na sua cidade natal, Kyoto, sendo vítima de uma forte pneumonia. Conhecido por ser o homem por trás de todo o sucesso da Nintendo nos últimos 50 anos ou 60 anos, Hiroshi foi o terceiro sucessor a assumir o negócio da família entre 1949 e 2002, sendo substituído por Satoru Iwata. Fundada em 1889, antes da “geração Hiroshi”, a empresa era apenas uma fábrica de jogos de carta, populares no Japão, conhecidos como Hanafuda, além de produzir outros brinquedos.

nintendo_hiroshi_yamauchi

Sempre muito visionário, Hiroshi chegou a fazer da Nintendo uma companhia de táxis, uma emissora de TV e até uma rede de motéis. Mas foi em 1977 com o Color TV Game que a empresa ingressou no mercado de vídeo games e em 1980 lançando o Game & Watch, o precursor dos consoles portáteis, idealizado por Gunpey Yokoi, quem mais tarde também desenvolveu o Game Boy. Nessa época a Nintendo percebeu que a indústria dos vídeo games poderia ser um ramo promissor e consequentemente lucrativo, lançando nos anos seguintes modelos como NES, Super NES, Nintendo 64 e GameCube.

Nesse meio tempo, a Nintendo desenvolveu também o Donkey Kong, uma criação de Shigeru Miyamoto, sendo esse um dos marcos principais para o destaque da companhia no mercado internacional. E já que estamos falando dos games, títulos como “The Legend of Zelda”, ” Mario Bros.” e “Metroid” também estiveram diante dos cuidados de Hiroshi.

No auge do lançamento do Wii, Hiroshi foi listado pela Revista Forbes como o homem mais rico do Japão. Na época a fortuna do magnata estava estimada em 7,8 bilhões de dólares.

Fonte: Arena IG, Blog Mais Estudo, Info e Uol Jogos

About "" Has 381 Posts

Estudante de tecnologias. Trabalha na área de TI, adora todo o tipo de gadgets e nas horas vagas tenta ser twitteiro e blogueiro.

2 Responses to “Morre Hiroshi Yamauchi, responsável pelo sucesso da Nintendo”

  1. Danilo disse:

    Saudades do nintendão com super mario nos finais de semana. Fez parte da minha vida!

    • Opa! Verdade, Danilo! Da minha também! Apesar de que nunca tive “o meu” Nintendo, mas sempre jogava na casa dos amigos ou nas extintas locadoras.

      x D

      Valeu pelo comentário!

      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *