Melhores redes sociais para aprender outra lingua

1 min read

Aprender um outro idioma neste mundo globalizado é tão importante como terminar os estudos, e a internet só não ajuda quem não quer a aprender uma outra lingua.

Hoje quero divulgar para vocês algumas redes sociais que focam no aprendizado de uma outra lingua e também uma cultura diferente.

Nestas redes você se cadastra, informa sua localização, idioma nativo e os que têm conhecimento. A partir daí você deve encontrar pessoas que possam te auxiliar no seu aprendizado, seja corrigindo seus exercícios ou conversando.

Vamos a elas:

Livemocha

O mais popular de todos os sites, apontado por algumas publicações tecnológicas como o “Facebook do aprendizado”. Essa comunidade foi criada em 2007 em Seatle, Estados Unidos e oferece cerca de 30 cursos gratuitos. É possível aprender de inglês ao russo, mandarim, hebraico ou árabe.

Não importa. Se estiver entre as mais faladas do mundo, certamente ela consta no LiveMocha. Como em qualquer curso de idioma, você começa no básico e deve entregar exercícios textuais e de pronúncia. Depois de enviados, os exercícios ficam disponíveis para correção de outros membros da comunidade, que podem fazer isso com texto ou áudio.

Para estimular a participação, a rede distribui condecorações aos usuários, que podem ser eleitos estudantes ou professores da semana. O LiveMocha não foge do sentido de outras redes sociais, lá é possível fazer amigos batendo papo ou enviando mensagens.

O serviço disponibiliza pacotes pagos que são mais completos por disponibilizar lições de áudio complexas e vídeos. Para se matricular em um curso gratuito, você deve buscar a língua do seu interesse e selecionar “começar uma versão livre”. Nenhuma das opções gratuitas foram retiradas desde que o site passou a cobrar por pacotes avançados. Portanto, o LiveMocha nunca deixou de ser gratuito.

Xlingo

Semelhante ao Livemocha e com boa aceitação, também. Possui a opção de cursos gratuitos e pagos, além de uma interessante ferramenta que busca automaticamente perfis parecidos com o seu.

Nele pode-se criar flashcards, fóruns, salas de chat e blogs. Ponto negativo para a quantidade de spams e usuários que estão deixando a rede.

Lingofriends

Esse tem uma proposta diferente dos demais. Nessa rede social não há matérias, aqui você deve buscar por um mentor e iniciar contato.

O segredo é buscar alguém que tenha interesse pelo português ou algum idioma que você domine, e que o mesmo saiba o idioma que você quer. A busca do mentor pode ser refinada e inclui critérios como gênero, idade, localização e interesses.

O Lingofriends dispõe somente de um sistema de mensagens semelhante a um e-mail, por isso, muitos buscam manter contato pelo Windows Messenger, Skype ou outros comunicadores instantâneos.

SharedTalk

Interessante e completo, pena que está em fase de testes e não apresenta um layout digno as suas funções. Disponibiliza cerca de 110 idiomas que são falados em 172 países.

A proposta se assemelha ao do LingoFriends, mas esse permite opções avançadas de conversação. Aqui se pode bater papo por mensageiro instantâneo e voz. Já dispõe de uma boa aceitação na América Latina.

Fonte: PitacosModernos

6 Replies to “Melhores redes sociais para aprender outra lingua”

    1. Calma amigo. Não preciso falar palavras de baixo calão. Realmente dei mole, esqueci na hora de publicar.

      Links adicionados, obrigado pela lembrança viu!

      1. Olá, assim como o amigo Phillipe Cardoso pediu! Não use palavras de baixo calão! Por mais que seja para descontar em quem usou. Parábens pelo post.

        Lucas Reda
        , equipe Zoom Digital.

  1. Já uso o Live Mocha a algum tempo e testarei os outros serviços em breve!!! Muito bom tópico, parabéns!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *