Joatan Fontoura Estudante de tecnologias. Trabalha na área de TI, adora todo o tipo de gadgets e nas horas vagas tenta ser twitteiro e blogueiro.

Microsoft lança atualização que corrompe o sistema operacional do usuário

2 min read

Como é praxe da empresa, toda a segunda terça-feira de cada mês a Microsoft lança uma nova gama de atualizações para o Windows, na intenção de corrigir erros e falhas de segurança que possam ameaçar a integridade e usabilidade das versões dos seus sistemas operacionais. No entanto, dessa vez parece que algo não saiu como era esperado.

Desde a última quarta-feira (11/04/13), um dia após os updates entrarem para a base de dados da empresa, diversos usuários estão reclamando que após a instalação automática das atualizações gerenciadas pelo Windows Update, seguidas pela reinicialização do computador, o Windows parou de iniciar, aparecendo uma tela azul que interrompe o processo de boot, retornando para uma nova tentativa de iniciar, causando assim um loop de interrupções da inicialização.

microsoft

Diante da manifestação dos usuários em diversos fóruns e linhas de suporte técnico, a Microsoft admitiu que uma das atualizações disponibilizadas está causando esse problema. A vilã da história é identificada como KB2823324 (conforme a nomenclatura técnica das atualizações). Seguindo relatos e experiências compartilhadas, apesar da atualização englobar o Windows Vista, Windows Server 2008 e Windows 7, a falha está apenas atingindo usuários do Windows 7 na versão 32 bits e no idioma PT-BR. Em outras palavras, os gringos e os usuários com Windows em outros idiomas não devem ser afetados.

Segundo fontes, a Microsoft está trabalhando na solução do problema, mas sem previsão de disponibilzar essa correção. Mas falando francamente, para o usuário final, não existe solução totalmente eficaz, considerando que se o sistema operacional não inicializa, pouco pode ser feito.

A comunidade técnica compartilhou algumas soluções para o problema (veja clicando aqui), no entanto, por experiência própria, apenas duas soluções funcionaram efetivamente, portanto, segue as mesmas:

Restauração do Sistema (procedimento também válido iniciando pelo CD de instalação do Windows e clicando na opção referente a reparação):

1. Pressione F8 repetidamente enquanto o Windows estiver iniciando;
2. Entre na opcão “Reparar seu computador”;
3. Digite a senha de administrador do sistema (caso houver);
4. Escolha a opção “Restauração do Sistema”;
5. Escolha uma data anterior a instalação da atualização (que deve ser de 9 ou 10 de abril);
6. Quando retornar à tela anterior, selecione “Reparo de Inicialização” e depois reinicie o computador;

Substituição de Arquivo:

1. Encontre um computador com a mesma versão do sistema operacional afetado, mas que não apresetou o problema e copie para uma mídia externa o arquivo “ntfs.sys”, acessando através do caminho C:\Windows\System32\drivers\;
2. No computador com problemas, utilize um LiveCD (pode ser Ubuntu) para iniciar o sistema a partir do CD ou DVD;
3. Insira a mídia na qual você copiou o arquivo. Navegue até o mesmo diretório onde ele foi copiado no outro computador (C:\Windows\System32\drivers\);
4. Localiza o arquivo “ntfs.sys” e renomeie para “ntfs-old.sys” (apenas por segurança);
5. Copie o arquivo salvo na mídia externa para esse mesmo diretório;
6. Coloque o sistema do LiveCD para reiniciar e tente iniciar novamente o Windows;

Após resolter o problema e iniciar o Windows, é interessante desabilitar temporariamente os updates, até que seja divulgada uma publicação oficial da empresa afirmando que a atualização problemática já foi removida da base de dados e as devidas correções foram realizadas.

Conforme comentei acima, nas versõs do sistema que não estão no idioma nativo como PT-BR, o problema não deve ocorrer. Porém, assim que finalizar essa postagem, estarei reiniciando meus dois notebooks com Windows 7 Professional 32 bits com o idioma nativo em inglês, sendo que essas máquinas estão solicitando a reinicialização desde ontem, devido as atualizações pendentes do sistema. Caso algo diferente ocorrer, aviso por aqui.

Fonte: G1 Tecnologia e Tecnoblog

Joatan Fontoura Estudante de tecnologias. Trabalha na área de TI, adora todo o tipo de gadgets e nas horas vagas tenta ser twitteiro e blogueiro.

Produtos eróticos ganham espaço em feira de tecnologia

Depois que um massageador pessoal (Osé) foi banido da CES 2019, alguns brinquedos sexuais tecnológicos conquistaram lugar ao sol na edição 2020. Mas como...
Philipe Cardoso
2 min read

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *